O ser humano é uma fonte inesgotável de mistérios, pronta a ser explorada por pessoas curiosas e repletas de senso analítico. Se essa é a sua, há grandes chances de você ler e assistir tudo o que a psicologia oferece.

Quer ter uma palhinha de como é lidar com a psicologia no dia a dia? Separamos um punhado de filmes que podem te ajudar.

Boa diversão e não se esqueça da pipoca!

O Lado Bom da Vida – 2012

Um cara recém-saído de uma instituição mental tem de se readaptar ao cotidiano, depois de ter sido diagnosticado com transtorno bipolar.

O Discurso do Rei – 2010

George VI, pai da rainha Elizabeth II, foi obrigado a assumir a coroa britânica de forma inesperada. O problema? Além de sua insegurança, ele era gago. Para ajudá-lo a superar o problema, ele conta com o terapeuta Lionel Logue.

Cisne Negro – 2010

Ao ganhar o papel principal no balé O Lago dos Cisnes, uma bailarina vai à loucura para interpretar os cisnes branco e negro.

Psicopata Americano – 2000

À primeira vista, ele é apenas um executivo. Aos poucos, entretanto, descobrimos uma personalidade muito mais complicada – e perigosa.

Amnésia – 2000

Imagine se você não conseguisse se lembrar de nada que aconteceu nos últimos dias, mas ainda assim tivesse uma missão a cumprir. Então conheça a história de Leonard, que nesta situação precisa encontrar o assassino de sua esposa.

Beleza Americana – 1999

De perto, ninguém é normal. Especialmente aquelas pessoas que se esforçam demais para parecerem normais, como o casal Lester e Carolyn Burnham.

Clube da Luta – 1999

Qual a primeira regra do Clube da Luta? Você não fala sobre o Clube da Luta. Qual a segunda regra do Clube da Luta? Você não fala sobre o Clube da Luta. Quer saber mais? Então não vamos falar sobre o Clube da Luta. Assiste aí.

Seven – Os Sete Pecados Capitais – 1995

Dois detetives da homicídios estão à caça de um assassino em série que justifica seus crimes usando os 7 pecados capitais.

Taxi Driver – 1976

Você está falando comigo? Você está falando comigo? Então sai andando e conheça esse veterano de guerra que trabalha como taxista em Noya York…

Divertida Mente – NÃO TEM NO NETFLIX, MAS AMO TANTO QUE DEIXEI NA LISTINHA (:

Uma animação que agrada em cheio os adultos. Alegria, Tristeza, Nojinho, Medo e Raiva são as sensações presentes dentro de um indivíduo, que fazem com que a narrativa seja intrigante, dinâmica e aborde a psi. Imperdível!

Um Corpo que Cai – 1958

Um ex-detetive de polícia investiga uma mulher que está em vias de cometer suicídio. Os problemas começam quando ele se apaixona por ela.

Compartilhar
Natthalia Paccola
Desde que começou os estudos em Psicanálise e Psicoterapia, a jornalista, bacharel em Direito e mestre em Ciências Naturais pela Unicamp,  Natthalia Paccola levanta uma premissa sobre a sua vida profissional: nunca aceitaria rótulos ou doutrinas acadêmicas. Mas é claro que sofre influências de vários pensadores.Sua grande fonte de inspiração como autoridade em levar Luz para o Bem através de mídias sociais, no entanto,  tem sido os seus próprios seguidores, cerca de 10 milhões que passam semanalmente pela sua Fanpage, Grupos, YouTube, Site, Instragram ou Twitter.




52 COMENTÁRIOS

  1. Lista excelente, tirando o filme ” um corpo que cai” eu vi todos. Eu acrescentaria ” A Origem ” de Christopher Nolan e ” Átame (ata-me)’ de Almodóvar. 🙂

  2. Lista excelente, tirando o filme ” um corpo que cai” eu vi todos. Eu acrescentaria ” A Origem ” de Christopher Nolan e ” Átame (ata-me)’ de Almodóvar.

  3. O filme que entra realmente no subconsciente é “Odisséia ao espaço 2001” de Kubrick. Não tem na Netflix, porém é muito fácil de baixar ou assistir online. Quando perguntaram para o Kubrick, qual era a mensagem do filme, ele respondeu que se você assistiu o filme é não entendeu ele, foi porque seu subconsciente o entendeu perfeitamente!

