Os pacientes que precisam de internação e são casos suspeitos de COVID-19 devem permanecer isolados e não podem receber visita. Porém, a solidão pode influenciar e contribuir pra que eles percam o apetite e até mesmo entrar em um quadro depressivo.

Pensando em amenizar essa condição que a equipe de Nutrição e Dietética da Santa Casa de São Carlos, interior de São Paulo, teve uma ideia simples mas que pode levar um pouco de conforto e esperança a essas pessoas.

Humanizar o tratamento, fazendo com que se sintam mais acolhidos e valorizados: “em conjunto, pensamos em motivar esses pacientes com as frases nas tampas das refeições para que eles se sintam incentivados a comer e tenham um dia melhor. Queremos mostrar o quanto eles são importantes para os profissionais da saúde. Estamos no hospital trabalhando para que eles tenham uma breve recuperação e esperamos que, com esse simples gesto, se sintam realmente mais acolhidos”.


Livro

A alimentação oferecida no hospital ganhou um toque especial, pois esses pacientes têm recebido as refeições com mensagens motivacionais e de superação como: “vamos cuidar de você”, “vai ficar tudo bem” e “estamos aqui por você”, escritas nas tampas das marmitas.

Esses gestos de carinho têm resposta positiva dos pacientes: “para quem está fazendo de coração já é muito, imagina pra quem lê. É ótimo e não tenho como agradecer. São pequenos detalhes que fazem a diferença. Obrigado”, comenta o paciente E.R.S.

“Mesmo com todo o distanciamento social que a pandemia exige, ainda existem formas de acolher e motivar. Esses pequenos gestos de carinho são um grande exemplo”, comenta a Gerente de Práticas Assistenciais da Santa Casa, Vanisia Sulpino.

(Fonte: santacasasaocarlos)

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here