Ter uma mente ansiosa pode ser uma fonte de tortura. Quem nunca experimentou em algum momento, nestes tempos modernos, o flagelo da ansiedade? Quem não teve que negociar com os nervos para continuar com um projeto?

Assim, nossas experiências cotidianas podem fazer-nos intuir como o transtorno de humor e ansiedade podem se tornar inimigos tão terríveis. Falamos de uma espécie de força que atrasa o nosso progresso.

Portanto, escrevemos este artigo para que você possa descobrir as características mais importantes de pessoas com tendência à ansiedade, seja por seu caráter ou por sua disposição vital. Assim, caso você tenha uma mente ansiosa, poderá entender melhor o que acontece e ter um ponto de partida para atenuá-la.

1- Tendência à autoanálise

Uma das características mais salientes das pessoas que tendem a sofrer de ansiedade é que elas geralmente analisam demais o que lhes acontece. Por isso, é muito difícil para elas conter antecipações negativas. Elas vão do passado para o futuro sem abrir mão da mente no presente.

Em muitas ocasiões, a maioria dos pensamentos que as pessoas ansiosas têm é negativo. Isso ocorre porque elas geralmente completam a lista de desvantagens ou deficiências de uma situação. Portanto, em geral as pessoas com uma mente ansiosa tendem a ser bastante pessimistas.

Finalmente, pensar demais nos preocupa em geral com o que pode acontecer. Esse excesso de preocupação com o futuro está na base da grande maioria dos transtornos de ansiedade. Por exemplo, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ou Transtorno de Ansiedade Generalizada (CAT), que são difíceis de entender sem essa tendência.

2- Insegurança

Muitos estudos relacionaram distúrbios de ansiedade com a existência de baixa autoestima. Pessoas que não são valorizadas o suficiente tendem a mostrar as seguintes características:

• Elas se preocupam demais.

• Elas evitam situações em que se sentem desconfortáveis.

• Elas se sentem incapazes de enfrentar dificuldades.

• Elas geralmente têm problemas em seus relacionamentos sociais.

Geralmente, essas dificuldades são realimentadas com o passar do tempo. Assim, uma pessoa pode começar evitando situações sociais, pois não se sente confortável.

Com o tempo, se repetir esse tipo de comportamento, começará a sentir ansiedade antecipada quando precisar interagir com os outros e, finalmente, nos casos mais graves, terminará se isolando completamente. É o que acontece, por exemplo, na fobia social ou na agorafobia.

Por tudo o que foi descrito, uma das melhores maneiras de combater uma mente ansiosa é aumentar a autoestima : trabalhar para melhorar nosso autoconceito pode aliviar muitos dos efeitos dos transtornos de humor.

3- Sensibilidade emocional

Normalmente, indivíduos com uma mente ansiosa tendem a sentir emoções de maneira mais intensa do que outras pessoas. Em termos clínicos, isso – com importantes nuances – é o que é conhecido como Pessoa Altamente Sensível (PAS).

As PAS são capazes de experimentar sentimentos positivos de uma maneira muito mais profunda e com estímulos que, para outros, seriam bastante neutros. No entanto, essa capacidade fará o mesmo acontecer com os sentimentos negativos.

Segundo alguns ramos da psicologia, uma das chaves da felicidade é permanecer o maior tempo possível em um estado de equilíbrio. A ideia não seria parar de sentir emoções, mas experimentar todas elas, mas de uma maneira menos intensa e mais equilibrada. Para o PAS, como dissemos, seria mais complicado porque haveria um número maior de “possíveis ameaças”.

4- Altas expectativas

A última das principais características de uma mente ansiosa é que as pessoas com essa característica tendem a querer apenas o melhor de qualquer pessoa ou situação . Quando confrontados com uma nova situação, eles tendem a esperar que tudo seja perfeito e são extremamente críticos, tanto consigo mesmos como com os outros.

O problema de ter expectativas muito altas é que aumentam muito a probabilidade da decepção. Portanto, é aconselhável avaliar nossa maneira de olhar, encontrando as fontes de contaminação que podem estar distorcendo nossos olhos.

Eu encorajo você a se perguntar: O que aconteceu poderia caber em uma interpretação diferente? O que você imagina que vai acontecer, com toda a certeza?

É possível mudar uma mente ansiosa?

Com perseverança suficiente e o plano terapêutico correto, praticamente qualquer pessoa é capaz de aprender a pensar de maneira mais eficaz e melhorar o gerenciamento de seus sentimentos.

Portanto, se você considera a sua mente ansiosa, não hesite em procurar ajuda profissional. Os recursos que você investe nesse objetivo sempre terão um resultado valioso.

Autoria: Alejandro Rodríguez
(Fonte Original lamenteesmaravillosa.com)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

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