  4. Quando eu cursei Psicologia, nos anos 80, o filma mais requisitado para ser passado em sala de aula, era “Freud Alem da Alma.” Olha era um marasmo tão grande que a maior parte dos alunos acabavam cochilando. Mas o pior é que depois era pedido um trabalho a respeito do filme. E sempre alguns alunos tinha que recorrer às locadoras em busca do filme. Senão era nota “0”, sem apelação. O dó!!!

    • Eu também, quando fiz psicologia assisti inúmeras vezes “Freud além da alma”, “Melhor Impossível” e Jornada da alma. Mas a lista de filmes que dá uma bela análise e uma boa reflexão de como o ser humano funciona e de como os traumas do desenvolvimento afeta a saúde mental por toda a vida de um indivíduo são inúmeros.

  5. Adorei a lista. Amo Cisne Negro, a forma como toda a loucura vai entrando aos poucos naquele drama tenso é maravilhosa (além beleza das cenas). Outro filme muito bom deste “tema” é Cidade dos Sonhos.

  6. Já assisti quase todos da sua lista. Gosto muito dos filmes: As duas faces de um crime, Beijos que matam, Crimes em primeiro grau, Garota solteira procura,.Nunca fale com estranhos, A mão que balança o berço entre outros.

  7. Para sempre Alice, Mary e Max uma amizade diferente, Anita, A menina no país das maravilhas, Preciosa, Como estrelas na terra. Alguns desses tem no Netflix, mas ultimamente tenho achado poucas opções.

    • Realmente o padrão Netflix além de não ser o mesmo, faltam os filmes classicos como os de Alfred Hitchcok, e filmes de grandes atores do passado que merecem ser vistos.

  8. Vocês se esqueceram do filme ” Ilha do medo” com Leonardo DiCaprio. Suspense com atuação espetacular do DiCaprio e um final inusitado que é um prato cheio para todos psicólogos, psicanalistas terapeutas e afins. Tem no netflix e eu recomendo muito.

  9. Como puderam esquecer do filme “A ilha do medo” com Leonardo DiCaprio. Suspense com atuação espetacular do DiCaprio e final inusitado. Prato cheio para quem gosta de psicanálise.

  10. Boa lista! Dos que assisti tbm recomendaria! Mas só um adendo no filme O discurso do rei o terapeuta no caso seria um terapeuta prático dá fala, o que é bem diferente.

  11. Muito boa a lista, mas vai a sugestão de um filme sobre a relação entre Carl Jung e Sigmund Freud e o surgimento da psicanális e que ainda está no Netflix: “Um método perigoso”, dirigido por David Cronenberg, com Keira Knightley, Michael Fassbender, Viggo Mortensen, Vincent Cassel.

    • Esse filme é ótimo! Tanto o livro, quanto o filme, sendo q, óbvio, o livro é mais denso… Mas o filme não deixou a desejar… Muito bom!

  12. Não sei se estão na Netflix, mas só para acrescentar alguns: Rain Man (Com Dustin Hofman e Tom Cruise – Oscar de melhor filme em 1988); O Efeito Borboleta (Com Ashton Kutcher). E dois excelentes filmes com Jack Nicholson: Um Estranho no Ninho (Vencedor de 5 Oscar 1975) e Melhor é Impossível (Vencedor do Oscar 1997). Boa diversão e boas sessões!

  13. Comentários enriquecem o texto. Parabéns, leitores. Películas citadas excelentes. Todas valem a pipoca E a resenha. Um Estranho no Ninho (Vencedor de 5 Oscar 1975) e Melhor é Impossível (Vencedor do Oscar 1997), com Jack Nicholson, devem ser vistos por todo psicólogo, psicanalista, filósofo, ser pensante. Argumentos dignos de uma boa reflexão, em cenários diversos o suficiente para teerm como única relação o próprio Nicholson, diálogos marcantes, personagens que Nicholson sabe compor com aquele olhar que expressa a loucura e a delícia de ser-se humano. E, além disso tudo, diversão garantida.

  14. Detalhe: Cisne Negro é totalmente baseado em “Perfect Blue”, anime do falecido Satoshi Kon, também autor de “Paprika”, que inspirou Inception(A origem)

DEIXE UMA RESPOSTA