Procuramos constantemente os assuntos mais interessantes da internet para os levar até si. No site Quora um utilizador perguntou que estratégias deveria adotar para se levantar cedo. Eis a resposta de Dan Luca, treinador de desenvolvimento pessoal e produtividade.

Bem, acordar às 5 da manhã mudou literalmente a minha vida.

Tudo o que sou agora, devo-o a este único hábito. Claro que não foi apenas isto, mas tudo começou com isto. Tenho acordado às 5 da manhã desde o dia 2 de outubro de 2009. (Durante os fins de semana acordo normalmente às 7 da manhã).

Primeiro que tudo, isto não é apenas um hábito, porque, tal como todas as coisas, dominar qualquer prática vem com a compreensão da sua lógica e das suas características.

Há dois fatores extremamente importantes: O como e o porquê.

Ignore qualquer um destes e, na melhor das hipóteses, apenas conseguirá um resultado medíocre.

Já vou explicar os detalhes de cada um deles, mas primeiro vamos ver a relevância para o seu caso:

Especificamente para si, aos 19 anos de idade, terá de dormir entre 7 a 9 horas por noite, segundo a Sleep Foundation.

Por isso, para a acordar de manhã a uma hora específica, terá de recuar 7 a 9 horas e ir para a cama a essa hora. Aos 36 anos, eu durmo 7 horas por noite – vou para a cama às 22h30 e acordo às 5h30, em 80% das noites da semana.

E agora, quanto à estratégia:

O porquê

Numa frase… “querer é poder”. Isto é importante porque querer algo que não é claro ou que não é suficientemente importante apenas irá acabar em desilusão.

Então, porque é que quer acordar de manhã?

Há apenas duas hipóteses:

  • Porque tem de ser
  • Porque quer

Se é “porque tem de ser”, então é fácil, porque “quando não se tem outra escolha… é fácil”.

Alguns exemplos: Trabalhar o primeiro turno das 6h às 14h; Ter crianças que precisam da sua atenção; Ter uma longa viagem para o trabalho, etc… Qualquer pessoa pode viver neste piloto automático, mas é preciso ter muita força de vontade para manter esta rotina. Não é algo que eu recomendaria para quem quer ter uma vida bem equilibrada.

Se é “porque quer” então tem de ser algo que o motiva a levantar-se da cama, a deixar para trás o quentinho dos lençóis e a entrar na manhã fria todas as manhãs… algo nesse género.

As únicas pessoas que eu conheço que se levantam às 5 da manhã são aquelas que têm um sentimento de satisfação quando acordam – por exemplo, aquelas que trabalham para criar algo espetacular, ou que utilizam esse período para si próprias, para ganhar energia, para planear o seu dia, para começar a preparar tudo antes de todas as outras pessoas.

É precisamente por isto porque muitos grandes líderes gostam de começar o dia antes de todos os outros. Eles gostam de estar em controlo (da sua própria vida e da sua empresa), e são eles que traçam as ordens para os outros, são proativos em vez de reagirem ao que os outros estão a fazer.

Horas de despertar de algumas pessoas famosas e produtivas:

  • Robert Iger (Presidente da Disney) – 4h30
  • Tim Cook (Presidente da Apple) – 4h30
  • Howard Schultz (Presidente da Starbucks) – 5h00
  • Andrea Jung (Presidente da AVON) – 4h00
  • Richard Branson (Presidente da Virgin) – 5h45

Coloque a si próprio a seguinte pergunta: O que é que está a “consumir-me”?

Se não tem um desejo que é satisfeito durante esse período matinal, não irá acordar cedo… nem NUNCA!

E há mais uma coisa que também tem de ser explicada: – Não irá conseguir encontrar esse tempo em qualquer outra altura do dia!

(Fonte: https://insider.pro)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



9 COMENTÁRIOS

  1. olá,tenho um trabalho que acordo as 4 horas da manhã,e no outro dia trabalho de noite,o dia que trabalho de manhã não consigo dormir na noite anterior de jeito nenhum,mesmo indo deitar cedo,o que me aconselha?

    • Mano vc precisa de um trabalho só, quantidade nunca é qualidade e se vc precisa desses 2 pra viver deveria reaver seus conceitos e necessidades. Só uma opiniao de fora, abraço!

  2. Adorei! Acordo cedo naturalmente… Acho o melhor momento do dia, pelo frescor pelo silencio por estar me sentindo mais capacitada física e mentalmente…

  3. Realmente, falou, falou e não disse nada. O como até tentou explicar, mas o por que…. Pensei que fosse abordar aspectos de uma melhora na qualidade de vida, na saúde.. enfim… O quanto cada um precisa dormir e quantas horas precisa ir pra cama mais cedo pra acordar mais cedo é um tanto óbvio.

DEIXE UMA RESPOSTA