Há pessoas que criticam constantemente. São arquitetos do negativismo e disseminadores do que para eles são erros e maus exemplos de vida. Eles criticam sua maneira de se vestir, suas palavras, seus gestos, o que você faz e até mesmo o que você não faz também. Nada está certo se não está de acordo com o seu modo de vida.

Mas também há pessoas que, em vez de julgar criticar, olham para você com olhos cheios de compreensão e curiosidade. Pessoas que não entendem o que você diz ou como você se comporta, decidem ouvi-lo, livre de origens.

Eu gosto de pessoas que tentam entender os outros porque sabem que há histórias e batalhas por trás de cada pessoa. Eles tornam o mundo mais bonito porque, em vez de julgar, eles aceitam como são para os outros.

Não deixe que uma crítica te afete

A vida é muito curta para você focar sua atenção nas opiniões dos outros que não são úteis nem construtivas. Ouvir críticas prejudiciais e transformá-las não o beneficia. Com isso você está apenas dando poder a essas palavras e permitindo que elas afetem sua auto-estima.

Não dê permissão aos críticos para assumir o poder sobre você.

Ninguém acha agradável ouvir comentários negativos sobre si mesmo. De certa forma, uma crítica nos confronta com quem nós pensamos que somos e como agimos, por isso é muito fácil sentir-se ofendido por eles. A questão não é morder as pessoas que vão nos destruir, e saber que o que as outras pessoas pensam de você é a realidade delas, mas não a sua.

Pense que quando alguém faz uma crítica a você, é como se estivesse fazendo um presente para você. Se você não os aceitar, eles permanecerão da pessoa que os disse.

Pessoas que criticar constantemente é melhor fugir e se você não fizer isso, fique claro que quem está perdendo tempo criticando e apontando para os outros, desperdiça muito do que poderia dedicar ao seu crescimento pessoal. Em um mundo de imperfeito, em que o diferente é o que nos torna únicos, não faz sentido apontar para ele como negativo. Porque a atitude que melhora nosso bem-estar emocional não é crítica, mas a capacidade de querer melhorar.

Saber ouvir e tentar entender constrói relacionamentos saudáveis

Quando criticado, há sempre uma parte que é desconhecida para a outra pessoa, mas ainda assim uma intenção é atribuída a suas ações. É essa ignorância aliada à baixa autoestima, que passa despercebida pela pessoa que critica, que constrói suas ideias a partir de pressupostos.

A crítica constante e destrutiva prejudica os relacionamentos, às vezes gerando feridas emocionais desde a infância.

Para construir relacionamentos saudáveis, você tem que deixar as críticas de lado. Você pode não entender muitos dos comportamentos, pensamentos ou sentimentos de outras pessoas, mas garanto que, se você levar em conta e conhecer seus modos, você pensaria de forma diferente.

Pratique a escuta ativa e a compreensão com os outros. Tente entendê-los, sem julgá-los. Tenha em mente que a melhor opção para você está sempre ligada à sua maneira de ver e experimentar a vida, e que a outra pessoa tem outra. Por ele:

Ouça para participar, para não responder. As pessoas que ouvem sabem que, mesmo por trás dos silêncios, há um significado, porque sentem a outra pessoa sem barreiras, de maneira livre e empática.

Entenda para conhecer outros pontos de vista, outras realidades. Se você cultiva a compreensão, tem a oportunidade de conhecer outras formas de ver a vida que podem complementar a sua, fazer você descobrir coisas novas ou simplesmente enriquecer a si mesmo.

Ninguém pode colocar seus sapatos

Dizem que ninguém pode entrar no seu lugar e claro que não. Seus sapatos são feitos do seu tamanho e do seu jeito, foram moldados pelas pedras e flores que você tem encontrado, então ninguém pode substituí-lo nelas. Você tem o seu desgaste, alguns curaram, mas outros ainda estão esperando para serem curados e tudo o que justifica a sua maneira de andar na vida.

Como você, cada pessoa ao seu redor também tem seus sapatos exclusivos. Perder tempo criticando-os parece absurdo quando nem sequer conhecemos a jornada inteira. Portanto, dedique seu tempo para melhorar e continuar crescendo, construindo laços saudáveis ​​e vínculos fortes.

Complete seu círculo de relacionamentos com pessoas que adicionam em vez de subtrair. Não se esqueça de que criticar é colocar o foco nos outros para criar distâncias, mas ouvir e entender nos aproxima.

Fonte: La Mente es Maravillosa

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here