Dar o primeiro passo, reerguer e começar mais uma vez não é fácil.

Levantar depois da tempestade, é para quem se impõe diante da dor, do desassossego, enquanto que, os menos capazes, nem sequer tentarão dar um passo adiante e apenas lamentarão os seus desesperos.

O recomeço é o caminho árduo para aqueles que perderam tudo ou parte de suas vidas.

Não é nada fácil superar o choro e a tristeza. Não é fácil enxugar as lágrimas, tentar um sorriso com vontade e seguir adiante. Não é fácil deixar para trás se as memórias insistem caminhar com o presente. Nada é fácil, mas é possível quando decidimos não perder mais tempo com o que não deu certo, nos machucou ou nos tirou o chão.

Devemos insistir em sermos melhores, mais amados, mais acreditados e mais respeitados, mesmo que seja doído demais deixar para trás.

A vontade de vencer os problemas e os sofrimentos nos ensinam lições de vida. O recomeço não está apenas no levantar e seguir, não!

Leia mais: Acredite: você pode mudar!

O recomeço está na mudança de dentro para fora, quando o coração implora menos desatino e a alma grita por libertação.

Recomeçar implica em mudança, é um refletir libertador em tentar uma vida melhor. Recomeçar é ter olhar crítico sobre o passado e ir. É olhar com liberdade e dignidade o que partiu deixando saudade ou não. O passado segue conosco, para nos lembrarmos dos sucessos e derrotas, do que foi bom ou não e o que não devia ser…

Cometemos enganos, nos machucamos, mas não devemos permitir que, as lembranças de um passado marcante e doído sejam um martírio. Devemos recomeçar para não ficarmos trancados no quarto escuro da escravidão, em que, as limitações e os insucessos, impedem a vontade de seguirmos.

Os recomeços felizes também existem: ir morar sozinha, o novo emprego, a casa nova, mudar de cidade, ir para outro país…

Leia mais: Como começar do zero independentemente da idade que tiver

Recomeços felizes exigem de nós: disciplina, dedicação, controle e discernimento. Recomeçar a vida é dar bom dia para mais uma perspectiva, é viver a novidade de um novo caminho.

Não podemos nos entregar a miséria de permanecermos na dor, na apatia, na tristeza, pois, é preciso audácia para viver e vontade para se ter um mundo melhor todos os dias.

Ninguém deve aceitar a derrota como a última opção, mas que seja um impulso para levantar e mudar, mais uma vez, o script das próximas cenas da vida.

Que recomeçamos quantas vezes forem necessárias. E, a cada tentativa, que vou ser mais feliz desta vez, seja uma promessa sem cair na tentação da frustração.

Leia mais: Decidi que o resto da minha vida será a melhor parte da minha existência

Que possamos comungar recomeços diários, quando abrimos nossos olhos pela manhã e, o sol lá fora, tímido ou não, ilumine nossa existência, mesmo que os nossos corações estejam chorando desamores, dores, insucessos e insensatezes.

Que possamos ter uma vida cheios da vontade de sermos felizes, porque recomeçamos mais uma vez, todos os dias.




Simone Guerra é mãe, escritora, professora e encantada pela vida. Brasileira morando na Holanda. Ela não é assim e nem assada, mas sim no ponto. Transforma em palavras tudo o que o coração sente e a alma vive intensamente. Apaixonada por artes, culturas, línguas e linguagem. Não dispensa bolo com café e um dedinho de prosa.

3 COMENTÁRIOS

  1. Claudia
    Psicologa
    / Psicanalista
    Muito interessante o texto.
    Vivemos num momento onde nao podemos mostrar nossas fraquezas e cada vez mais nos cobram um modelo de felicidade inalcansavel.
    Visto que a felicidade eh somente o equilibrio entre as pulsoes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui