Você já ouviu falar do fenômeno chamado Hikikomori ? Nascido no Japão, esse conceito descreve, acima de tudo, adolescentes que decidem se calar por meses ou até anos em seu próprio quarto sem ter contato com o exterior, exceto pela “janela” que a Internet implica . Os Hikikomori agora não são apenas jovens japoneses, mas também europeus e americanos.

Sem precisar ir ao caso extremo de Hikikomori, é positivo ficar em casa o dia todo? Vamos ver isso.

Quais são as causas?

Certamente, existem causas psicológicas por trás desse desejo de ficar em casa. A baixa auto – estima , o medo do fracasso e medo das relações sociais são sintomas que, neste caso, não deve ser confundida com preguiça, especialmente se esta situação dura para muitos meses e se a Internet é o único contato com o mundo exterior.

Além disso, por trás desse fechamento automático também pode haver fobias ou a chamadaclinofilia. Esse é o desejo irreprimível de ficar na cama, sentindo-se seguro apenas lá.


Livro

É uma maneira de não ter que enfrentar o que está fora do seu quarto, no mundo exterior. Esse distúrbio pode ocorrer em períodos de alto estresse , pode ser um sintoma de depressão ou, em particular, depressão pós-parto. A cama representa um colete salva-vidas, quase como se fosse o útero da mãe que protege a pessoa dos perigos externos.

Por favor, note que se você ficar em casa durante todo o dia se torna um hábito, você pode precisar de pedir para ajuda ao médico e, especialmente, um psicólogo / a de compreender as causas desta atitude e encontrar o tratamento ideal para recuperar a força para saia de casa e retome um estilo de vida normal.

Quais são as consequências?

Estar em casa o tempo todo tem consequências negativas para o nosso bem-estar psicofísico . Segundo um estudo publicado na revista “Current Biology”, esse hábito pode causar uma maior possibilidade de ansiedade e insônia . De acordo com estudiosos da Universidade do Colorado em Boulder, a luz do sol nos ajuda a regular nossos ritmos biológicos (ritmo circadiano) e, consequentemente, os do sono. A exposição apenas à iluminação elétrica pode aumentar o risco de distúrbios do sono, ansiedade, depressão, obesidade e deficiência de vitamina D. Por esse motivo, os pesquisadores recomendam ficar pelo menos 45 minutos por dia ao ar livre, de preferência de manhã e em contato com a natureza. Todos esses riscos podem afetar não apenas aqueles com um distúrbio psicológico específico, mas também aqueles que são forçados a trabalhar em casa o dia todo, talvez como freelancers.

Além disso, o auto-confinamento tem efeitos negativos em nossas capacidades sociais . O uso das redes sociais e da Internet em geral para conversar com familiares e amigos, de fato, coloca em risco nossos relacionamentos com outras pessoas e nos impede de desfrutar dos prazeres da vida.

(Fonte: mundopsicologos)
(Imagem: cottonbro)

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here