Alguns dos filmes da lista abaixo, disponíveis na Netflix, me fizeram chorar. Se não derramei lágrimas, ao menos fiquei muito comovido. É muito fácil fazer um espectador chorar. O difícil é fazer chorar sem escorregar no sentimentalismo, no dramalhão, na pieguice.

Acho que todos os filmes que escolhi têm a qualidade de emocionar sem precisar carregar nas armadilhas do gênero. Se a sua intenção é chorar sem culpa no sofá, siga minhas dicas.

Um Dia (2011) – Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgess) se conheceram na faculdade, em 15 de julho. Esta data serve de base para acompanhar a vida deles ao longo de 20 anos. Neste período Emma enfrenta dificuldades para ser bem sucedida na carreira, enquanto Dexter consegue sucesso fácil, tanto no trabalho quanto com as mulheres. A vida de ambos passa por várias outras pessoas, mas sempre está, de alguma forma, interligada.

O Natal dos Amigos Indiscretos (2012) – Um grupo de amigos não se encontrava há 15 anos, mas durante um feriado de Natal, todos conseguem se ver novamente. O reencontro desperta as velhas amizades, os antigos amores e também as brigas passadas.

O Curioso Caso de Benjamin Button (2008) – Brad Pitt estrela esta incrível e comovente história de um homem que nasce velho e vai rejuvenescendo ao longo da vida.

Extremely Loud & Incredibly Close (Tão Forte e Tão Perto) (2011) – Um garoto muito inteligente embarca numa jornada por Nova York atrás de uma chave que pode desvendar um segredo envolvendo seu pai (Tom Hanks), que morreu nos atentados de 11 de Setembro de 2001. Dica: na Netflix, pesquise o título em inglês.

Direito de Amar (2009) – Colin Firth interpreta um professor que, na década de 60, perde seu companheiro e é impedido pela família dele de comparecer aos funerais.

Um Olhar do Paraíso (2009) – Também foi dica de um “anônimo” e realmente comove a história do espírito de uma menina que observa o cotidiano de sua família.

My Name Is Khan (2010) – Embora não tenha visto, gostei da dica do Flávio Henrique deste filme indiano.

O Escafandro e a Borboleta (2007) – A história verídica de um jornalista que, com o corpo totalmente paralisado, escreveu um livro só com o piscar de um olho.

Amor Além da Vida (1998) – O reencontro de um casal no céu em visual de cores deslumbrantes.

Entre Dois Amores (1985) – Meryl Streep e Robert Redford num clássico romântico ambientado na África.

Leia mais: 7 filmes feitos por mulheres que você precisa ver

Clube de Compras Dallas (2013) – A amizade de um cowboy machão e uma travesti, ambos infectados pelo vírus da Aids na década de 80.

Little Boy (2015) – O menino que, apostando em sua fé, tenta trazer seu querido pai de volta dos combates da II Guerra.

A Escolha de Sofia (1982) – Meryl Streep ganhou o Oscar no papel de uma polonesa durante a II Guerra, que toma a mais difícil decisão de sua vida.

Já Estou com Saudades (2015) – Duas amigas inseparáveis atravessam um drama em família quando uma deles descobre estar com câncer

As Vantagens de Ser Invisível (2012) – A dificuldade de um jovem tímido em lidar com suicídio do melhor amigo.

Tudo sobre Minha Mãe (1998) – Um Almodóvar que emociona no relacionamento entre mãe e filho.

Leia mais: 10 Filmes para Almas Sensíveis (e Chorar Litros)

Preciosa (2009) – A trajetória de uma adolescente negra e pobre, que é violentada pelo pai e abusada pela mãe. Mas tem alguém disposto a ajudá-la.

A Lista de Schindler (1993) – Um dos impactantes registros da II Guerra, dirigido com delicadeza e pulso firme por Steven Spielberg.

O Menino do Pijama Listrado (2008) – A amizade de dois garotos, um deles preso num campo de concentração durante a II Guerra.

Marley & Eu (2008) – Começa como um divertida comédias, mas aconselho pegar a caixa de lenços no fim do filme.

Pronta para Amar (2011) – Uma jovem que leva a vida na base da alegria descobre que tem uma grave doença.

Sempre ao seu Lado (2009) – Richard Gere tem um cachorro que o acompanha todos os dias até a estação de trem. Mas um dia…

Toy Story 3 (2010) – Quem brincou na infância (e quem não brincou?) vai ficar com os olhos cheios de lágrimas com o desfecho da trilogia de animação.

O Impossível (2012) – Uma história verídica de uma família que foi separada pela tragédia do tsunami no Sudeste Asiático.

Em Busca da Terra do Nunca (2004) – Um teatrólogo faz amizade com uma viúva e se apega aos quatro filhos dela.

Up – Altas Aventuras (2009) – Sim, é uma divertida aventura em animação. Mas tem dois momentos de partir o coração.

Filadélfia (1993)– Um advogado é demitido da empresa após descobrirem que ele é portador do vírus da Aids. Contrata, então, um homofóbico para defendê-lo nos tribunais.

Além da Vida – Clint Eastwood dirige este comovente drama sobre três histórias envolvendo o espiritismo.

Leia mais: 10 filmes que abrirão sua mente

Sete Vidas (2008) – Um homem tem o dom de mudar o destino de pessoas que não conhece. Até o dia em que se apaixona por uma mulher.

O Som do Coração (2007) – Um menino órfão é criado por um estranho com más intenções.

Intocáveis (2011) – A improvável amizade entre um rabugento milionário paraplégico e seu explosivo cuidador negro.

 

Fonte: Veja SP

Autor: Miguel Barbieri Jr.

Compartilhar

RECOMENDAMOS

Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here