Nada melhor do que uma noite de sono bem dormida! Acordamos de bem com o mundo, com energia para fazer tudo o que for necessário. Os problemas cotidianos chegarão, com certeza. Mas com o sono em dia, a disposição para resolvê-los é mais focada e intensa.

O contrário também é verdade. Uma noite de sono ruim, entremeada por períodos de insônia, nos deixa indispostos, cansados e mau humorados para encarar qualquer tarefa do dia.
Imaginemos agora uma sequência de noites mau dormidas.

Extremamente difícil de aguentar, não é mesmo?

Algumas pessoas que passam pela falta de sono podem sim, desenvolver depressão. Uma fadiga quase crônica toma conta das atitudes e das reações emocionais. Dá preguiça de fazer qualquer coisa. Um sentimento de tristeza entremeado com mau humor vai norteando o rumo da vida. Nada dá entusiasmo, nem prazer…. nem mesmo estar perto das pessoas queridas ou fazer as atividades que mais gostamos.

Isto acontece porque o sono é reparador. Entenda: durante a noite as células do nosso corpo se recompõem e se regeneram. Radicais tóxicos são eliminados, facilitando o trabalho celular e permitindo o melhor funcionamento do organismo inteiro, principalmente do sistema nervoso central, que determina nossas reações emocionais. Se o sono não acontece regularmente, várias disfunções podem acontecer. A depressão é uma delas.

Por isso, se você tem problemas com seu sono procure ajuda médica. Uma boa noite de sono é essencial para evitar a depressão e ter uma vida saudável.

(Autora: Dra. Ana Escobar – médica pediatra, professora livre docente FMUSP)

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here