Costumamos associar paciência e serenidade à fraqueza, pensamos que aquelas pessoas tolerantes por excelência e capazes de permanecer caladas são pessoas covardes, que não são capazes de se defender ou de responder a uma determinada situação, que preferem viver em isolamento, suportar os deslizes de terceiros e constantemente engolir suas emoções.

“Paciência e perseverança têm um efeito mágico diante do qual as dificuldades e os obstáculos desaparecem” (John Quincy Adams).

Acontece que a realidade demonstra o contrário. São justamente as pessoas com maior força que têm as virtudes da paciência, da serenidade, do equilíbrio e da harmonia, poucos acontecimentos podem atrapalhar esse nível de sensibilidade.

Elas podem ser excelentes conselheiras e suas vidas são baseadas no respeito por si mesmas, portanto , elas não passam suas vidas reagindo às ações dos outros, especialmente quando são sem sentido.

Aprender a fazer silêncio é uma conquista tão maravilhosa na vida, que nos coloca em uma posição de vantagem antes de tudo, não significa ser cúmplice de injustiças, ou viver reprimido, mas sim o verdadeiro silêncio, aquele que não cede a nenhuma ofensa , que prevalece em face de qualquer tentativa de provocação e nas ações tolas das pessoas, é uma atitude daqueles que não passam pela vida tomando cada palavra como uma ofensa ou um ataque.

“Paciência e diligência, como a fé, movem montanhas” (William Penn).

A paciência, longe de ser fraqueza, é uma virtude rara, de poucos, de pessoas que pensam alto e aprendem tudo, e não é uma questão de falta de julgamento ou insensibilidade ao que acontece em nosso meio, ao contrário, tem a ver com estar permanentemente conectado com o que é real e que não muda constantemente.

Portanto pessoas pacientes sempre preferem esperar antes de emitir qualquer julgamento e, se não for para o benefício de todos, elas preferem permanecer em silêncio.

Poucos sabem que dentre os benefícios de ser paciente, de levar tolerância e serenidade como parceiros de vida, harmonizam os relacionamentos com todas as pessoas ao seu redor e também mantém sua própria consciência ativa e alerta.

A paciência é um repelente natural de pessoas tóxicas. Uma pessoa serena e paciente geralmente se abstém de comentários destrutivos e mal-intencionados.

“Dê o passo da natureza: seu segredo é paciência” (Ralph Waldo Emerson).

Curiosamente, a paciência é geralmente uma qualidade que causa desconforto em muitas pessoas, e para muitos é quase desesperadora. É possível refletir sobre esse sentimento em cada um de nós. Por que pensar que aquelas pessoas que são pacientes, são fracas? Não terá mais a ver com nossos próprios medos de sermos atacados e nossa necessidade contínua de defesa?

Se você é uma pessoa paciente, serena e tolerante, desfrute desse equilíbrio que está em sua vida e o torne expansivo para aqueles que o cercam.

Mas se você não é tão paciente assim, provavelmente conhece alguém que o seja. Tente aprender com ele (a), observando como levar uma vida calma, sem angústia e com muita tolerância e resignação. Uma vida à ser seguida.

(Fonte Original: gutenberg.rocks)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here