A higienização intensa das mãos, a limpeza reforçada com álcool 70% nos ambientes, o isolamento social e o uso das máscaras caseiras ou descartáveis, são hábitos que adquirimos após o começo da pandemia do coronavírus. Mas algumas dúvidas entre os pais podem surgir quando se trata do uso da máscara em crianças, quando devemos usar e qual a idade em que o uso é recomendável?

A recomendação do órgão de saúde americano, controle de prevenção de doenças (CDC) apontou em seu site que o uso de máscaras para a proteção contra o COVID-19 ajuda a reduzir a chance de contaminação, mas elas não devem ser feitas em crianças menores de dois anos, com problemas respiratórios ou que estejam inconscientes (dormindo).

De acordo com o CDC a máscara só deve ser usada por pessoas que são capazes de removê-las. “Uma criança com menos de dois anos de idade não tem autonomia e controle dos seus movimentos, é muito mais importante mantê-la em casa, em segurança, do que fazer o uso da máscara, em que o risco de sufocamento acaba sendo maior do que de contrair a Covid-19. Além disso, nessa idade é comum as crianças levarem a mão no rosto e ficam mexendo na máscara, o que não é eficiente na hora de evitar a contaminação, ” explica Dra. Thatiane Mahet, pediatra com especialização em imunologia, alergia e nutrição infantil.

A Dra. Thatiane separou algumas informações para auxiliar sobre o uso das máscaras em crianças:

Quem deve usar máscaras?
A recomendação é usar a máscara sempre que for necessário sair de casa, tanto os adultos como as crianças maiores de dois anos, uma vez que a cobertura da máscara no rosto impede a transmissão do vírus. As máscaras infantis costumam ser fabricadas em casa, com tecido, algodão ou TNT. O tamanho deve ser adequado a face da criança e cobrir confortavelmente toda a lateral do rosto, mas permitir a respiração sem dificuldade.

As camadas de tecido precisam ser de duas ou mais, quanto mais grossa melhor para ajudar na prevenção, assim a criança fica segura em ambientes com aglomeração de pessoas. Lembrando que as máscaras caseiras devem ser lavadas após o uso.

Quando usar a máscara em crianças?
Usar a máscara sempre que sair de casa e especialmente se a criança for tomar vacina, ir ao médico ou ao hospital por algum motivo. Em crianças menores de dois anos os pais precisam analisar o risco e o benefício de colocar a máscara, então se optar por colocar, deve-se estar atento a todo o momento, para não correr o risco de acidentes ou sufocamento. O primeiro sinal de sufocamento é a criança perder o sentido, fique de olho se a barriga está fazendo movimento de respirar e se a criança está atenta.

Como usar a máscara corretamente?
O tamanho da máscara é de extrema importância, se elas não estiverem ajustadas adequadamente no rosto das crianças, não terá eficiência alguma. Os pais precisam estar atentos também ao fato de que a criança tende a tocar na máscara com as mãos, depois podem mexer no nariz ou olhos, por isso a supervisão precisa ser constante. Observe também se a criança está salivando ou com o nariz escorrendo, máscaras molhadas são consideradas sujas.

Em caso de dúvidas, sempre converse pediatras da sua confiança.

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here