Você já se sentiu frustrado porque apesar de ter ambições, não consegue resultados tangíveis? Se esse for seu caso, então provavelmente você está sabotando o seu sucesso, mesmo sem perceber. Leia mais para descobrir como a  auto-sabotagem acontece e por que seus instintos não podem ser confiáveis.

  1. Você coloca desejos de curto prazo antes que o sucesso a longo prazo.

“Woo-hoo, eu me exercitei hoje! Eu mereço um cookie.”

“Eu realmente conseguiu salvar algumas centenas de dólares! Hora de comprar um novo guarda-roupa. ”

Estas citações demonstram uma forma comum de auto-sabotagem, que é “tratar-se” com recompensas que estão em conflito direto com o valor de longo prazo que você está tentando colocar em prática. Uma pessoa que valoriza sua saúde não iria usar o exercício como uma desculpa para comer “junk”. Uma pessoa que quer se tornar rico não fará um alarde assim que conseguir economizar um pouco de dinheiro. Recompensas são uma boa maneira de ficar encorajada, mas essas recompensas não devem minar seu objetivo. Estabelecer tal precedente poderia fazer um rombo enorme em seu progresso a longo prazo, se você se deixar levar. Eventualmente você tomará dois passos para trás para cada passo para frente. Não se arrisque.

  1. Você superestimar suas capacidades e capacidade de cometer.

“Eu sei que não me exercitei por um longo tempo, mas eu estou totalmente certo de que vou treinar por uma hora todos os dias no próximo ano!”

“Faz muito tempo que não cozinho em casa, mas é hora de mudar. Prepararei refeições caseiras todos os dias! ”

Estas citações demonstram excesso de confiança em suas habilidades, o que leva a expectativas extremamente irrealistas. Se você comer fast food todos os dias e não foi para a academia em mais de um ano, então é absurdo pensar que você vai ser capaz de seguir uma rigorosa dieta e treinamento de rotina. Você teria que ignorar deliberadamente uma história cheia de falhas a acreditar que isso seria possível. Por favor, entenda que eu não estou tentando fazer você se sentir mal sobre si mesmo. Eu só quero te salvar do desapontamento. Se você morder mais do que você pode mastigar, então você vai apenas definir-se para o fracasso. Esta experiência poderia ser tão desmotivadora que você acabaria desistindo. Você provavelmente não vai mudar o tamanho da cintura em um mês e você com certeza não vai mudar todos os seus péssimos hábitos de saúde durante a noite. Pequenas mudanças sairiam melhor. Seja paciente.

  1. Você se engana em acreditar que você vai fazer melhor “amanhã”.

“Eu já estou no meio da semana e eu ainda não me exercitei. Ah bem, eu vou fazer um exercício pesado na próxima segunda-feira! ”

“Eu sei que não deveria comer tudo isso, mas tudo bem, eu só vou ter a certeza de fazer REALMENTE boas decisões amanhã.”

Estas citações demonstram uma forma insidiosa de autoilusão que permite que as pessoas fiquem procrastinadas indefinidamente. Sejamos honestos. Quantas vezes você disse que iria para a academia na segunda-feira, quantas vezes você realmente foi? Se você pode reivindicar uma taxa de sucesso superior a 50%, vou dar-lhe-lhe mil dólares. Ok, eu não sou sério sobre a parte do dinheiro (não porque eu estou errado – mas porque você não poderia prová-lo. Eu argumentei desta forma: “Eu vou para a academia na segunda-feira”, durante um semestre inteiro e não o fiz. Minha taxa de sucesso foi de aproximadamente 10%. Para realmente acreditar que você vai fazer melhor “amanhã”, você teria que se iludir ao pensar que no seu próprio futuro você vai (de alguma forma) ser mais disciplinado do que no seu  presente. Eu odeio dizer isso a você, mas o seu presente e o seu futuro são na verdade a mesma pessoa. Quanto mais você chuta o compromisso para o dia seguinte (ou semanas), o mais provável é que você vai continuar fazendo isso.

  1. Você faz coisas que parecem ser produtivo (mas realmente não são).

“Eu reorganizada minha gaveta de cuecas e fiz uma lista de coisas a fazer. Hora de tomar dar um tempinho nessa organização! ”

“Pena que não deu certo hoje, mas hey, pelo menos, eu li um monte de artigos de fitness online!”

