Cinderela Surda e Rapunzel Surda são os primeiros livros de Literatura Infantil no Brasil que trazem a escrita da língua de sinais, conhecida também como Sign Writing. Além disso, as obras trazem ilustrações e as histórias são recontadas a partir da cultura e identidade surda.

⇒ O que é Sign Writing? – “O Sign Writing é um sistema de escrita para escrever línguas de sinais. Essa escrita expressa as configurações de mãos, os movimentos, as expressões faciais e os pontos de articulação das línguas de sinais. Já são mais de 35 países que utilizam esse sistema de SignWriting em escolas, universidades, associações e áreas ligadas à comunidade surda.
O SignWriting pode registrar qualquer língua de sinais do mundo sem passar pela tradução da língua falada. Cada língua de sinais vai adaptá-lo a sua própria ortografia.
Para escrever em SignWriting é preciso saber uma língua de sinais, como a LIBRAS.”

Veja abaixo a sinopse de cada um dos livros:

Cinderela Surda

cinderela-surda

A Cinderela e o Príncipe são surdos. No lugar do sapato de cristal, a personagem principal perde uma das luvas. A escolha da luva se dá em virtude desta peça ser uma referência às mãos, amplamente utilizadas pelos surdos do mundo inteiro para se comunicar.

Rapunzel Surda

rapunzel-surda

Quando a Rapunzel foi raptada pela bruxa, ela percebeu que a menina não falava, mas tinha uma grande atenção visual. Rapunzel começou a apontar para o que queria e a fazer gestos para muitas coisas. A bruxa então descobriu que a menina era surda e começou a usar alguns gestos com ela.

Os livros são da Editora Ulbra e podem ser encontrados no site da própria editora!

(Fonte: Escritadesinais.wordpress.com)

 

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA