Como seria um mundo sem humanos? À medida que os países ficam presos para impedir a propagação do COVID-19, as fotos nas mídias sociais sugerem que tudo poderá ser por muito mais limpo do que o esperado. Como disse um internauta “a natureza acabou de apertar o botão de redefinição.”

A maioria das viagens não essenciais para países da União Europeia foi proibida e a Itália, o epicentro do surto no continente, fechou todos os negócios não essenciais . Em Veneza, os canais normalmente cheios de turistas e tráfego de barcos estão quase vazios. Nas mídias sociais, as pessoas estão compartilhando fotos e vídeos de água limpa e vida selvagem raramente vistas perto da cidade. Para alguns, foi um pequeno sinal de esperança, pois o número de mortos no país subiu até 2.978 a 18 de Março.

“Pensei em espalhar um pouco de positividade para vocês. Desde o fechamento de Veneza sem a poluição dos barcos, a água começou a clarear e um golfinho foi visto no canal pela primeira vez em quase 60 anos!“…

… Compartilhou no Twitter um usuário. As imagens compartilhadas se tornaram virais de imediato:

Mas não foram só os golfinhos a reaparecer nos canais. Os cisnes voltaram também, após muitos anos sem serem vistos pelas redondezas, conforme compartilhou Aurel Boriçi na mesma rede social:

“Um efeito colateral inesperado da pandemia: a água que flui pelos canais de Veneza é clara pela primeira vez desde sempre. Os peixes agora são visíveis e os cisnes retornaram“ comenta.

Contudo, mais uma vez, o gabinete do prefeito de Veneza disse à CNN que, embora os canais possam parecer mais claros do que antes do bloqueio, a qualidade da água não melhorou necessariamente.

“A água agora parece mais clara porque há menos tráfego nos canais, permitindo que o sedimento permaneça no fundo”, disse um porta-voz à CNN. “É porque há menos [do] tráfego de barcos que geralmente traz sedimentos para o topo da superfície da água.”

Isso não quer dizer que o bloqueio não tenha tido efeitos ambientais positivos para uma cidade que meses antes estava lutando contra o turismo excessivo.

“O ar, no entanto, está menos poluído, já que há menos vapor e tráfego de barcos do que o habitual, devido ao movimento restrito dos moradores”, disse o porta-voz, referindo-se ao ônibus aquático público, o Vaporetto.

Os italianos voltaram-se cada vez mais para as mídias sociais para espalhar positividade nessas semanas desde que as medidas de bloqueio foram implementadas.

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here