No decorrer do processo de amadurecimento, constantemente nos deparamos com decisões difíceis, muitas vezes, causada pelo eterno conflito razão x emoção.

Teóricos da psicanálise nos ensinam que o inconsciente é a instância psíquica, ou seja “local” aonde ocorrem os processos psíquicos responsável pelos desejos mais íntimos e profundos e que preza pela plena satisfação e realização desses desejos. Para o inconsciente, não há lógica, não há restrições, é o desejo pelo desejo.

Ao falarmos em desejos, quase que automaticamente, nos remetemos às emoções. A sabedoria Freudiana nos ensina o seguinte: “Ao tomar uma decisão de menor importância, eu descobri que é sempre vantajoso considerar todos os prós e contras. Em assuntos vitais, no entanto, tais como a escolha de um companheiro ou profissão, a decisão deve vir do inconsciente, de algum lugar dentro de nós. Nas decisões importantes da vida pessoal, devemos ser governados, penso eu, pelas profundas necessidades íntimas da nossa natureza.” (Sigmund Freud).

Saiba mais: Os desejos...

É aí que mora a verdadeira liberdade. Quando nos permitimos nos conectar conosco e escolher a liberdade interior, ou seja, dar vazão aos nossos sonhos e desejos mais íntimos nos abstendo de julgamentos, sejam eles vindos de outros, ou de nós mesmos, nada, nem ninguém, possui a capacidade de nos aprisionar. Considero liberdade, neste contexto, a capacidade de dar voz aos desejos do coração, realizar sonhos, arriscar novos lugares, novos trabalhos, tomar novas decisões e, principalmente, manter-se em equilíbrio e harmonia com as próprias escolhas, manter-se no caminho do bem, fazer-se bem. As boas escolhas são orientadas pela boa emoção!

Principalmente, ter autocompaixão, libertando-se de possíveis culpas e dando-se novas chances de realizar! Só quem ousa, arrisca-se a cair e obtém o grande privilégio da sabedoria e do aprendizado! A vida é um eterno movimento e a liberdade é apenas um estado de espírito!

Podemos brilhar muito mais!

Compartilhar
Gisele Mendonça
Psicóloga e coach para mulheres. Aprendiz e multiplicadora da lei da atração, fundadora da Brilho da Vida Coaching, atende como coach de realização pessoal e profissional em BH e via skype para todo o Brasil. Adora sonhar, mais ainda realizar ... e auxiliar na realização dos sonhos alheios! É colunista do site Fãs da Psicanálise.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA