Neste Dia do Trabalhador, o Comando Notícia reproduz o texto do médico Adriano Vendimiatti, que atua no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), em Indaiatuba (SP). Ele publicou nas redes sociais um desabafo que viralizou nos últimos dias. “Devo ter mandado para casa pelo menos 20 pacientes que com certeza estão com coronavírus. Cinco deles colegas da saúde”, escreveu.

“Estou cansado também de gente dentro e fora do hospital tirando sarro de que tem pronto-socorro vazio, sem entender que não deixamos os covids no ps, e que se o isolamento social funciona tem menos acidentes, brigas, etc, e por isso o ps está “vazio””, prossegue. “Cansado de ter de me paramentar inteiro como se fosse para guerra (na verdade, estou indo) tendo que passar sede ou segurar para ir no banheiro porque quando tiramos o EPI é que corremos o maior risco de se contaminar.”

Leia abaixo o desabafo do médico que homenageamos neste Dia do Trabalhador e, em nome dele, todos os profissionais essenciais, especialmente os de saúde:

“Hoje eu estou cansado.

Atendi no setor próprio para gripe/Covid o dia todo. Pessoal chama de “gripário”. Devo ter mandado para casa pelo menos 20 pacientes que com certeza estão com Coronavírus, 5 deles colegas da saúde.
O serviço não é pesado, mas estou moído, com dores nas costas que não passam.

Sabe por que?

Estou cansado de dizer aos pacientes que não podemos testa-los. Que eles terão de conviver com o medo e a insegurança por mais duas semanas até os sintomas cessarem, sendo bombardeados todos os dias com noticias de mortes e sequelas, sempre se perguntando “eu sou o próximo?”.

Cansado de não ter o que prescrever, de ter de responder perguntas e mais perguntas sobre cloroquina, annita e anticoagulantes, perguntas essas que nem eu nem ninguém tem a resposta ainda. E para cada paciente que eu prescrevo algo sempre fica o medo ou o remorso de não saber se pequei por excesso ou por falta.

Cansado de ver os números aumentarem. De a cada dia mais e mais leitos “normais” serem convertidos em leitos Covid, sabendo que um dia não vai ter onde colocar esses pacientes.

Cansado da descrença de pacientes e colegas, que ainda hoje dizem que exageramos nas medidas, que a mídia aumenta, que governador infla estatística para derrubar o presidente, que estão falsificando atestado de óbito, que no final não vai ser tão ruim assim.

Cansado também de gente dentro e fora do hospital tirando sarro de que tem pronto-socorro vazio, sem entender que não deixamos os covids no ps, e que se o isolamento social funciona tem menos acidentes, brigas, etc, e por isso o ps está “vazio”.

E cansado de dizer que se tivéssemos em dias “normais” a saúde já teria colapsado.

Cansado de combater fake news, aqui, nos grupos de WhatsApp, nas conversas, até mesmo nas consultas, repetindo inutilmente o mantra “pesquise antes de postar”.

Cansado de ter de me paramentar inteiro como se fosse para guerra (na verdade, estou indo) tendo que passar sede ou segurar para ir no banheiro porque quando tiramos o EPI é que corremos o maior risco de se contaminar.

Cansado também de não saber até quando vamos ter os EPIs.

E, por último, cansado de não saber quando eu vou pegar (porque eu vou) nem de como vai ser, se vai ser grave, se vou ser entubado, se vou sobreviver. Pior do que tudo, se vou passar isso para a minha familia, para quem eu amo.

O Brasil, subnotificado, sem testes, colhendo exames só de quem é internado (e ás vezes perdendo esses exames por mal transporte ou mal armazenamento), o Brasil que está a cegas, que não sabe quantos casos tem de verdade, contabilizou 70.000 casos (5.000 só hoje) com 5.000 mortes, 400 hoje. Mais mortes que a China, mais mortes por dia que Italia, França ou Espanha.

Mas, como somos 230 milhões, você não vai sentir isso na pele. Mesmo que fossem 700.000 casos e 50.000 mortes a grande chance de você não ter pego ou ninguém da sua família. Mas um dia vai ser 1 milhão, 10, 20. E daí sim todo mundo vai ter uma tragédia para chamar de sua.

Mas, quer saber? Estou cansado de dizer isso também.”

(Fonte: comandonoticia )

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here