Você sabia que há muitos estudos que comparam a eficácia dos jogos online no tratamento dos transtornos mentais? Pois é isso mesmo, esses jogos chegam até mesmo a serem comparados com uma boa terapia!

Para as pessoas que sofrem de ansiedade ou depressão os jogos online são uma excelente maneira para que socializem e busquem saídas para os seus problemas.

Um local para interagir com outras pessoas, com uma distância considerável e segura, aliviar o estresse e proporcionar momentos de prazer, os portais de cassinos online ganham cada vez mais espaço com seus jogos tradicionais de cartas, roletas e outros até mesmo com salas de chat.

Podemos dizer que as pessoas que frequentemente participam desses jogos, desenvolvem sua capacidade de interação social, além de aproveitarem o tempo ocioso com um passatempo que lhe agrega benefícios mentais.  As vantagens não param por aí, esses jogos são de fácil acesso e podem ser usados a partir de qualquer dispositivo móvel como: celulares, tablets, computadores, laptops e até de alguns relógios mais modernos.

A Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, realizou testes e comprovou os benefícios destes jogos online em pessoas que sofrem de depressão. Em resumo, eles geram sentimentos de satisfação e autoeficácia, que é a autoestima pra realizar tarefas e cumprir metas.

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram uma nova forma de aperfeiçoar a saúde cerebral de idosos e reparar os danos causados pelo processo de envelhecimento. Em um artigo publicado  no periódico Nature, a equipe relata como um jogo de videogame pode trazer benefícios a diversas habilidades cognitivas de pessoas mais velhas – como memória e concentração.

No interior de São Paulo, a Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto – também desenvolveu jogos de realidade virtual que ajudam a pessoas idosas a ganhar estabilização nas pernas. Os jogos consistem na realização de exercícios que ajudam a musculatura.

Jogar pela internet é como realizar uma atividade mental, assim como ocorre com os frequentadores de academias, mas com a parte cerebral ganhando “músculos”. Esse tipo de “ginástica” aumenta a capacidade de rápido raciocínio e mantem a criatividade em dia.

É importante lembrar que mesmo com tantos benefícios, não é saudável passar um dia inteiro diante de telas, tudo o que é feito em excesso pode causar malefícios. Por isso, vale a pena optar também por atividades fora dos campos virtuais.

(Imagem: Brooke Cagle)

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here