Vencer o medo de dirigir é o ponto de partida para poder comprar o seu primeiro Chevrolet, por exemplo, e fazer viagens inesquecíveis, mas bem seguras. Por incrível que possa parecer, são muitas as pessoas que sofrem essa fobia e precisam superá-la, para poder levar uma vida normal dentro de um carro e ao volante.

No mundo todo existem pessoa que sofrem a amaxofobia, que é precisamente o medo de dirigir um veículo. É uma fobia que pode ser vencida, mas que deve ser reconhecida, em primeiro lugar, para poder tomar as atitudes de resolução corretas. Sair comprando um carro Chevrolet ou Fiat ou Ford achando que só se tem ansiedade, pode ser um erro. Antes disso, é necessário identificar a fobia para que a compra posterior seja realmente bem-sucedida.

Existem lugares específicos ondem ministram cursos gratuitos, para levar às pessoas que têm amaxofobia a voltarem a sentar ao volante sem medo. E também é importante fazer sessões de psicoterapia que ajudem a entender o que está acontecendo, para poder vencer esse medo que complica a vida de muitas pessoas.

Mesmo com a venda de carros da Chevrolet 2021 e de novas versões de outras marcas, muitos motoristas percebem que possuem essa fobia exatamente na hora de sentar ao volante. Alguns consideram que fazendo um curso para derrubar esse medo, em dois dias resolverão o problema. Mas não é bem assim…

Para poder circular no trânsito, dirigindo carros Chevrolet, compartilhando as ruas e avenidas com outros motoristas, é necessário mais tempo para entender do que se trata essa fobia e, dessa maneira, poder vence-la.

O que é a amaxofobia ou o medo de dirigir um veículo

Segundo alguns psicólogos especialistas em fobias, a amaxofobia não é simples ou somente uma fobia ou um grande medo. Eles explicam que na verdade é um transtorno de ansiedade que pode aparecer e se desenvolver por diversos motivos.
Por exemplo: esse transtorno pode ter aparecido pelo fato de sentir muita ansiedade na hora de estar dirigindo, por ter conseguido tirar a carteira de motorista com muita dificuldade, por ter sentido na hora dos testes muita tensão e nervosismo devido a comentários negativos de pessoas próximas.

Mas também pode ter aparecido por causa de um acidente grave que teve ou que presenciou ou simplesmente porque não tem talento como motorista e tudo vira um grande problema nas ruas com os outros motoristas.

Definitivamente a amaxofobia é um problema de desregulação emocional e é justamente por esse motivo que é complicado e difícil que a pessoa que sofre essa fobia possa reconhece-la em público. É por isso que não se fala muito sobre este tema e há falta de informação sobre o transtorno e sobre como enfrentar a resolver o problema.

Estatísticas sobre a amaxofobia

Segundo uma pesquisa feita por especialistas em transtornos da ansiedade na Europa, onde foram analisadas 170 pessoas que sofrem essa fobia:

– 55% das mulheres sofrem amaxofobia, contra um 45% dos homens.

– A idade das mulheres que reconhecem sofrer esse transtorno varia entre os 40 e os 60 anos. Nos homens esse reconhecimento da fobia acontece depois dos 60 anos.
– 21% dos entrevistados não voltaram a dirigir, sendo a maioria mulheres.

– Os motivos mais comuns pelos quais surgiu a amaxofobia na vida dos entrevistados foram: ter sofrido um acidente de trânsito, ter sofrido um ataque de pânico ao volante, ter medo de desmaiar enquanto dirige, ter medo de como dirigem outros motoristas, pouca pericia como motorista.

– O maior medo que causa a ansiedade é de dirigir em uma estrada e depois na cidade.

– Outros motivos do transtorno: medo de dirigir sob a chuva ou à noite, além de avenidas com muito trafego.

– Os veículos de maior tamanho são os que geram mais ansiedade.

– Um 27% dos entrevistados confessaram ter medo de dirigir com crianças dentro do carro.

– Um 38% dos entrevistados afirmaram ter medo de dirigir sozinhos no veículo.

Vencer o problema

Sem dúvida alguma, a psicoterapia é o caminho para resolver o problema. Entender que são muitas as pessoas que sofrem o mesmo transtorno e que é possível vence-lo, é o primeiro passo para o sucesso.

Quem sofre amaxofobia deve conseguir expor abertamente na frente de um profissional e de outras pessoas, que sofre esse transtorno, porque desse modo, estará assumindo que tem amaxofobia e que, com a ajuda do psicólogo e o apoio das pessoas próximas, poderá superar a situação e voltar a dirigir.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here