Pare de encontrar desculpas do tipo “perdeu meu número”, “bateu o carro” ou “esqueceu o telefone em casa”. Mensagem visualizada e não respondida significa: “não me importo com você.”

A sociedade atual necessita da aprovação do outro em tudo. A validação do outro em nossas atitudes serve para nossa autoafirmação. A tentativa de provar algo para os outros é tão patética que faz com que as pessoas se mostrem felizes quando na verdade não estão.

Para Nietzsche “as pessoas que não sabem amar a si mesmo buscam constantemente a aprovação alheia e sofrem quando são rejeitadas. Para quebrar essa dinâmica, devemos admitir que não podemos satisfazer a todos”.

No mundo virtual a situação consegue ser pior: uma mensagem visualizada e não respondida é o mesmo que receber um murro na boca do estômago. Primeiro porque essa atitude é uma grande falta de educação, segundo porque o cérebro manda, quase instantaneamente, a seguinte mensagem para o coração: “eu avisei, seu trouxa”.

Leia mais: Os relacionamentos nas redes sociais

A verdade é que, se por um lado os aplicativos ajudam as pessoas a se conectarem, por outro conseguem destruir os relacionamentos em segundos.

Quando uma mensagem não é respondida, a pessoa entra em uma área de pressão social e psíquica surreal, tentando encontrar justificativas para tal atitude alheia. Nesses casos, é necessário analisar duas situações: a primeira é que ser independente em atitudes e nos relacionamentos é uma necessidade.

Como afirma Martha Medeiros: “independência é aceitar a si mesmo antes da aprovação alheia. É defender a própria verdade e ter humildade para mudar de opinião caso seja surpreendido por melhores argumentos. Ser independente é preferir ao cinema com alguém, mas não perder o filme por falta de companhia. É vibrar quando lhe abrem um champanhe, mas não deixar de comemorar sozinho se a sua alegria basta para o brinde. Ser independente é fazer tudo o que se gosta junto de quem mais se gosta, incluindo a si mesmo.”

A segunda é que as pessoas precisam trabalhar para sobreviver, portanto,não dá para ficar respondendo mensagens toda hora.

Leia mais: Respeite o meu direito de não querer te ouvir ou ver

Concordo que responder uma mensagem no prazo de (até) 24h é, no mínimo, educado, mas, se isso não acontecer, aceite que a pessoa não quer conversar com você. E, caso não saiba, ela tem direito a isso. Aceitar que as pessoas tem liberdade de escolhas é ser coerente e não permitir que as próprias atitudes sejam desagradáveis e invasivas.

Visualizar uma mensagem e não responder é a forma sutil de dizer “não”. E, admita, você também já fez isso várias vezes…

(Autora: Pamela Camocardi)
(Fonte: entrelinhasliterarias.com)
*Texto publicado com autorização da autora

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



4 COMENTÁRIOS

  1. Mandar uma msg e a pessoa depois de dois dias responder com um “oi” e dizer que tava ocupada. Por mais que a pessoa seja ocupada, não é possível que não tenha 5 segundos para responder durante o dia. E isso depois de dizer que sente minha falta, que se importa, pra não sumir etc… ahhhh sinceramente, mandei praquele lugar. #desabafei

  2. O direito de o outro não responder termina quando ele perde a oportunidade de me excluir dos amigos antes disso. Se não o fez, não é mais uma questão de livre arbítrio; é falta de educação mesmo.

  3. Com uso das redes sociais e aplicativos de mensagem ficamos a mercê da atenção alheia 24 horas por dia, deixamos de nos dar atenção e quando não nos respondem achamos logo que somos péssimas pessoas. Eu por exemplo, já deixe de responder à alguém não por não gostar da pessoa, mas sim porque simplesmente não tive tempo de ler a mensagem direito para responder com a devida atenção. Agora, há pessoas que realmente leem as mensagens e não respondem, então fica a nosso critério entender o “porquê” de determinada pessoa agir assim, porém parto sempre do principio que é direito dela querer responder no tempo que ela quiser e senão responder, não vou deixar de viver por conta disso. A nossa vida segue independente de quem for, muitas vezes a gente se melindra pela ausência de resposta de pessoas que muitas vezes nem são importantes pra gente. Acredito que esse sentimento de rejeição tenha a ver com a vaidade, com o fato de querermos nos sentir importantes, mesmo que a tal pessoa não seja importante pra nós.

DEIXE UMA RESPOSTA