Nos dias de hoje, ter fé pode ser a linha que nos separa da loucura. Ela pode ser a chave que nos mantêm concentrados naquilo que ainda é bom e que ainda pode nos fazer bem e felizes. A fé pode ser a ferramenta mais poderosa para combater os momentos difíceis, podendo ser a luz nos momentos de trevas.

A fé não está, relativamente, ligada a uma religião ou crença. Particularmente acredito que a fé vai além de pensamentos humanos, que vai além das razões da ciência. É como se fosse uma semente plantada na nossa alma desde que começamos a existir. Ao mesmo tempo em que a fé não é perdida, não é oriunda de qualquer coisa ou de qualquer lugar. Ela existe em cada um sem se saber bem o porquê. Ela age no nosso corpo, na nossa mente, como se fosse um instinto de sobrevivência, nos fazendo lutar mais um pouco, nos fazendo viver mais um pouco, pois ela nos faz crer que dias melhores estão por vir e que tudo ficará bem.

A fé nos garante a esperança e o direito de superar as adversidades. Ela não está em uma casa, em uma cidade, em um homem, em um santo. Ela está em cada um de nós e cresce a medida com que a alimentamos. Uns tem mais, outros tem menos, mas no fim, quando o ser humano se sente “emparedado” em uma situação que fugiu do seu controle, todos a possuem, todos a deixam florir, pois parece ser a melhor opção.

A fé, como dito anteriormente, pode agir como instinto de sobrevivência. Pode nos dar a força que estava faltando para continuar ou para recomeçar. Afinal, nós, seres humanos, somos feitos de sonhos, expectativas e vontade de viver. Quem não tem vontade de viver não vive. É preciso ter amor pela vida e é preciso enfrentar tudo aquilo que a rodeia, por mais difícil que possa parecer.

Tudo aquilo que planejamos e sonhamos fazer exige a fé de que vamos conseguir atingir estes objetivos. A fé significa acreditar. Significa entender que uma fase difícil é passageira e ela não vai perdurar.

Sendo assim, nos momentos difíceis, como este que estamos vivenciando, ter fé não vai resolver os teus problemas imediatamente. Ela vai te dar forças para que você enfrente, persista e supere. Ela vai te fazer entender que momentos bons virão e que o medo só nos fere e nos enfraquece.

Então se cuide. Cuide da sua alma, do seu corpo, da sua mente e tenha fé. Persista, resista e entenda que você não está sozinho. Momentos difíceis exigirão mais de você, mas saiba que no final de tudo isso, tudo ficará bem. Você vai ver que no final de tudo isso você se tornará ainda mais forte, mais determinado e mais corajoso. Então, seja o que for e como for, acredite que isso é uma só uma fase e que algo muito mais grandioso o aguarda depois da tempestade.

Autora: Suzana Villanueva.
Fonte: educadoreslive

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here