Conviver com a depressão pode ter sintomas muito mais sutis do que as pessoas geralmente imaginam.

A pessoa trava uma batalha diária para fazer mesmo as menores coisas e o que é uma tarefa simples para uma pessoa sem depressão pode exigir um esforço gigante de um depressivo.

E estes sintomas, é claro, se infiltram no dia-a-dia da pessoa que sofre de depressão.

Confira abaixo o que costuma acontecer quando se está no meio de uma crise depressiva.

Lembrando que a depressão não é uma doença igual para todas as pessoas que sofrem dela. Assim, os sintomas podem variar, assim como varia o modo como um depressivo se sente.

1. Você para de usar os produtos que utiliza diariamente.
E aí você vai acumulando um monte de cremes, maquiagem, sabonetes e outros cosméticos porque perdeu o gosto de usá-los. Alguns já passaram da data de validade há muito tempo.

2. Tem algo podre no ar.
Sua geladeira está cheia de comida estragada. Você se promete usar tudo que comprar da próxima vez que for ao supermercado, mas não usa.

3. As pessoas perguntam se você está doente.
Você começa a se importar menos com a sua aparência e higiene a cada dia que passa. Ter um estilo seu, ou simplesmente se vestir, começa a ficar exaustivo.

4. Seu quarto começa a ficar bagunçado.
Seu espaço começa a ficar entulhado de coisas e cheio de bagunça. Precisa de uma limpeza tão grande que você nem sabe por onde começar.

5. Pedir um café vira uma tortura.
A força e o tom da sua voz diminuem. Ser ouvido quando pede um café é um desafio com a voz baixa. E, pra piorar, algumas vezes você até se embaralha com as palavras.

6. Você não tem roupas limpas.
A pilha de roupas para lavar fica no canto por uma eternidade. E vai ficar assim até que a sua peça de roupa favorita precise ser lavada também.

7. O lixo está transbordando.
Sua lata de lixo está cheia de embalagens das porcarias que você come. Você espera que ninguém vá fuçar no seu lixo; do contrário vai perceber como você andou se entupindo de batatas fritas.

8. Seu trabalho começa a atrasar.
Seja na escola ou no trabalho, você perde o prazo de todas as suas tarefas. Você jura que da próxima vez vai deixar tudo em dia, mas mesmo assim não consegue.

9. Você começa a cancelar seus planos.
Você vira um mestre na arte de inventar desculpas para o trabalho, na hora de socializar, ou na escola. Qual é a vantagem de ir se ninguém vai te ouvir mesmo?

10. Fica mais difícil entrar em contato com você.
Atender ligações ou à porta? A ansiedade quando alguém te chama vai para as alturas. Falar com outra pessoa é uma tarefa hercúlea.

Se você está enfrentando a depressão, lembre-se de que não está sozinho. Muita gente está passando pelo mesmo que você e às vezes é preciso pedir ajuda, seja para outras pessoas ou para um médico, e não há vergonha nenhuma nisso.

Valorize cada coisa que você consegue completar nesse dia. Não seja tão duro consigo mesmo e lembre-se de cada tarefa que conseguiu cumprir, nem que seja levantar da cama, escovar os dentes ou guardar a roupa lavada.

Você vai sair dessa!

(Autor(a): M. K. Sidhu)
(Fonte Original: upworthy.com)
*Texto traduzido e adaptado pela equipe Fãs da Psicanálise.




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui