Se você tende a ficar impressionado com os cães de Pavlov ou as manchas de Rorschach, a história de David Reimer vai te gelar o coração. Considerado o mais polêmico e cruel já feito na Psicologia: tudo começou com a castração acidental do garoto, quando tinha apenas 8 meses, que, num processo simples de circuncisão, teve seu pênis esturricado pelo cauterizador – culpa de um estagiário, já que o médico havia sumido no dia. Como resultado, uma necrose atingiu o órgão, que seria amputado.

Na época, não haviam cirurgias de reconstrução peniana exatamente avançadas, e, ao ler ensaios do psicólogo John Money, os pais do garoto ficaram convencidos de suas teorias, que afirmavam que comportamentos sociais e sexuais – ou o gênero sexual – eram definidos pela educação, e não pelos genes. E aí que entram as ironias do destino.

David tinha um gêmeo univitelino, Brian, que também nasceu em 1965, como o protagonista de nossa história. Ambos canadenses de Winnipeg, os irmãos então passaram a ser criados como se fossem de sexos diferentes (e David passou a ser Brenda). Só que aí Money se provou um tanto equivocado.

“Brenda” odiava brinquedos de meninas, e, como um bom rapaz, rasgava os vestidos e arrancava as cabeças delas. Apesar de praticar um tratamento hormonal que lhe supria estrógeno, com a adolescência o corpo ficou alto e musculoso, sendo que a única diferença (visível) entre os dois eram os cabelos longos de “Brenda”.

Nesse processo, Money, que assumiu o papel de psicólogo-orientador, mostrava fotos de teor sexual para Brenda, numa tentativa de a “reeducar sexualmente”, algo que teve somente um efeito perturbador na mente do(a) jovem. De acordo com a biografia de Reimer, o médico fazia até mesmo com que os dois ficassem nus, ainda quando crianças, e simulassem atos sexuais, algo que o próprio Money jamais confirmou.

Mas os pais só realmente se sentiram incomodados quando Money, afirmando que sua tese era um sucesso, sugeria que fosse construída uma vagina (cirurgicamente) em Brenda, que acabou com apenas um orifício, pelo qual urinava.

Leia Mais: 5 pensamentos que vão te ajudar a lidar com o medo

Enquanto se dava conta do que havia acontecido, Brenda parou de tomar estrogênio e tentou o suicídio repetidas vezes, até que o pai resolveu revelar a história toda, quando ele tinha 14 anos. O resultado, bem diferente do esperado por Money, foi que Brenda voltou a ser David, e para isso realizou mastectomias e construiu um pênis artificialmente.

David conseguiu se casar e ter uma vida normal posteriormente, mas não por muito tempo, já que quando sua história veio a público, foi deixado e demitido de seu emprego. Seu irmão Brian, no meio tempo, morria de overdose de antidepressivos, tomados provavelmente pela culpa e pesar que sentia pelo irmão.

Por isso, contrariamente ao que muitos acreditam, esse infeliz teste real prova que o gênero e a sexualidade não são puramente condicionáveis pela educação ou vontade, e sim pela combinação desses fatores a hormônios que nosso corpo produz, a maneira como nosso cérebro funciona e até mesmo nossos genes. Ou, nas palavras de David, “você não acorda um dia pensando que é um garoto ou garota, você simplesmente sabe”. O que não significa, é claro, que essa noção possa se dar com qualquer associação, como mostram essa e essa matérias.

Infelizmente, para esse aprendizado, a vida de David terminou com uma espingarda e um tiro na própria cabeça, aos 38 anos, dentro de um carro em um estacionamento vazio.

(Autor: Pietro Bottura)

(Fonte: fatosdesconhecidos)

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


2 COMENTÁRIOS

    • Por incrível que pareça há alguns casos como esse que você comentou.
      Existe uma diferença no tempo de nascimento, obviamente eles nao saem juntos.
      E conheço pessoalmente um caso

      No dia 31 de dezembro de 1995 as 23;59 nasce um enquanto A outra nasceu as 0:01 No dia 1 de janeiro de 1996
      Interessante não ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here