O desconhecido cria o movimento narrativo de diversos filmes na história do cinema. A ausência do conhecimento e da percepção do real acaba proporcionando a dúvida e destas as questões e os conflitos inerentes a uma narrativa cinematográfica.

Confira alguns filmes em que a luz não é o caminho, mas a escuridão, a dúvida, as perguntas.

O Espírito da Colméia

Direção: Victor Erice
País: Espanha
Nome Original: El Espíritu De La Colmena

As duas pequenas irmãs Ana (Ana Torrent) e Isabel (Isabel Tellería) moram em terras rurais da Espanha, na década de 40. Elas estão determinadas a encontrar a estranha figura de “Frankenstein” que passará pela região.

Memórias de um Assassino

Direção: Bong Joon-ho
País: Coreia do Sul
Nome Original: Salinui Chueok

Baseado em uma fantástica história real, “Memórias de um Assassino” se passa na província de Gynnggi, na Coréia do Sul. O corpo de uma jovem brutalmente assassinada é achado pela polícia. Dois meses depois, em outro lugar, a brutalidade se repete. Em um local onde isso nunca deveria ter acontecido, os investigadores se deparam com crimes cometidos por um assassino em série. Começa então uma interessante investigação liderada pelo detetive Park Du-Man.

Leia Mais: 12 Filmes Inspirados no Pensamento de Jung

A Mulher que se Foi

Direção: Lav Diaz
País: Filipinas
Nome Original: Ang Babaeng Humayo (The Woman Who Left)

Para Horacia Somorostro, a vida se tornou uma eterna reclusão, uma prisão onde tudo tem sido muito difícil, cruel e inexplicável. Estamos em 1997, ano em que a princesa Diana morreu em um violento acidente de carro. O mundo chora a morte de Madre Teresa de Calcutá. Distante dos holofotes, as Filipinas são tomadas pelo medo, se transformando na capital asiática do sequestro.

O Homem Duplicado

Direção: Denis Villeneuve
País: EUA; Canada
Nome Original: Enemy

Adam é um professor de história que leva uma vida monótona, até que descobre a existência de Anthony, um ator de pouco destaque que é fisicamente idêntico a ele. A partir de então, Adam cria uma verdadeira obsessão pelo seu sósia, e passa a persegui-lo em busca de respostas.

Chinatown

Direção: Roman Polanski
País: EUA
Nome Original: Chinatown

Jack Nicholson é o detetive Jake Gittes, sobrevivendo no clima ensolarado e de moral obscura, na Califórnia do período anterior à guerra. Contratado por uma bela socialite (Faye Dunaway) para investigar o caso extraconjugal de seu marido, Gittes é colhido num furacão de situações dúbias e tradições mortais, desvendando uma teia de escândalos políticos e pessoais, que se chocam em uma única e inesquecível noite em… Chinatown.

A Deusa

Direção: Satyajit Ray
País: Índia
Nome Original: Devi

“Devi” trata de uma mulher jovem que é considerada uma deusa quando seu sogro, um rico proprietário feudal, vislumbra-la como a deusa Kali.

Leia Mais: 30 filmes recém adicionados na Netflix que valem cinco estrelas

Os Pássaros

Direção: Alfred Hitchcock
País: EUA
Nome Original: The Birds

Melanie Daniels, uma jovem da cidade de São Francisco, vai até uma pequena cidade isolada da Califórnia, chamada Bodega Bay, atrás de um potencial namorado: Mitch Brenner. Mas na cidade começa de repente a acontecer fatos estranhos: pássaros de todas as espécies passam a atacar a população, em número cada vez maior e com mais violência, deixando todos aterrorizados.

Julieta dos Espíritos

Direção: Ferderico Fellini
País: Itália
Nome Original: Giulietta degli Spiriti

Numa casa de campo, Julieta passa seus dias sossegada com seu marido. Porém, durante seu aniversário de casamento, suas irmãs aparecem para a festa, e trazem um guru psíquico, que faz uma evocação de espíritos. À partir deste evento, Julieta começa a ser atormentadas por visões do outro mundo, que parecem tentar mostrá-la os rumos de sua vida, bem com a traição do marido. Mas, seriam estes espíritos amigos?

