A inteligência emocional é uma das habilidades essenciais essenciais da vida que é incrivelmente importante para o sucesso pessoal e profissional, mas geralmente passa despercebida e não é discutida.

Em seu novo livro Promova-se: as novas regras para o sucesso na carreira , o autor Dan Schawbel fala sobre inteligência emocional e por que é tão importante para prosperar na vida. Você é uma pessoa emocionalmente inteligente? Aqui está como saber.

1. Você está constantemente se esforçando para entender a condição humana.
Você percebe tudo – a maneira como alguém hesita antes de falar, a maneira como seus olhos se iluminam quando vêem alguém que amam. Você costuma notar todas as coisas que as outras pessoas parecem sentir falta e busca entender a lógica e a motivação por trás de como as pessoas se comportam. Você quer entender a condição humana de todos os ângulos, pois ajuda a dar uma visão e perspectiva de sua própria vida.

2. Você é inerentemente curioso sobre o modo como as outras pessoas vivem.
Você adora conversar com pessoas de culturas e origens variadas, porque adora aprender sobre como as outras pessoas vivem e o que as faz funcionar. Você gosta de interações aparentemente aleatórias com estranhos, porque é aí que muitas vezes você pode aprender mais sobre outras pessoas.

3. Você tem consciência de seus defeitos e pontos fortes.
Você conhece as coisas sobre si mesmo que não o tornam uma pessoa ideal e também está ciente das coisas que o tornam realmente ótimo. Você sabe que tem o mau hábito de procrastinar em projetos até o último minuto ou talvez saiba que pode ser um mau comunicador às vezes, mas, por estar ciente dessas coisas, tenta ativamente trabalhar nelas quando elas surgirem. Você também sabe o que faz você se destacar na vida e está sempre procurando maneiras de melhorar essas características.

4. Você enfatiza a vida no momento, e não no passado ou no futuro.
Você não acredita que viver no passado ou esperar que o futuro tenha algum valor aqui, no agora. Você prefere experimentar o que está acontecendo atualmente o mais profunda e plenamente possível, em vez de reviver as memórias de ontem ou as histórias de promessa para amanhã. Você aceitou o seu passado pelo que é e sabe que não pode mais voltar atrás, assim como entende que o seu futuro é apenas um sonho em que gosta de viver para lhe dar esperança, mas que ainda precisa experimentar.

5. Você tenta ativamente entender seu humor e modificá-lo quando fica ruim.
Quando você fica zangado, triste ou com ciúmes de algo, tem uma consciência de si mesmo. Você experimenta suas emoções enquanto elas acontecem, com a perspectiva de tentar entender por que exatamente você está se sentindo assim. Você entende que as emoções são a maneira como seu corpo processa seus pensamentos e, por isso, tenta alterá-los antes de sair emocionalmente fora de controle.

6. Você confronta as pessoas à medida que surgem problemas, em vez de deixá-las apodrecer por dentro.
Quando surge um problema entre você e outra pessoa, você prefere lidar com isso imediatamente do que não dizer nada e deixá-lo criar problemas residuais entre você.

7. Suas motivações vêm de dentro de si mesmo, não de influências externas.
Você vive para si e para as motivações internas. Você ouve o que as pessoas dizem – seus colegas, amigos, pais, pessoas do seu setor – mas, em última análise, você busca uma vida e realizações com base no que o impulsiona profundamente dentro de si.

8. Você está sempre trabalhando no desenvolvimento pessoal.
Você se sente inquieto quando a vida fica estagnada; assim, quando você bate em uma pausa, começa a pensar em como sair dela. Você começa a considerar seus interesses, trabalho, amigos, relacionamentos e como poderia fazer as coisas de maneira diferente para melhorar essas áreas.

9. Você realmente gosta de ouvir outras pessoas e ajudá-las com seus problemas.
Você tem a capacidade de fazer com que outras pessoas se sintam calmas e aceitas em sua presença. Quando estão perto de você, eles sentem que podem dizer qualquer coisa e você não os julgará pelo que fizeram, mas, em vez disso, você realmente ouvirá e dará um feedback construtivo. Não é apenas uma maneira para você. Você realmente gosta de se conectar com as pessoas, sejam seus amigos ou familiares, ou pessoas aleatórias que conversam com você, e ouvir o que está acontecendo na vida delas.

10. Você tem uma natureza empática para todos.
Quando as pessoas conversam com você sobre as lutas que estão enfrentando, muitas vezes você pode sentir e entender a dor delas, mesmo que seja algo que não tenha experimentado pessoalmente. Você pode imaginar como deve ser para eles e como esse obstáculo está afetando o resto da vida.

11. Você é um camaleão social.
Você muda seu comportamento com base em quem você está. Isso não significa que você não seja genuíno em sua personalidade, mas que esteja ciente do humor de outras pessoas e tente igualar o nível de energia deles para que esteja no mesmo comprimento de onda.

12. Você ouve sua intuição e deixa que ela o guie ao tomar decisões difíceis.
Assim que você sentir aquele toque sutil de sua intuição, dizendo que algo não está certo, você sabe que deve ouvir o que seu corpo está lhe dizendo e analisar um pouco mais a situação antes de prosseguir.

13. Você não tem problema em dizer “não, obrigado” se precisar.
Por mais que você entenda os desejos de outras pessoas e queira ajudá-las, também entende o que é melhor para você e sua situação. Você não tem medo dos sentimentos de outras pessoas e não diz que não quando precisa.

14. Você pode ler bem as pessoas.
Você tem um senso inerente sobre as pessoas e entende o que elas querem ou o que estão pensando, sem que elas tenham que dizer algo diretamente sobre isso. Por meio de sugestões e comportamentos sociais, você apenas percebe as coisas e sabe quando alguém está lhe dizendo algo, mesmo quando não está dizendo nada.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

(Fonte: thoughtcatalog.com)

(Imagem: Engin Akyurt)

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here