Receber o diagnóstico de uma doença grave não é nada fácil. Submeter-se ao tratamento pode ser mais difícil ainda. Exige paciência, resignação, perseverança e muita força de vontade para seguir em frente sem desanimar. Tudo melhora quando a perspectiva da cura é grande. Para aqueles que passaram por esse processo todo, intenso e cheio de angústias, aqui vão 3 dicas para ajudar a recuperação emocional pós tratamento, depois da alta médica:

1. Faça uma viagem. De preferencia com pessoas queridas, que te fazem bem. Sair um pouco do ambiente doméstico, do dia a dia, respirar novos ares, observar novas paisagens, conversar com pessoas diferentes, fazer passeios gostosos é fundamental para levantar o ânimo, recarregar as baterias gastas e renovar as energias.

2. Seja solidário. Ajude pessoas que precisam de você. A angústia que o processo de doença trás não é confortável. Mas ela produz um sentimento mais humano de compreensão da dor e do sofrimento alheios. Por isso ninguém melhor para ajudar os outros do que as pessoas que passaram por este percurso. Qualquer ato de solidariedade vale a pena. Ajudar aos outros é uma forma de crescer como pessoa e sentir-se mais forte e melhor.

3. Renove-se. Depois de passar por um processo difícil, e sair bem do outro lado, a vida pede uma renovação. Desfaça-se de objetos e/ou roupas que não te servem ou não tem valor para você. Doe a quem precisa. Refresque as ideias, simplifique as atitudes e reforce as boas amizades. Descubra a leveza e a simplicidade.

A vida nos ensina sempre. Bons e maus momentos sempre existirão. Ficam melhores ou piores dependendo da forma como os encaramos.

Saúde!

(Autora: Dra. Ana Escobar – médica pediatra, professora livre docente FMUSP)

(Imagem: Brittany Colette)

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here