Estas citações demonstram como é fácil se enganar em acreditar que você fez algo “produtivo”, mesmo que isso não resultou em nenhum progresso para qualquer local. A procrastinação é tão inteligente que pode disfarçar-se em tarefas que parecem ser produtivas (mas realmente não o são). Se você trabalha em casa e tem projetos com prazos iminentes, então reorganizar sua gaveta de roupas íntimas é a última coisa que você precisa fazer. Se você gasta muito tempo lendo artigos de fitness, apesar do fato de que você raramente aplica os conselhos que eles contêm, então você está desperdiçando o seu tempo. Se uma atividade não resulta em andamento para a frente, então você precisa ser brutalmente honesto com você mesmo. Você está provavelmente apenas agradando a si mesmo mentalmente em uma tentativa equivocada de se sentir melhor sobre sua falta de ação e consequente falta de resultado. É duro, mas é verdade.

  1. Você mente para si mesmo tanto que seu instinto não pode ser confiável.

“Eu sou melhor / diferente / mais esperto. Isso nunca aconteceria comigo “.

“Cara, eu não posso acreditar que algumas pessoas são idiotas o suficiente para iludir-se assim!  “.

Estas citações demonstram a falácia de acreditar que você é “superior” quando você é muito mais propensos a ser igual a todo mundo. Na verdade, as pessoas que são excessivamente confiantes são as mais propensas a cometer os erros descritos neste artigo, porque sua crença exagerada (e muitas vezes infundada) em suas habilidades as torna arrogantes. As pessoas arrogantes acreditam que são melhores do que todos os outros, para que eles não fiquem atentos a estas formas de auto-sabotagem, e, assim, ficam ainda mais suscetíveis a eles. Falar sobre isso é até ironia!

Lembre-se destes cinco passos, se você quiser parar de sabotar o seu sucesso.

Você já notou alguma destas formas de auto-sabotagem em sua vida? Se assim for, eu estaria curioso para ouvir seus pensamentos nos comentários. Se você conhece um amigo que poderia usar essas informações, por favor, compartilhe este artigo em sua mídia social.

 

(Autor: Daniel Wallen, étécnico de saúde , personal trainer , professor de yoga , ghost-writer , ator

e apaixonado pelas belas montanhas de Tennessee)

(Fonte: http://www.lifehack.org/articles/communication/5-ways-you-are-sabotaging-your-success-that-you-didnt-know.html)

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11 COMENTÁRIOS

  1. Sou uma procrastinadora…. tá difícil sair dessa situação…. um milhão de coisas importantes para fazer e só fico aqui pensando que amanhã será diferente… muito triste.

    • Divina, cada um oferece o que pode e como pode não é? No caso minha capacidade de traduzir é bem ruim… mas preferi passar mesmo que com deficiência essa mensagem, pois o assunto central pode ser percebido. Um beijo e desculpas pela ausência de perfeição.

  2. Me vi em algumas situações ditadas. Acho que não tinha a dimensão de quanto estava me enganando. Tentarei fazer planos menos ousados, com metas menores e de ascensão gradual. E vou evitar ao máximo deixar as coisas pra depois.

  3. Pois é, eu me identifiquei com todas elas e estou me sabotando todo santo dia!! Caraca como pode neh, definitivamente sou procrastinadora de acreditar que amanhã farei melhor e to aqui igual ou pior o dia anterior!! Obrigada por auxiliar!!

  4. Certa vez ouvi esse termo de um gerente meu, que dizia que eu me autosabotava quando antecipava as atividades sem tê-las realizado. Isso garantia que aa planilha ficasse certa mas, o trabalho ainda não tinha se realizado. Então, comecei a entender como eu me autosaboto em várias áreas e esse texto me elucidou muitas coisas.

  5. Acredito que 99,9% da população, assim como eu, se identifica com algum desses itens.
    Vivemos na era da perfeição, a era do “perdi 10 kilos em quatro semanas”.
    Somos todos iludidos, tão iludidos que mal reconhecemos que somos fortemente influenciados pela mídia.
    Tão influenciados que muitos dos leitores, assim como eu, passam horas na frente dos seus computadores ou celulares lendo artigos como esses, sem ao menos notar que concordar com algo, não te faz autor de hábitos com os quais você concordou. Não é por que concordo com uma vida saudável que eu levo uma.

  6. O pior de tudo e saber que está sabotando a si próprio e não conseguir sair disso.É um ciclo vicioso, amanhã isso, amanhã aquilo e assim o “tempo escorre pelas mãos”.

  7. Eu acho que o último caso me resume bem. Os outros não me identifiquei. Eu sou o tipo de pessoa com uma autoconfiança gigante! Mas…recentemente passei por uma situação: eu havia planejado uma bela festa de réveillon que não deu certo. Fiquei muito frustrada e chateada também porque havia pensado em tudo com muito carinho mas por outro lado,quis fazer tudo sozinha,em todas as áreas da festa, tomando conta de tudo desde o buffet,até o espaço e o som. E percebi que não era possível fazer tudo assim,fiquei sobrecarregada,se ao menos eu tivesse aceitado ajuda,as coisas poderiam ter dado certo. Ou não.

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