Enquanto nos sentamos em nossos apartamentos ou em camas de hospital durante essa pandemia, há coisas que podemos fazer para melhorar nossos resultados e manter a saúde.

Sempre há coisas pelas quais devemos agradecer (mesmo agora), e a gratidão nos lembra o quão especiais, bonitas e afortunadas são nossas vidas, mesmo sob condições estressantes ou perigosas.

Enquanto navegamos nessa quarentena e epidemia, peço que você pense em três coisas pelas quais agradece ao acordar e dormir todos os dias.

No início, provavelmente será difícil lembrar de coisas que você pode apreciar, pois tudo pode parecer terrível, então, aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a começar;

O fato de uma pandemia como essa ser incomum. A infraestrutura que construímos evita ameaças globais à saúde como esta e nos permite impedir o impacto disso. Temos a sorte de haver pesquisadores que dedicaram suas vidas à prevenção e tratamento de pandemias como esta e, além disso, que a comunidade científica colabore e deixe de lado seu trabalho atual para se reunir e resolver problemas como esse quando surgirem.

Gratidão pelos heróis da saúde que colocam em risco sua própria segurança para cuidar de estranhos, simplesmente porque é isso que eles fazem.

Gratidão pelos entes queridos e um tempo de perspectiva forçada, para considerar o que realmente importa para nós.

Como você está se sentindo depois de ler esses motivos para agradecer? Por favor, compartilhe seus sentimentos na seção de comentários abaixo.

Você deve três razões para ser grato hoje antes de dormir. Ao praticar isso, as coisas pelas quais você é grato se tornarão mais específicas para sua própria vida. Se você luta, pense fora da caixa. Não importa quanto tempo o seu cérebro leva para aterrar nas coisas pelas quais você é grato, apenas que você concentra sua mente na gratidão.

A prática da gratidão não é apenas importante para fazer você se sentir melhor psicologicamente durante esta crise, também pode ajudar sua saúde física em resposta a infecções respiratórias e em geral (especialmente em adultos mais velhos que estão em uma categoria de risco mais alto para COVID-19)

Limitar a preocupação com o COVID-19 pode realmente melhorar seu resultado, caso você o contrate.

Mantenha a calma e continue. Nós vamos passar por isso. A vida voltará ao normal. Pode ser um novo tipo de normal, mas tudo isso será uma memória um dia.

Finalmente, é importante focar no lado positivo dessa situação.

Vivemos em uma bolha. Perdemos o contato com os vizinhos, ficamos obcecados pela imagem, caímos em depressão quando o consumismo se tornou nossa religião.

Crise traz o melhor das pessoas. A crise nos lembra por que é importante celebrar todos os dias e compartilhar nosso amor com a família, vizinhos e amigos. A crise nos lembra de como somos sortudos e de como é importante cuidar de nós mesmos, de nossas comunidades e de nosso planeta.

À medida que enfrentamos esta crise, tenhamos a sorte de lembrar as lições que ela tem para nos ensinar, para que possamos continuar a lutar por um amanhã melhor.

Referências:

Bonanno, GA, Ho, SM, Chan, JC, Kwong, RS, Cheung, CK, Wong, CP e Wong, VC (2008). Resiliência e disfunção psicológica entre sobreviventes hospitalizados da epidemia de SARS em Hong Kong: uma abordagem de classe latente. Health Psychology, 27 (5), 659.

Hill, PL, Allemand, M., & Roberts, BW (2013). Examinar os caminhos entre a gratidão e a auto-avaliação da saúde física na vida adulta. Personalidade e diferenças individuais, 54 (1), 92-96.

Jans-Beken, L., Jacobs, N., Janssens, M., Peeters, S., Reijnders, J., Lechner, L., & Lataster, J. (2019). Gratidão e saúde: uma revisão atualizada. The Journal of Positive Psychology, 1-40.

O’Connell, BH, O’Shea, D. & Gallagher, S. (2016). Mediando efeitos da solidão no vínculo gratidão-saúde. Personalidade e diferenças individuais, 98, 179-183.

O’Connell, BH, & Killeen-Byrt, M. (2018). A saúde psicossocial medeia o vínculo entre gratidão e saúde física. Psicologia, saúde e medicina, 23 (9), 1145-1150.

Organização Mundial da Saúde. (2020). Doença de coronavírus 2019 (COVID-19): relato de situação, 49.

Zhou, F., Yu, T., Du, R., Fan, G., Liu, Y., Liu, Z., … & Guan, L. (2020). Curso clínico e fatores de risco para mortalidade de pacientes adultos internados com COVID-19 em Wuhan, China: um estudo de coorte retrospectivo. The Lancet.

Fonte: psychologytoday
Imagem: Eternal Happiness

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

1 COMENTÁRIO

  1. Sou grata a Deus por me fortalecer, por me dar saúde forças para derrotar meus inimigos…
    pelo meu filho.Por acorda e ver mais um dia de vida pelo oxigênio pela água pela cor que vejo das coisas pelas lição que eu tiro das coisas pelo cair e levantar tudo dou graças as vezes vai doer outras trás felicidades mas tudo dou graças por que no final tudo é para o meu bem para minha evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here