O estresse é um dos inimigos modernos… e um dos piores. Aumenta consideravelmente os níveis de cortisol, um hormônio que acaba ativando uma resposta inflamatória em nosso corpo.

Se essa situação for mantida ao longo do tempo, não apenas corremos o risco de sofrer um derrame ou um ataque cardíaco, mas também aumentamos nossa predisposição para desenvolver câncer. De fato, o estresse não apenas passa por uma conta psicológica alta, mas também é cobrado em nível físico.

Consciente dos danos causados pelo estresse, é normal que nos últimos anos mais e mais pessoas procurem técnicas anti-estresse que as ajudem a lidar com os conflitos e preocupações do dia a dia. No entanto, e engraçado, é que não é necessário fazer um curso rápido de psicologia e nem abraçar o budismo e passar uma hora em meditação, existem pequenas ações diárias que podem se tornar autênticas terapias de relaxamento .

Não é o que você faz, mas como você faz

Um estudo realizado na Universidade Estadual da Flórida revelou que lavar a louça é uma excelente técnica anti-estresse. Esses psicólogos recrutaram 51 pessoas. Antes de iniciar o experimento, eles leram uma pequena explicação no que se referia a lavar a louça com atenção durante a primeira metade da tarefa . Na outra metade, eles leram uma passagem descritiva sobre a tarefa.

A passagem consciente focou na importância de estar totalmente presente e focada na tarefa. Explicado assim: “ Enquanto lavamos a louça, devemos lavá-la apenas. Isso significa que, durante a tarefa, devemos estar plenamente conscientes do que estamos fazendo. À primeira vista, pode parecer um tanto banal. Por que devemos nos concentrar tanto em uma tarefa tão simples? Essa é precisamente a chave.”

“O simples fato de estar lá, em pé e lavando a louça, já é algo maravilhoso em si. Podemos aproveitar esse momento para sermos nós mesmos, estarmos conscientes de nossa respiração, ações e pensamentos. Não seremos ridicularizados, estamos apenas totalmente presentes fazendo alguma coisa. ”

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que lavavam a louça enquanto estavam totalmente presentes, concentrando-se na temperatura da água, no cheiro do detergente e na sensação da louça, relataram uma diminuição de 27% no estresse e no nervosismo. Sem dúvida, é um resultado que não é desprezível se considerarmos que é uma tarefa banal que podemos realizar todos os dias em casa.

Pelo contrário, o grupo que simplesmente lavava a louça automaticamente, como sempre, não relatou nenhum benefício após a tarefa e pode até sentir raiva e frustração.

Atenção plena na vida cotidiana

Na verdade, esses resultados não são estranhos. A atenção plena é a experiência de estar totalmente presente, viver o aqui e agora, sem fazer juízos de valor, simplesmente perceber o que acontece, como se fôssemos meros observadores. Supondo que essa atitude tenha um efeito terapêutico e relaxante por duas razões fundamentais:

1. Desprendemo-nos da necessidade de controlar tudo e aprender a fluir, o que nos permite livrar-nos da tensão e da voz interior de nossa mente que está planejando tudo sem parar.

2. Deixamos a mente vazia, pelo menos por alguns minutos, para deixar de lado as preocupações, que são nossa principal fonte de estresse.

Portanto, atividades diárias, como comer, caminhar ou até mesmo lavar a louça, se realizadas com total consciência, podem ser uma técnica anti-estresse muito eficaz.

(Fonte Original: rinconpsicologia.com)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here