A raiva é um sentimento que pode impedir a resolução de problemas, especialmente no âmbito profissional. Veja 5 dicas para lidar com a raiva no ambiente de trabalho e manter a calma.

No dia a dia, problemas e desafios podem surgir a qualquer momento, principalmente no âmbito profissional. Um dos sentimentos mais comuns diante dessas situações é a raiva. Se você passa por isso, confira 5 dicas para lidar com a raiva no ambiente de trabalho.

1. Respire fundo

Por mais simples que pareça, respirar fundo é uma ótima forma de acalmar os ânimos. Do ponto de vista físico, ao respirar fundo reestabelecemos o fluxo correto da respiração que, ao longo do dia, se altera e pode ser realizada de forma disfuncional.

No aspecto psicológico, quando respiramos fundo estamos focando nossa atenção plena em um só objeto. Isso faz com que a raiva seja colocada de lado, como se nosso pensamento fosse capaz de isolar o motivo pelo qual perdemos a paciência.

Por isso, sempre que você sentir a raiva crescendo no ambiente de trabalho, pare para respirar fundo. Três inspirações e expirações profundas costumam ser suficientes para o conforto físico e psicológico.

2. Busque soluções práticas

Por vezes, a raiva tem relação com algum acontecimento nas atividades que você precisa realizar. Curiosamente, na maioria dos casos existem soluções práticas para lidar com essas situações.

Um bom exemplo está em uma queixa que encontramos frequentemente na internet: a exclusão acidental de arquivos. Ao invés de deixar a raiva dominar o seu estado de espírito, impedindo de visualizar soluções práticas, busque por um software capaz de recuperar arquivos apagados no PC, como o Wondershare Recoverit.

Imagem: Recoverit

Esse é só um exemplo de como existem soluções para quase todos os problemas relacionados ao ambiente de trabalho.

Se com o Recoverit você consegue fazer uma varredura pelo PC ou pelo HD para recuperar mais de cem tipos de documentos excluídos, certamente existem softwares para outras situações problemáticas. Simplifique e opte pela praticidade!

3. Se afaste por alguns minutos

Um problema está acontecendo e você sente o nível de irritação subir sem parar. Ao invés de colocar sua própria habilidade de lidar com o estresse em teste, se afaste por alguns minutos.

Você pode avisar que precisa fazer uma pausa rápida para ir ao banheiro ou buscar mais água, que são bons motivos para se distanciar do problema. Aproveite para caminhar pelo corredor e gastar um pouco da energia acumulada.

Nesse período, você também pode praticar exercícios de meditação rápidos, como a técnica de mindfulness, que propõe ter foco no presente para acalmar a mente e dissipar quadros de ansiedade e até raiva.

4. Identifique o motivo de sua raiva

Não é difícil que, diante de um problema de trabalho, você entenda que sua raiva tem relação única e exclusivamente com a situação. Entretanto, os psicólogos já sabem que situações passadas podem criar gatilhos mentais, que são acionados nos mais diversos momentos da vida.

É possível que, ao parar para analisar calmamente o desenrolar de um problema, você entenda que não havia motivos para ter uma explosão de raiva de acordo com a situação vivida. É nesse sentido que pode haver uma razão escondida para sua raiva, um gatilho que foi ativado.

Imagem: Freepik

Normalmente, os gatilhos reproduzem situações do passado que sua mente quer evitar, causando reações desproporcionais. Uma boa forma de identificar o motivo da sua raiva é se auto analisar, se perguntando várias vezes porque você agiu como agiu.

E para ter uma noção do funcionamento real dos gatilhos mentais, saiba que eles são muito usados no marketing como estratégia de vendas – prova de que nossa mente é sugestionada o tempo todo.

5. Use recursos tecnológicos a seu favor

Assim como no exemplo citado anteriormente, em que um programa específico de recuperação de arquivos pode evitar situações de estresse, existem outros recursos tecnológicos que podem ser utilizados a seu favor.

Além dos aplicativos para meditação guiada e gestão de tempo, no YouTube é possível encontrar uma série de vídeos que tratam sobre as questões comportamentais. Além disso, também no YouTube existem canais com tutoriais para as principais ferramentas de trabalho. Nada melhor do que conhecimento para bloquear a raiva.

Vencer a raiva no ambiente de trabalho não só é possível como é necessário para ter mais qualidade de vida. Afinal, se você passa boa parte do seu dia trabalhando, nada melhor do que tornar essa experiência mais agradável.

Coloque em prática as dicas para lidar com a raiva no ambiente de trabalho e veja a mudança acontecer hoje mesmo!

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here