Nem sempre estamos no controle de nossas emoções. Perder um melhor amigo ou ente querido pode nos encher de uma tristeza incomensurável.

Alguém nos cortando no trânsito durante a hora do rush pode nos deixar frustrados. As mudanças de humor são normais, mesmo que tenham ciclos no mesmo dia.

O que acontece quando você sente explosões extremas de excitação, apenas para sentir ondas de depressão paralisante depois?

Talvez você saia em uma maratona de compras e maximize o seu cartão de crédito, apenas para sentir remorso extremo do comprador depois.

E se isso for altamente atípico e, normalmente, você for bastante frugal?

Embora alguns possam chamar isso de espontaneidade, esses sintomas podem ser sinais de Transtorno Bipolar.

Se você acha que pode ter transtorno bipolar, procure um terapeuta licenciado. Eles serão capazes de diagnosticar você e obter a ajuda de que você precisa. MindDiagnostics tem testes autoaplicáveis, como testes de ansiedade, que podem determinar se você está tendo sintomas de problemas de saúde mental. Para obter mais informações, visite MindDiagnostics hoje.

O que é transtorno bipolar?

O transtorno bipolar é um grupo de transtornos cerebrais que causam flutuações extremas entre humor, energia e capacidade de funcionar. O transtorno bipolar é conhecido por episódios de mania e depressão.

Episódios maníacos são momentos de extrema felicidade, níveis elevados de energia e falta de inibições que levam a ações imprudentes ou com risco de vida.

Episódios depressivos são momentos de tristeza paralisante, falta de interesse ou apetite e excesso de sono.

O Transtorno Bipolar é classificado pela intensidade e duração dos episódios maníacos e depressivos. Com base na duração de cada episódio maníaco, o transtorno bipolar pode se enquadrar em uma das três categorias:

Transtorno Bipolar 1

O bipolar 1 é classificado por ter um episódio maníaco que dura mais de sete dias. Pacientes com Bipolar 1 podem experimentar emoções e inquietação altamente elevadas. Eles podem ter uma superabundância de energia e podem não dormir por vários dias seguidos. Bipolar 1 é o mais perigoso dos estados maníacos, pois é o mais grave e duradouro.

Transtorno Bipolar 2

O bipolar 2 também apresenta episódios maníacos menos graves do que o bipolar 1, durando quatro dias e pode ser seguido por episódios depressivos. Pacientes com Bipolar 2 podem sentir remorso profundo de seus episódios maníacos que desencadeiam episódios depressivos.

Transtorno Ciclotímico

O Transtorno Ciclotímico é categorizado com breves momentos de estados maníacos e depressivos. Esses altos e baixos não são tão extremos quanto os outros tipos bipolares e muitas vezes podem não ser diagnosticados por causa de seus sintomas leves.

Esses episódios não são necessariamente sequenciais. Muitas pessoas com transtorno bipolar podem ter um episódio maníaco e depois voltar ao estado normal, seguido por um episódio depressivo ou outro episódio maníaco.

Quais são alguns sintomas do transtorno bipolar?

O transtorno bipolar consiste em muitos sintomas. O ICD-10 afirma que uma pessoa deve apresentar pelo menos 3 dos seguintes sintomas para episódios maníacos.

● Extrema falta de foco, incapaz de terminar tarefas
● Aumento da loquacidade
● Sentimentos de grandeza ou auto-estima inflada
● Diminuição da necessidade de sono
● Pensamentos descontrolados
● Tentar ações atípicas ou comportamento destrutivo

Para os estados depressivos, os critérios são mais elevados. Uma pessoa deve apresentar pelo menos 5 dos seguintes sintomas para ser diagnosticada com um estado depressivo maior.

● Baixa auto-estima
● Fadiga
● Sentindo-se inútil ou culpado
● Indecisão
● Perda de interesse nas atividades
● Diminuição do apetite
● Grande perda de peso
● Pensamentos ou tentativas de suicídio
Quais são algumas opções de tratamento para o transtorno bipolar?

O tratamento para o transtorno bipolar está disponível, mas varia entre sintomas maníacos e depressivos.

Episódios Maníacos

Infelizmente, a terapia não ajuda ninguém durante um estado maníaco. Pacientes nesse estado correm o maior risco de causar danos a si próprios ou a outras pessoas.

O tratamento mais comum para episódios maníacos é a medicação. Os sais de lítio são o tratamento mais comum e mais eficaz. Os sais de lítio são estabilizadores de humor que amortecem as extremidades de um episódio maníaco.

Uma desvantagem dos sais de lítio é que eles podem levar uma pessoa a um episódio depressivo porque são estabilizadores de humor. Além disso, os sais de lítio podem desidratar os usuários e causar problemas na tireóide e nos rins.

Episódios Depressivos

Pacientes passando por um episódio depressivo geralmente recebem antidepressivos, como inibidores seletivos de recaptação de serotonina ou ISRSs. Os ISRSs não são perfeitos porque podem desencadear um episódio maníaco.

Por esse motivo, os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados por um psiquiatra licenciado sempre que estiverem em um plano de medicação.

Terapia

Embora a psicoterapia possa não ser eficaz durante estados maníacos, ela pode melhorar a vida de um paciente se administrada antes ou depois da ocorrência dos estados maníacos.

Os terapeutas podem usar técnicas de terapia cognitivo-comportamental para abordar as ações e comportamentos de um paciente durante um estado maníaco e fazer um plano para minimizar os danos potenciais, sejam físicos, financeiros ou outros.

A terapia familiar pode ter o efeito mais positivo em pacientes com transtorno bipolar. Na terapia familiar, cada membro da família obtém as ferramentas para ajudar os pacientes durante seus episódios.

Os terapeutas podem ensinar as famílias a respeitar os limites e reconhecer os sinais dos episódios que se aproximam. As famílias podem aprender a reduzir os níveis de estresse e se coordenar, evitando um episódio desencadeado.

Pensamentos finais

O Transtorno Bipolar pode ser incapacitante para um indivíduo e doloroso para famílias que não entendem suas implicações. Se você acha que tem transtorno bipolar, há ajuda disponível. Fale com um terapeuta licenciado especializado em TCC, Terapia de Família ou que trabalhe com pacientes com Transtorno Bipolar.




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui