ORPHAN BLACK

Uma série canadense de ficção científica, com início em 2013, que propõe a reflexão sobre a clonagem humana elevando a discussão para muito além de um entendimento biológico, mas ético, humano, afetivo, e sexual.

É muito interessante observar a rica construção dos vínculos estabelecidos entre as personagens biologicamente idênticas e a subjetividade de cada uma, explicitamente diferentes. Mesmo com uma carga genética análoga, as personagens possuem estruturas psíquicas encantadoramente singulares e ganham o telespectador pelo forte jogo psicológico que desempenham.

ONCE UPON A TIME

“Once upon a time” ou “Era uma vez”, é uma série americana que estreou em 2011 e tem como enredo os mais diferentes contos de fadas, tanto os clássicos quanto os modernos.

A série viaja por entre os mundos das histórias infantis, muito além do corriqueiramente conhecido. Uma excelente produção, criativa e instigante à análise de seus conteúdos simbólicos.

BATES MOTEL

“Motel Bates” (título em português), é um seriado americano de drama e suspense, um prólogo contemporâneo para o filme Psicose (Bloch, 1960).

A série é muito bem construída psicologicamente, demonstrando características estruturais da psicose a partir do envolvimento conturbado e simbiótico entre mãe e filho. Bates motel é uma pertinente produção para uma análise psicanalítica das psicoses.

HOW TO GET AWAY WITH MURDER

“Como se defender de um assassinato” é uma série que relata os perversos bastidores das investigações criminais lideradas por uma experiente e prestigiada advogada, interpretada pela brilhante Viola Davis.

É uma série muito bem arquitetada, correlacionando as histórias pessoais das personagens principais aos crimes investigados. Um drama criminal que instiga o debate e aproxima o telespectador aos seus sentimentos mais destrutivos.

SENSE 8

Sense 8, uma série original do Netflix, produzida incialmente em 2015, traz a história de oito desconhecidos, com culturas totalmente diferentes, mas que se aproximam e se relacionam emocionalmente em nível mental.

O grande diferencial nesta série é o acolhimento da singularidade e diversidade humana que ela transmite com suas histórias e personagens.

HANNIBAL

Este nome é bastante conhecido pelos amantes de thrillers psicológicos. Esta série se baseia no assassino em série Hannibal Lecter da trilogia cinematográfica Dragão vermelho (1981); O silêncio dos inocentes (1991); e Hannibal: a origem do mal (2007).

Assim como nos filmes, a série conta com uma trama que envolve assassinatos, canibalismo, sedução e a perversidade de um psiquiatra, Dr. Lecter, que de modo muito delicado e sutil enquadra suas vítimas na posição perfeita para um assassinato perfeito ao seu entendimento.

Aqui podemos tratar da análise de uma estrutura perversa, e um quadro psicopático.

GAME OF THRONES

“A guerra dos tronos” é uma série norte-americana de grande sucesso mundial, estreada em 2011, baseada na série de livros “As crônicas de gelo e fogo” (Martin, 1996-2016).

Com toda uma complexa narrativa fantasiosa com perfeitos cenários, efeitos especiais, lutas medievais, e intrigantes reinos, instiga o telespectador a análise psicológica de suas teias relacionais e de suas personagens, tão bem construídas.

Não é por acaso que é considerada uma das melhores séries de todos os tempos, ela consegue promover uma forte identificação, via fantasia, personificando dramas puramente humanos.

Compartilhar
João Paulo Zerbinati
Psicólogo Clínico de Orientação Psicanalítica, atendendo em Itápolis-SP. Graduado pela PUC-Campinas. Mestrando pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP-Araraquara. Membro do grupo de pesquisa SexualidadeVida USP\CNPq. É colunista do site Fãs da Psicanálise.



2 COMENTÁRIOS

  1. Acho que vc se esqueceu a mais óbvia pois é a própria psicanálise que rola nos episódios. Em: a Vida de Erika, após um início de quase morte da personagem ela enfrenta suas escolhas do passado por meio de uma sessão louca de psicanálise na qual o psicanalista, o Dr. Tom, lhe permite retornar no que ela acha que errou e refazer suas escolhas. Tem no now!

DEIXE UMA RESPOSTA