Uma sugestão muito tentadora que sugiro as pessoas que estão cansadas é: descanse. Porém, será que é possível descansar? Você tem dormido bem? Alimenta-se bem? Faz exercícios? O que eu quero dizer com tantas perguntas? Existe uma coisa na sua vida chamada: prioridade.

Você realmente está fazendo a coisa certa? Você realmente parou pra pensar no que te cansa? Está vivendo ou apenas existindo? Muitos questionamentos, não? Mas necessários.

Vivemos numa sociedade de cobrança: você é cobrado para ser alguma coisa, para ser algo, para ser feliz o tempo todo, sorrir, acenar para os vizinhos e às vezes você esquece-se da pessoa mais importante da sua vida e que rege o universo junto com o seu universo que é você mesma.

Não tem como você querer ajudar alguém se você precisa de ajuda. Mas ai esbarra no ego! Coisas como “eu estou bem”, “eu não preciso disso”… Você é dessas pessoas que vive respondendo isso? Saiba: isso cansa.

Um dia tudo explode e pode causar patologias, você pode se irritar com o mundo e realmente cansar da existência. Você tem um motivo para estar vivo? Já se fez essa pergunta algum dia na sua vida? Reflita. Reflita que sozinho (a) você não é nada, que você precisa cuidar de você e que cada um tem a sua dificuldade e às vezes é preciso ela mesma se cuidar.

Não carregue o problema dos outros sendo que todo mundo tem problema e você pode estar carregando demais um fardo que não é seu.

Leia Mais: Viver o presente faz com que o futuro possa existir

Eu odeio o sentimento de culpa! Culpa disso, culpa dele… Porque é fácil botar a culpa em alguém. E quando o problema é com a gente? Procure ajuda, mas não só psicológica sabe? A terapia ajuda muito, mas é importante você ter um lazer, caminhar na praia, ver a natureza…

As metrópoles estão cheias de poluição, pobreza, energias ruins, ganância… Nossa! Tanta coisa que pode te prejudicar e prejudicar o seu estado de espírito!

Acreditem no prazer da vida! Como estar com fome e saborear uma barra de chocolate, mas saiba também que pode causar outras coisas ruins como você engordar. Porém, tire um dia para ser feliz e descanse. Coma o seu chocolate! É importante! É revigorante! Não dá pra ser feliz e regrado (a) o tempo inteiro por mais que a sociedade te imponha isso. Padrões estereotipados que cansam!

Está na hora de descansar, de ler um livro, caminhar e o mais importante pensar em você! Porque isso talvez até possam fazer pra você, mas no final, só vai “sobrar” você e como resolver o seu problema. Que pode deixar de ser problema se tiver calma e resiliência.

É impossível ser feliz sozinho? Talvez. Mas já que está sozinho no momento por algum motivo, se cuide. Cuide de você, de verdade!

Eu estou me cuidando, e você?

*Este texto é autoral, remete as opiniões e conhecimento do próprio autor.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Daniel Velloso
É escritor, estudante de Psicologia e é colunista do site Fãs da Psicanálise.

10 COMENTÁRIOS

  1. Você me aliviou bastante hoje. Vou adiar minha morte . Sempre recai, não consigo da passos a frente, não sei o que fazer ou onde começar. Não sei porque Deus me deu essa vida pra logo eu querer morrer.

    • Faço de suas palavras as minhas,eu já não vivo a muito tempo ,apenas estou existindo e contando os dias as horas até chegar a hora de morrer e me livrar dessa vida maldita

    • há muito também perdi o meu entusiasmo pela vida, e olha que quem comigo convive acha que vivo num mar de rosas, sempre sorrindo, sempre ajudando, sempre amando, mas nunca sendo amada, não aguento mais viver, não tenho mais vontade de nada, tenho um amor profundo mas cansei de verdade

      • sei perfeitamente o que sente. Também vivo o mesmo pesadelo. A sensação de não estamos a viver, mas sim a consumir os dias da nossa vida. Um dia após outro. Parece que já não esperamos nada de novo no dia de amanha, simplesmente a certeza que vai ser mais um….

  2. Em primeiro lugar, eu gosto de mim. Quer dizer, gosto da pessoa que eu poderia ser. Mas não gosto dos outros. Olho para as pessoas, e não conheço ninguem admirável. Tenho 33 anos, e nunca tive ninguem que tivesse gostado de mim. Moro num bairro social, onde nimguem presta, e sinto culpa por estar bem, quando estou. Sempre tive de escolher entre as pessoas ou a felicidade. Mas ja não aguento sofrer, nem tão pouco estar sosinho. Não sei se sou so arrogante ( não acho o caso) ou se tenho algum distúrbio mental. Mas todos os dias desejo a morte. Odeio estar vivo. Estou completamente só . E ja não aguento a hipocrisia das pessoas.

    • Então sua resposta e exatamente como me sinto apesar da situação ser diferente mas é assim que sinto… Tenho 24 anos não estou formada, nem com emprego de carteira assinada,não estou em algum relacionamento e nem tenho filhos… Será que eu não posso ser diferente é difícil se gostar quando nem sua família parece gostar ou entender ou aceitar que eu vejo o mundo diferente tenho sempre que me sacrificar por todos mas e eu?

  3. Ai gente vcs são táo novos pata terem depressão….sei q é dificil mas vai estudar ser alguém.
    Eu depressiva 43 anos casada casmento de merda filhos ingratos .
    Eu sem futuro agr vou estudar tentar ser alguém nessa bosta de vida.
    Não deixe a vida passar rápido.

  4. Fiz tudo errado na minha vida. Quando tento sair, me arrependo no outro dia. Não tenho mais vontade de fazer nada, com 25 anos ainda dependo da casa da minha mãe pq fiz escolhas erradas… Minhas forças estão se esgotando… Minha vida passando… Achava que era besteira esse negócio de depressão, mas vejo que estou com essa merda agora. Aliás qq eu tô fzd aqui meu Deus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here