É tão bom quando a gente, sem precisar de um grande motivo, consegue se sentir animado, energizado, entusiasmado e feliz! Não é?

Você já sentiu isso? Por quanto tempo você geralmente consegue manter essa energia toda? Uma semana? Um dia? Algumas poucas horas?

Já ouvi muita gente dizer que não consegue se manter motivado por muito tempo, e eu também percebo isso acontecer comigo de vez em quando.

Por que será que a gente não consegue manter a nossa energia elevada?

Eu acredito que um dos principais motivos é que nós sofremos influências e interferências o tempo todo. Não só externas, como também internas. Do externo, somos influenciados por notícias, redes sociais, pessoas estressadas, barulho, problemas… Do interno, por nossas crenças, pensamentos, padrões, preconceitos, julgamentos, hábitos mentais…

Mas não dá para fugir de tudo isso, porque estaríamos fugindo da vida, concorda? O que podemos fazer é escolher atitudes que nos ajudem a estimular essa energia boa a se elevar e continuar elevada. Precisamos fazer constantemente uma manutenção da nossa energia para que ela não perca força e se apague.

Como? Com atitudes super simples que você pode colocar facilmente em prática no seu dia a dia:

Um pouquinho de movimento

Nem que seja só dar uma dançadinha rápida no quarto, uma voltinha no quarteirão com o cachorro ou 20 polichinelos pra acordar o corpo, faça isso pelo menos uma vez por dia. Nosso corpo foi feito para o movimento, por isso o sedentarismo é a causa da falta de energia de muitas pessoas. Para evitar que a sua energia perca força por causa da inércia, movimente-se!

Acorde calmamente e vá pegando o ritmo

Leia mais: Cortella diz qual é o segredo para acordar feliz na 2ª feira

Acordar atrasado e entrar imediatamente no modo “pressa” é começar o dia da pior maneira possível. Procure acordar todos os dias num horário em que tenha tempo para fazer suas atividades matinais com calma.

Quando o despertador tocar, ao invés de pular da cama, você vai poder levantar com calma, aproveitar o silêncio da manhã, se adaptar ao novo ritmo, aproveitar o café da manhã e sair de casa com tranquilidade. Experimente acordar só um pouquinho mais cedo e veja a diferença que isso fará no resto do seu dia.

Acorde com a luz do sol

Deixe a luz natural te ajudar a despertar. Acordar no escuro faz você sentir que está pronto para voltar a dormir, já com um pouco de luz o seu corpo entende que chegou a hora de acordar.

Leia mais: A vida é uma viagem que não permite excesso de bagagem

Quando for dormir à noite, lembre-se de deixar a janela de uma forma que entre um pouco da luz da manhã no seu quarto no dia seguinte.

Escute música

Terapia simples, poderosa, gratuita e com efeito instantâneo! Mantenha algumas boas músicas e um fone de ouvido sempre à mão para recorrer a elas quando precisar dar um up na sua energia.

Leia mais: Como a escolha de uma música pode mudar o seu dia

Preencha seus dias com atividades que adora

O que você adora fazer? Cantar, dançar, ler, escrever, desenhar, correr, costurar, criar, decorar? Encontre um espacinho na sua agenda para fazer um pouco disso todos os dias! Se você abandonou seus hobbies e projetos, experimente voltar a praticá-los e veja como é prazeroso e energizante!

Não enrole

Quanto mais você insiste em se entregar à preguiça, mais se afunda dentro dela e não quer sair. Faça um esforcinho para começar a ação que precisa colocar em prática e logo você encontrará energia para continuar – o que com certeza não aconteceria se você ficasse enrolando.

Eleve seus pensamentos

Energia elevada só é possível com pensamentos elevados. Então transforme o pensamento positivo em um hábito, tenha sonhos grandiosos, confie em si mesmo e na vida, encha-se de esperança e lembre-se sempre dos motivos que você tem para agradecer e acreditar.

Lembre-se de que você está em um universo que se movimenta o tempo todo e que tudo (de bom) pode acontecer!

