Conhecer-se requer muito trabalho. É um compromisso diário, semanal, anual, vitalício que a maioria de nós faz, porque estamos aqui para aprender sobre nós mesmos e evoluir como espécie. O primeiro e segundo níveis de autoconsciência são meios que ajudam você a trabalhar em si mesmo para obter percepções e conhecimentos sobre sua mente, corpo e alma.

O que é o primeiro nível de autoconsciência? O primeiro nível de autoconsciência custa dinheiro. Você precisa de ajuda, procura ajuda, consulta alguém. Um psiquiatra, um terapeuta, um hipnotizador, um acupunturista, um iogue. Seja tomando remédios ou não, a autoconsciência de primeiro nível geralmente resulta em ver um profissional em alguma especialidade, e este profissional custa dinheiro.

O que é autoconsciência de segundo nível? A autoconsciência do segundo nível é livre. Eu vejo meu psiquiatra de tempos em tempos. Devido a dificuldades financeiras, eu honestamente só vou se for absolutamente necessário. E todas as vezes, no final da sessão, quando é hora de agendar a próxima, é uma negociação completa. Meu psiquiatra sabe como eu sou, então sempre escolhe uma data mais cedo do que o necessário, porque ele sabe que eu vou adiar o encontro por algumas semanas.

Nos últimos meses, faltei à terapia tantas vezes que usarei isso como uma tática de negociação para adiar a próxima sessão. Eu prometerei ir à terapia pelo menos uma vez ao mês, para conseguir agendar minha próxima consulta psiquiátrica mais para frente. Então, como eu disse, a autoconsciência do primeiro nível custa dinheiro. Eu nunca fui a um acupunturista, mas tenho certeza que não é barato também.

A autoconsciência do segundo nível é livre. Então, o que você pode fazer que não custe dinheiro, para entender melhor a si mesmo e crescer como ser humano?

Número Um: Cultivar relacionamentos honestos. Muitas vezes, as pessoas consideram confiar em amigos e discutir seus problemas como uma forma de terapia. Ter um amigo confiável com quem você pode conversar é crucial para a autoconsciência de segundo nível. No entanto, isso só funciona se essa conversa vier de um lugar honesto. Portanto, ao contar com amigos para passar por momentos difíceis ou ajudá-lo a aprender mais sobre si mesmo, certifique-se de que esses relacionamentos sejam reais e autênticos.

Número Dois: Implementar hobbies em sua vida. Seja correr, jardinar, ler, tricotar, encontre algo que você goste de fazer ou até mesmo ache desafiador para ajudar a se desenvolver mais e aprender sobre seus pontos fortes e fracos. Aprender a falar uma nova língua é difícil, mas muito gratificante. Isso abre as portas para aprender sobre outras culturas e oferece oportunidades de viajar, o que é sempre uma ótima maneira de se tornar mais autoconsciente. Participe de uma aula de culinária e aprenda como fazer algo novo e diferente. Você não apenas enriquecerá sua vida, mas também encontrará novas pessoas que podem oferecer a você uma chance de crescer.

Número Três: Ore. Todos nós temos religiões diferentes que praticamos, e maneiras diferentes de orar, mas, seja meditando ou frequentando a igreja, ter Deus em sua vida de uma maneira ou de outra, ajudará você a se tornar mais autoconsciente. Eu gosto de ir para a sauna depois do treino, mas também é uma tarefa religiosa porque uso esse tempo para rezar o terço. É quase como se eu negociasse comigo mesmo, então apenas me permito ir à sauna se estiver disposto a rezar o terço. Não é como se eu não fizesse isso sozinho, mas é um grande incentivo, porque rezar nem sempre é fácil para mim. Eu uso a palavra “tarefa” porque às vezes parece assim, mas, quando eu não rezo o terço, fico menos centrado e menos consciente do meu estado de espírito. Dessa forma, orar é um bom caminho para desenvolver sua autoconsciência.

Então, como eu disse, a autoconsciência de primeiro nível custa dinheiro. É simples assim. E alguns de nós não têm o dinheiro necessário para ver um profissional, mas há outros meios disponíveis, se você estiver disposto a se esforçar e comprometer-se com qualquer um dos três itens listados acima.

(Link original: psychcentral)
*Traduzido e adaptado por Marcela Jahjah, da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here