Até agora todos nós sabemos que devemos ficar em casa por causa da situação de alerta no Brasil. Somente as pessoas que precisam sair para trabalhar ou comprar algo podem sair. E essa medida, embora seja para o nosso bem-estar, está se tornando difícil para muitas pessoas. Pare para pensar: sinto ansiedade?

Você não precisa necessariamente sofrer de depressão ou ter uma imagem ansiosa anterior para sentir essas emoções nos dias de hoje. A verdade é que o próprio silêncio nos assusta. Parar nos assusta. E não temos consciência de quão necessário é para nossa saúde pensar em nós mesmos por mais de um minuto ou descansar um pouco para não ficar estressada o tempo todo. É o momento de perceber isso. Abra a janela ou saia na varanda, você certamente verá as ruas vazias, mas o mais importante é que elas estejam em silêncio. Não vemos mais jovens com o alto-falante a todo vapor, para não ouvir seus próprios pensamentos ou o barulho dos carros. É hora de aproveitar esses dias e aproveitá-los.

Como combater a ansiedade?

Liberar endorfinas: o exercício físico pode ajudá-lo a permanecer ativo e remover parte da tensão que está se acumulando no corpo. Você não precisa sair de casa para praticá-lo, pode aproveitar os exercícios de ioga, meditação e até nas redes sociais estão sendo oferecidas aulas gratuitas de todos os tipos.

Liberte a mente : a meditação, mesmo que seja apenas 10 minutos por dia, pode ajudá-lo muito a ficar em paz. Faça exercícios de respiração para se sentir melhor.

Escreva um jornal: parece adolescente, mas a verdade é que escrever um jornal não tem idade. Liberar o que sentimos no papel pode ajudar a tirar uma carga de nossos ombros.

Terapia on-line: se você acha que a sua ansiedade é demais para lidar com esses dias, você tem a opção de conversar com um psicólogo on-line, expor o que o preocupa e procurar uma solução graças à orientação profissional dele.

Estabeleça alguns hábitos.

Para que os dias de hoje não fiquem pesados ​​e, consequentemente, o seu sentimento de estar sobrecarregado por ficar preso e a ansiedade aumentar, é bom definir uma rotina, como se você fosse trabalhar.

Identifique o que você gosta de fazer : tente coisas diferentes que geram motivação para determinar quais você pode adicionar à sua rotina e a que horas.

Estabeleça metas razoáveis: sejamos realistas. Você não pode definir metas, como caminhar 7 km por dia, quando certamente não a alcançará.
Lembre-se dos contratempos: lembre-se de que, se um dia você não sentir vontade de fazer atividade física ou meditação, por exemplo, nada acontece, você pode fazer algo que o motive muito mais.

Socializar : lembre-se de que só porque você não pode sair de casa não significa que as pessoas ao seu redor desapareceram, aproveite as videochamadas ou bate-papos para manter contato e se sentir ativo.

Lembre-se de que nesses momentos você é importante e se sente que não consegue superar a ansiedade, procurar ajuda profissional está correto.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

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