Mude a direção da sua mente

Se você está olhando ou pensando em algo que te coloca para baixo, olhe para outro lado! Pense em outra área da sua vida, aquela sobre a qual você está contente. Quando estiver desanimado sem motivo, pense: para que lado posso olhar agora, que pensamentos podem me ajudar a sentir entusiasmo nesse momento?

Observe e altere as influências externas

Sabe quando você tem um dia ótimo, está super feliz e animado, mas aí chega em casa, vai ver coisas ruins na televisão/internet ou ouvir conversas negativas e aquela empolgação desaparece em menos de um segundo?

Por mais fortes que nós sejamos internamente, certas influências externas às vezes são um balde de água fria na nossa positividade. Então comece a observar, analisar e vá melhorando a qualidade das informações que recebe, as pessoas com quem mais conversa, os lugares que frequenta, as pessoas que “stalkeia” na internet… tudo o que for influência negativa e você puder tirar da sua vida, tire! O que não puder tirar, encontre uma forma de readequar para que não te influenciem de forma tão intensa.

Conecte-se com algo que te energiza

Se rezar te energiza, reze. Se ouvir música é o que te dá energia, ouça. Se ter contato com a natureza te faz bem, tenha esse contato. Conecte a sua força interna com algo que você sabe que gera energia positiva para você.

Divida o que você tem que fazer em pequenas tarefas

Você tem um trabalho tão longo para fazer que não tem nem ideia de como começar, e isso te desanima? Use esse truque: divida a tarefa grande em pequenas tarefas! Faça uma lista e conforme for cumprindo cada pequena parte do trabalho, dê um check!

Leia mais: 3 passos para bloquear energias negativas

Além de ficar bem mais organizado, a sensação de começar e terminar cada pequena tarefa é muito melhor do que a de passar horas e horas em uma longa tarefa sem fim.

Coloque amor em tudo

Coloque amor no seu trabalho, no ambiente em que você está, em todas as pessoas, em todas as situações, em você. Sim, é possível! Expliquei como fazer isso em um vídeo lá do canal, assista!

Visualize seu sonho realizado e agradeça

Pensamento positivo e gratidão, tem combinação mais poderosa do que essa? Quando estiver desenergizado, volte-se para os seus sonhos. Imagine-se dentro desse sonho realizado. O que você estaria fazendo agora?

Quais seriam seus planos para esse dia? Sonhe acordado até que consiga sentir a sensação de que ele é real. Então agradeça por esse sonho existir e por você já estar no caminho da sua realização.

Aproveite os pequenos momentos como aproveita os grandes

Exalte a beleza e a alegria que existe em todo bom momento que você vive, não só dos grandes momentos, mas também quando estiver diante de uma pequena alegria! Expanda a sensação boa que as pequenas alegrias te trazem para que elas sejam tão bem aproveitadas como as grandes alegrias.

Vai comer uma sobremesa gostosa no almoço durante a semana? Aprecie-a como você faz quando vai a um restaurante super legal no fim de semana! Abriu a janela e o céu está lindo? Observe a beleza da mesma forma que você faz quando vê uma paisagem deslumbrante durante uma viagem!

Faça duas perguntas

1. O que estou sentindo? 2. O que estou precisando agora?

Perceba mais as suas emoções e necessidades se perguntando mais vezes durante o dia como você está se sentindo e o que está precisando – e, se possível, se dê isso! Ter consciência de como você se sente é o primeiro passo.

O segundo é descobrir o que você precisa e o que pode fazer. E o terceiro é colocar isso em prática. Parece muito óbvio, mas nós não fazemos! Faça estas perguntas e siga os passos toda vez que precisar, e você vai ver como isso vai facilitar muito que você mantenha sua energia elevada.

Experimente, veja o que funciona para você e leve isso para a sua rotina! Se você conhece outras formas de elevar a energia que funcionam bem para você, use-as! E conte nos comentários para aumentarmos essa lista!

Via nosso site parceiro Desassossegada 

Autor: Stephanie Gomes

Compartilhar

RECOMENDAMOS

Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here