Achar que a vida não dá certo pra você, sentir-se um coitado e reclamar são características de quem costuma sentir pena de si mesmo.

Fique alerta contra qualquer tendência a autopiedade. Reaja, tendo compreensão contra esta sua tendência de querer que lhe confiram a medalha de campeão de sofrimento.

Acostume-se a evitar que tenham “peninha” de você, principalmente se for você aquele que se compadece.

Pelo que tenho constatado, posso pensar que uma enorme parte de seu drama está correndo por conta do devastador sentimento exacerbado de autocompaixão. Não é verdade que você diz para si mesmo – “coitado de mim, que sofri tais e tais problemas…!”? Não estou certo?

Convido-o para ver as coisas de frente, mas sem cometer o erro de valorizar demais a dor, sem invejar quem parece estar sem dor, sem recriminar o destino, sem rancor para a vida, sem ódio para aqueles que parecem responsáveis pelo que você sofre. Entende o que quero dizer?

Faça o teste e descubra se você está mais para o “pobre de mim” ou se consegue tocar as coisas de outra forma.

Uma das características dos seres abandônicos é acreditar que toda pessoa lhe deve algo e com essa ideia convive entre uma e outra frustração.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


7 COMENTÁRIOS

      • Que bom que és assim Gabriel. Siga em frente. Eu já fui assim um dia. Hoje eu sofro de duas doenças que atacam a minha estética e me deixam muito triste. Eu preciso de ajuda das pessoas pra manter o ânimo, mas mesmo assim a vontade que chegue o fim é constante. Enfim, só escrevi pra lembrar que eu já fui feliz um dia. Abraço

  1. Isso é psicanálise? É incrível!

    [Vou levando : )] (resultado)

    Você pode até ficar com pena de você de vez em quando, mas não costuma perder muito tempo com isso. Algumas vezes sentimentos negativos te puxam bastante pra baixo, mas alguma hora você consegue superar e seguir em frente. Você tem um pouco de auto-compaixão consigo, ou seja, consegue em geral aceitar seus erros sem se culpar por eles e assumir responsabilidade por fazer as coisas de um outro jeito. Talvez, porém, seja legal aprender a ser mais acolhedor consigo mesmo : )

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here