Nem sempre é fácil lidar com a família tóxica em épocas como o Natal, já que a data sugere união entre as pessoas e atos de perdão.

Ninguém escolhe nascer em uma determinada família, porém, somos seres que vivem no social e a família é a primeira dose de vivências do mundo que te espera.

Por isso, pode ser difícil identificar uma família tóxica logo de início, pois aprendemos com essa conexão com o outro e determinados comportamentos passam a ser naturalizados com o tempo.

Às vezes, é necessário cortar um familiar de nossas vidas no natal ou em outras épocas do ano. Afinal, a família não precisa ser a de sangue, mas sim, aquela que nos sentimos acolhidos e amados.

O nível de tolerância deve ser determinado por você, repense o relacionamento com os seus familiares e avalie se vale a pena passar o natal ao lado dessas pessoas. Se a sua resposta for sim, destacamos algumas dicas de como lidar com a família tóxica no Natal.

Analise a situação e seja realista

A primeira forma de lidar com família tóxica é avaliar quem são os integrantes que compõem esse grupo, podendo ser algumas pessoas que contaminam o restante da sua família.

Muitas vezes, o Natal em família é celebrado na casa dos avós que são considerados os pilares que sustentam a união do grupo. Verifique se este é um grande motivo para estar reunido com seus familiares, seja honesto para avaliar essa condição.

Analise se o estranhamento acerca das atitudes de alguns membros é uma visão sua ou das demais pessoas. Talvez um diálogo possa melhorar o relacionamento e entender melhor a situação de desconforto.

Desenvolva capacidade de lidar com o sofrimento

É preciso lidar com o sofrimento, nem sempre tudo será tão confortável a ponto de você escolher viver apenas essa sensação. Sendo assim, é necessário tolerar a aflição, até mesmo quando ocorrem desentendimentos familiares.

Quando se trata de dor, muitas vezes, nosso primeiro comportamento é evitação, isso acontece também com aquele familiar que é tóxico. Isso acaba refletindo em vários eventos familiares, inclusive no Natal que você evita prestigiar.

Para lidar com essa situação, trabalhe a questão da angústia em você, pratique atividades que geram prazer como por exemplo, fazer uma decoração de natal para relembrar da simbologia da data ou até mesmo, leve essa demanda para terapia.

Tome consciência das suas dificuldades e valide suas emoções se o seu desejo é estar com sua família no Natal.

Aposte em novas tradições familiares

Após realizar uma autoavaliação de prós e contras em passar o Natal com a sua família, considere começar novas tradições. Só porque é Natal, ninguém deve ser obrigado a passar a data em meio a desconfortos intoleráveis.

Muitas vezes, a companhia de amigos mais próximos pode tornar o momento memorável que faz você sentir o verdadeiro espírito natalino que acredita.

Outra ideia é realizar uma viagem, aventurar-se em uma conexão com outras pessoas e culturas que possam ajudar a recarregar suas energias e trazer alegrias.




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui