Os exemplos de solidariedade florescem no mundo, mostrando-nos algo esperançoso: boas ações são contagiosas. Também descobrimos que as pessoas podem ser maravilhosas e que, em tempos difíceis, sabemos agir em conjunto. Acredite ou não, esse é o ingrediente mais poderoso para superar com sucesso as maiores dificuldades: reagir como um grupo e não como um indivíduo.

Beethoven disse que o único símbolo de superioridade que ele conhecia era a bondade.

Talvez tenha chegado o momento em que, da quietude de nossos lares, da calma daquelas cidades anteriormente efervescentes, precisamos fazer um ato de reflexão.

Talvez seja necessário reformular nosso senso de sociedade, reavaliar muito mais as áreas científica, social e sanitária antes dos grandes jogos econômicos destinados ao lazer ou esportes como o futebol. Talvez.

Em tempos de adversidade, descobrimos subitamente quais são as verdadeiras prioridades.

No entanto, todas essas mudanças ocorrerão (ou não) nos dias que se abrirão após a crise e na fase pós-coronariana.

Até agora, apenas bondade , solidariedade e sacrifício foram impostos àqueles que saem de casa todos os dias para trabalhar, salvar vidas ou garantir que temos acesso aos bens e serviços mais básicos.

Os exemplos de solidariedade que estamos vendo nos ajudam a confiar novamente na humanidade.

Somos seres extraordinários, pessoas que revelam sua luz interior quando olham além de si para cuidar do outro. Vamos ver, portanto, que atos estão acontecendo nos dias de hoje.

Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS): “este vírus testa a nossa solidariedade, financeira e politicamente, cientista social também. Temos um inimigo comum, que não conhece fronteiras, cultura, religião ou estratos sociais. Agora é mais necessário do que nunca agir em conjunto e isso é algo que vemos todos os dias de maneiras muito diferentes”.

China, o país onde a crise começou e que conquistou nossa admiração

A China não é mais o país dos “vírus”. No momento, somos o planeta “vírus”. O país em que o surto de coronavírus começou no final de 2019 é, atualmente, um exemplo de solidariedade .

Nos últimos dias, enviou equipes de especialistas para ajudar na grave crise que a Europa enfrenta . Hoje, o número de mortos e infectados na região norte da Itália excede até o da China.

Sua colaboração e capacidade de resposta abnegadas estão emocionando a todos nós.

“Vizinho, não saia, eu vou comprar para você”, uma rede de bairros para ajudar os mais necessitados.

Comportamentos altruístas são vistos todos os dias entre as redes de bairros . Há muitas pessoas que se oferecem altruisticamente para comprar pessoas mais velhas ou pessoas com mobilidade reduzida, que são o grupo que mais corre risco.

Da mesma forma, também vale destacar o trabalho das forças e órgãos de segurança do estado que também estão se mobilizando atualmente para atender homens e mulheres que, devido às suas características, precisam de mais atenção.

Nos últimos dias, estamos vendo outro exemplo de solidariedade que é emocionante .

Existem muitos profissionais de diferentes áreas, como obstetrícia, traumatologia, cardiologia, universidade, professores do instituto, psiquiatras e psicólogos que oferecem sua ajuda através do Twitter e de outras redes sociais.

Muitas pessoas estão confinadas em casa e têm problemas e dúvidas. Profissionais se ofereceram à distância para fornecer apoio e aconselhamento.

Costureiras que fabricam máscaras e equipamentos sanitários

Esse é outro fenômeno que nunca deixa de nos dar esperança. Tendo em vista a escassez de equipamentos que todos os nossos banheiros têm em seu trabalho diário, foi solicitada a ajuda de não apenas empresas têxteis para a fabricação desses produtos. Muitas mulheres estão costurando centenas de máscaras faciais de suas vilas e cidades .

Muitos deles, com idade avançada, sentem esperança de estar fazendo algo importante para os outros …

Existem exemplos de solidariedade que partem das emoções. De quem se sente grato, de quem reconhece o esforço diário de médicos, enfermeiros, assistentes, produtos de limpeza … De todos os profissionais de saúde que passam seus longos turnos em hospitais cuidando dos infectados pelo coronavírus.

O esforço é imenso. No momento, a curva se recusa a achatar e estamos absolutamente todos nessa tarefa, de crianças a adultos. No entanto, existem guerreiros que estão na linha de frente, que também caem e sofrem contágios, que atendem com respeito e carinho o paciente com o mais alto profissionalismo.

No Brasil e em muitos países, como a Espanha, todos os dias às 20 horas, a população sai às suas janelas e varandas para aplaudir esse trabalho. E assim continuaremos até que esse inimigo imperceptível não seja mais motivo de medo.

Exemplos de solidariedade continuarão sendo dados todos os dias e em todo o mundo. Sem dúvida, este deve ser o verdadeiro contágio que todos devemos receber.

(Fonte: lamenteesmaravillosa)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here