A maneira como vemos o mundo pode ser expressada de diversas formas. Podemos escrever, falar, cantar, fazer uma poesia… Entre tantas possibilidades, uma das que mais se destaca é o desenho.

Como cada pessoa vê o mundo de maneira diferente, de acordo com sua cultura e sua história, as maneiras como elas mostram o que percebem da realidade falam muito sobre como ela a recebe e, portanto, sobre como ela é. É isso que vamos explorar neste teste.

Como começar

Para começar, pegue uma folha em branco e, de preferência, sem linhas ou outras demarcações – isso pode alterar o resultado. Além disso, pegue também um lápis ou uma caneta. A cor do papel e da caneta não importam.

Para fazer o desenho, apoie o papel sobre uma superfície lisa e estável, ou pode haver alterações. De preferência, esteja em um local claro e sem muitas interferências sonoras. Se você estiver fazendo esse teste com alguém ao seu lado, não olhem um para o papel do outro antes de terminar. Se você estiver aplicando este teste em outras pessoas, lembre-se de falar isso para elas também. Agora, vamos partir para o que interessa: o desenho.

Imagine e desenhe o seguinte cenário: uma paisagem em que haja montanha (pelo menos uma), um estrada ou caminho e algumas árvores. Se quiser desenhar mais coisas, fique à vontade, mas elas não serão analisadas. Não prossiga antes de terminar o desenho. Seu desenho pode bater com mais de um resultado em cada parte da avaliação, o que não tem problema.

A Montanha

Se sua montanha continua a subir cada vez mais alto, sem um fim no papel, você é uma pessoa motivada por si mesma e tem confiança na sua intuição. Caso sua montanha tenha um nível máximo, você sente que há pessoas que confiam muito em você. Agora, se sua montanha for reta até o topo e depois reta até o chão, como um triângulo, você é uma pessoa multitarefa, que não se conforma facilmente com o fracasso.

A Estrada ou O Caminho

Quando a estrada vai direto através da montanha, a pessoa não gosta de conversinhas e prefere ir direto ao ponto. Caso o caminho contorne a montanha, quanto mais voltas ele tiver, mais cautelosa a pessoa é. Se a estrada subir por um lado da montanha, a pessoa que a desenhou é pacífica e vê o mundo com olhos serenos.

As Árvores

Olhe apenas para a maneira como as árvores estão desenhadas agora. Se suas árvores estiverem cheias de detalhes, você deve ser uma pessoa criativa e que gosta de sentir essa sua habilidade sendo usada para algo útil. Caso elas tenham frutas, você gosta de aventura, é uma pessoa sonhadora. Agora, se elas são troncos simples com folhagem sobre ele, você é uma pessoa que gosta de regras coerentes, busca as seguir e tende a ter precisão nas suas ações.

O Céu

Se o céu do cenário que você pensou estiver ensolarado, você deve se sentir uma pessoa solitária, podendo se sentir confortável com isso ou não. Se é um céu noturno, você é uma pessoa ambiciosa. Caso esteja chovendo no seu desenho, você tem propensão à letargia e pode ter tendência à depressão. Se identificou?

*Não há comprovação científica neste teste, ele serve como passatempo!

Quer fazer parte de um grupo só de testes? Clique aqui!

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

1 COMENTÁRIO

  1. Pediu para desenhar montanhas, caminho e árvores e outros detalhes podem ser desenhados mas não serão analisados e no resultado do teste falou em céu?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here