A Aventura

Direção: Michelangelo Antonioni
País: Itália
Nome Original: L’Avventura

Um grupo de ricos italianos sai numa viagem de iate para uma ilha vulcânica deserta no Mediterrâneo, onde um dos passageiros, Anna, se perde dos demais. O namorado dela, Sandro, e uma amiga, Claudia, saem, sem sucesso, à procura de Anna e, durante a busca, acabam se apaixonando.

Contos da Lua Vaga

Direção: Kenji Mizoguchi
País: Japão
Nome Original: Ugetsu Monogatari

Durante a guerra civil japonesa, no século 16, o pobre oleiro Genjuro e seu cunhado Tobei viajam com as respectivas mulheres à capital da província onde vivem, nas redondezas do lago Biwa, para vender utensílios de cerâmica. Com as vendas, Tobei compra armas e se torna samurai, abandonando a esposa. Genjuro, por sua vez, acaba passando vários dias no castelo da misteriosa Lady Wakasa, quando vai entregar as mercadorias.

Grave

Direção: Julia Ducournau
País: Bélgica
Nome Original: Grave

Na família de Justine (Garance Marillier), todos os integrantes trabalham com a área veterinária e são vegetarianos. No entanto, assim que Justine pisa na escola de veterinária, ela acaba comendo carne. As consequência deste ano logo serão sentidas e chocarão toda a família.

Leia Mais: 17 filmes que são verdadeiras joias escondidas do Netflix

O Sétimo Selo

Direção: Ingmar Bergman
País: Suécia
Nome Original: The Seven Seal

Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.

Sob a Pele

Direção: Jonathan Glazer
País: EUA
Nome Original: Under the Skin

Uma mulher misteriosa (Scarlett Johansson) seduz homens solitários na calada da noite, na Escócia, e com isso iniciará um processo de auto-descoberta.

O Abraço da Serpente

Direção: Ciro Guerra
País: Colombia
Ano: 2015
Nome Original: El Abrazo de la Serpiente

Karamakate, outrora um poderoso xamã da Amazônia, é o último sobrevivente de seu povo, e agora vive em isolamento voluntário nas profundezas da selva. Os anos de solidão absoluta o tornam vazio, privado de emoções e memórias. Sua vida sofre uma reviravolta quando chega ao seu esconderijo remoto Evan, um etnobotânico americano em busca da Yakruna, uma poderosa planta capaz de ensinar a sonhar.
O xamã decide acompanhar o estrangeiro em sua busca, e juntos embarcam em uma viagem ao coração da selva, onde passado, presente e futuro se confundem, fazendo-o aos poucos recuperar suas memórias. Essas lembranças trazem uma dor profunda que não libertará Karamakate até que ele transmita o conhecimento ancestral que antes parecia destinado a perder-se para sempre.

A Vaca

Direção: Dariush Mehrjui
País: Irã
Nome Original: Gaav

Baseado em peça de Gholam-Hossein Saedi, que também contribuiu no roteiro. A Vaca é a história de Masht Hassan, orgulhoso proprietário da única vaca existente em uma aldeia pobre. Um dia, quando ele viaja a negócios, a vaca morre inesperadamente. Ao invéz de contar a verdade, os outros aldeões decidem dizer que o animal simplesmente se perdeu. Com tanto de sua identidade e de seu status relacionados à vaca, Hassan fica cada vez mais obcecado com a busca, ao ponto de enlouquecer. Financiado grande parte pelo governo do Xá, as imagens do filme do interior do Irã e da pobreza deixaram tão ultrajados os produtores que eles obrigaram os cineastas a colocar uma observação de que os eventos retratados haviam ocorridos muito antes do atual regime.

(Autor: Philippe Leão)

(Fonte: cineplot)

*Texto publicado com autorização do administrador do site.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise

A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here