Já percebeu como nos dias ensolarados as pessoas parecem mais dispostas, as ruas e os parques se enchem de alegrias e conversas e parece que cada indivíduo libera uma dose de endorfina pelo simples fato de estar vivendo?

Os dias mais frios, nublados e chuvosos, porém, carregam um ar melancólico, têm um tom mais introspectivo e, não raro, é possível ouvir um “que dia triste” da boca de alguém.

Aliás, até a poluição contribui para expressar sentimentos. O cinema e as outras artes em geral se apropriam muito do ar poluído das grandes metrópoles para ilustrar a solidão em meio ao caos e evidenciar um aspecto negativo de determinada trama. Muito mais do que os clichês citados acima, a ciência já comprovou que o clima e até mesmo a poluição do ar podem influenciar no seu humor.

Um estudo publicado no MIT Technology Review, em 2017, revelou que as pessoas ficam mais felizes quando o clima está ensolarado. O trabalho foi realizado a partir de 3,5 bilhões de postagens nas redes sociais Twitter e Facebook, publicadas de 2009 a 2016, levando em conta mensagens que revelavam de alguma forma como a pessoa se sentia, de acordo com informações da Revista Galileu.

Segundo os pesquisadores foram encontradas evidências substanciais de que um clima menos ideal se relaciona com sentimentos piores. Quando está muito frio, por exemplo, os comportamentos negativos das pessoas foram registrados de forma semelhante à quando ocorrem atentados terroristas e terremotos.

Os cientistas não observaram apenas as publicações que falavam diretamente do assunto, mas levaram em conta também as que ilustravam diferentes sentimentos, de acordo com o clima de cada período. A pesquisa foi liderada por Patrick Baylis, da Universidade de Stanford, nos EUA.

Poluição do ar e humor

Viver em cidades que apresentam muita poluição no ar podem tornar as pessoas tristes, também mostrou um estudo divulgado pela Nature Human Behaviour. Segundo a pesquisa, o ar poluído da China, além de causar danos à saúde física dos indivíduos, está afetando a saúde mental deles.

Um grupo de cientistas de universidades chinesas e norte-americanas usaram um algoritmo e analisaram o humor de 210 milhões de postagens publicadas no site Sina Weibo.

Eles descobriram um padrão nos dados em relação ao clima de onde estão inseridos: com o aumento da poluição, as pessoas, principalmente mulheres ou indivíduos em geral com maior renda, tendem a ficar mais mal-humorados.

O estudo contemplou apenas a China, mas esse fenômeno pode ser observado inclusive aqui no Brasil. Se você vive em um local com altos índices de poluição, deve ficar atento aos sinais de que ele pode estar afetando a sua saúde.

Algumas ações podem te ajudar muito a manter a qualidade de vida, como ter um purificador de ar em casa ou no trabalho. Além disso, planejar momentos para estar em contato com a natureza ajuda a prevenir a ansiedade, depressão e estresse.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here