Você sabia que é necessário praticar “ginástica” também para o seu cérebro? Sim, é verdade.

Muitas pessoas se questionam como fazer para melhorar seu raciocínio lógico, aumentar sua criatividade, foco, concentração, aprimorar sua tomada de decisão, entre outras características tão valorizadas pelo mercado de trabalho e pela sociedade em geral e que, obviamente, são gerenciadas pelo cérebro. E não existe outro segredo a não ser praticar atividades que estimulem estas áreas do cérebro como se fossem um músculo.

Ter um bom raciocínio lógico é uma qualidade cada vez mais valorizada na vida pessoal e profissional. Quando bem desenvolvido o seu raciocínio lógico, ele aumenta a sua capacidade de solução de problemas, favorece o seu poder argumentativo e a sua elaboração de estratégias. Por conta disso, essas características são extremamente requisitadas pelo mercado de trabalho. Tanto é que “raciocínio lógico” se tornou uma matéria presente em praticamente todas as provas de processos seletivos para instituições públicas ou privadas.

Embora muitos acreditem que essas qualidades são uma característica nata, como um dom, isso não é verdade. Por meio de algumas práticas é possível estimular o cérebro melhorando seu raciocínio e aprimorando suas habilidades cognitivas! Vamos a essas práticas.

Leitura

Pode parecer bastante óbvio mas nunca é demais lembrar. Leia. Leia muito. A leitura auxilia na criatividade, imaginação, aprimoramento da memória, no foco, atenção aos detalhes e até mesmo no alívio do stress. É o exercício mais primordial durante seu processo de aprimoramento do raciocínio lógico, tomada de decisão e melhora de sua capacidade cognitiva.

Exercício Mentais Também conhecidas como “ginástica cerebral” essas técnicas atualmente possuem até mesmo empresas especializadas em métodos que prometem te auxiliar a conquistar uma mente mais produtiva, menos ansiosa e saudável. Desde aplicativos a jogos e atividades variadas existe uma enorme programação de possibilidades para auxiliar a desenvolver a memória, capacidade de solução de problemas entre outras funções cerebrais.

Jogos online e de tabuleiro

Seja através da tecnologia ou offline é possível exercitar o seu cérebro com jogos desafiadores e aplicativos ou tradicionais jogos de tabuleiro que além de proporcionarem ótimos momentos são imbatíveis quando se trata do estímulo a nossa capacidade lógica. Isso devido ao fato de que é necessário analisar o oponente e traçar estratégias para vencer.

Algumas das melhores sugestões de jogos offline são xadrez, damas, ludo e até mesmo cubo mágico.

Já em se tratando de jogos online, alguns desafiadores como o Blackjack, oferecido por sites de jogos e roleta online como a Betway Cassino costumam ser uma boa opção.

Escrever

Escrever é outra atividade que estimula a concentração e a criatividade e traz inúmeros benefícios para a mente. Agora, a novidade fica por conta do fato de que escrever à mão pode trazer ainda mais benefícios. A atividade auxilia a melhora do raciocínio, a linguagem e a memória.

Pesquisas já demonstraram que pessoas que praticam escrita à mão apresentam maior atividade cerebral se comparadas às que apenas acompanham textos pelo computador. Curioso não?

Dormir

Pode parecer piada, mas dormir bem é uma das atividades mais importantes para uma melhoria do seu desempenho cerebral.

O momento de dormir é um momento em que ocorre uma desintoxicação do seu cérebro. Esse descanso adequado ajudará o cérebro a regenerar suas células, remover diversas toxinas e preparar você para realizar melhor as tarefas do dia seguinte. Ao dormir bem, as pessoas costumam melhorar seu poder de concentração no dia seguinte e conseguem armazenar informações com mais facilidade.

Para auxiliar você a ter a melhor experiência de sono uma dica interessante é realizar atividades de relaxamento e se alimentar de maneira leve perto da hora de dormir. Outro dica é criar a rotina de tentar dormir e acordar quase sempre no mesmo horário todos os dias.

Alimentação

Para garantir que o seu cérebro funcione em sua plena capacidade é necessário também garantir que seu organismo seja abastecido com alguns nutrientes importantes constantemente através de sua alimentação. Entre esses nutrientes estão o ácido graxo ômega 3, o ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, a vitamina C e a vitamina E, por sua capacidade antioxidante, e também os fosfolipídios. Já as sementes, grãos e folhas verdes são ricos em outros nutrientes igualmente importantes: os sais minerais como zinco, selênio, ferro e fósforo, também fundamentais para que o sistema nervoso se comunique adequadamente.

Preparado para turbinar o seu cérebro e garantir uma melhora do seu desempenho aprimorando características como sua capacidade de raciocínio lógico, memória e sua tomada de decisão? Seguir os passos acima pode ser um excelente primeiro passo para uma longa jornada!

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