Eu sempre gostei do valor de uma soneca!

Definitivamente, o fato é que nossa sociedade moderna é privada de sono, de modo que tais sonecas podem aliviar nossos chamados déficits de sono, pois podem melhorar nossas habilidades de resolução de problemas, memória verbal, aprendizado perceptivo, objeto de aprendizagem e estatística.

Verificou-se que a soneca melhora o tempo de reação, ajuda com a matemática e o raciocínio lógico, melhora o humor e trata a fadiga. Também é excelente para: coração, estresse, controle de peso e pressão arterial.

Segundo a National Sleep Foundation, os cochilos podem ser de 3 maneiras diferentes:

– A soneca planejada (também conhecida como soneca preparatória): envolve tirar uma soneca antes que a pessoa realmente fique com sono. Essa técnica pode ser usada para evitar cansaço e fadiga, ou quando se sabe que ela acordará mais tarde que o horário normal.

– Dormir de emergência: ocorre quando alguém de repente se sente muito cansado e não pode continuar com a atividade em que estava envolvido naquele momento. Esse tipo de soneca geralmente ajuda a tratar a direção sonolenta ou a fadiga ao usar máquinas pesadas e perigosas.

– Dormir normalmente é uma rotina praticada quando uma pessoa tira uma soneca no mesmo horário todos os dias. As crianças pequenas costumam adormecer aproximadamente à mesma hora todas as tardes, ou os adultos dormem por um período curto todos os dias após o almoço.

Um estudo grego descobriu que homens adultos que tiravam um cochilo à tarde pelo menos três vezes por semana tinham 37% menos chances de morrer de uma doença relacionada ao coração do que aqueles que nunca tiravam um cochilo à tarde.

Tirar uma soneca (sesta) após o almoço é um costume em muitos países, e todos esses países têm uma taxa mais baixa de ataques cardíacos fatais. Por outro lado, os cochilos à tarde não são recomendados nos EUA e no Reino Unido, onde os ataques cardíacos são a principal causa de morte.

Aparentemente, cochilar oferece vários benefícios à saúde, incluindo melhora da saúde do coração, alívio do estresse, melhora da memória, melhora da memória e desempenho cognitivo, maior atenção e relaxamento.

Dormir tem benefícios psicológicos surpreendentes, e um cochilo curto pode ser um luxo agradável, uma mini-férias, um tempo que relaxará o corpo e a mente e aumentará o rejuvenescimento.

Um estudo inovador da NASA de 1995 avaliou os efeitos da soneca em 747 pilotos, e uma parte deles foi autorizada a tirar uma soneca de 40 minutos todos os dias.

As descobertas revelaram melhorias no desempenho da vigilância de 16% no tempo médio de reação para 34% em lapsos em comparação ao grupo No-Rest.

Aparentemente, mesmo uma soneca muito curta tem seus benefícios, mas a duração de uma soneca determina os benefícios que você experimentará, da seguinte maneira:

Soneca de 20 minutos – melhora a memória, atenção mental e habilidades de aprendizado motor.

Soneca de 20 a 30 minutos – aumenta a criatividade e a memória.

Soneca de 30 a 60 minutos – Melhora as habilidades de tomada de decisão e a memória

Soneca de 60 a 90 minutos – Garante sono REM (Movimento Rápido dos Olhos), por isso é o tipo de soneca mais benéfico. Ajuda a restaurar o cérebro e tem um efeito dramático nas habilidades de resolução de problemas.

Portanto, todos nós podemos nos beneficiar da soneca durante o dia. No entanto, se você sofre de alguns distúrbios do sono, pode não ser sensato tirar uma soneca durante o dia, pois isso pode interferir na sua capacidade de adormecer à noite.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here