O medo de fazer exames também é conhecido como testofobia , o termo é composto pelas palavras “teste” e “fobia”. O primeiro vem do inglês e significa prova, o segundo vem do grego e significa medo. Portanto, o significado é claro: é um medo irracional, persistente e muito intenso de exames e avaliações. Você sofre disso ou conhece alguém que sofre com isso? Vamos contar tudo sobre a testofobia, seus sintomas e os métodos mais comuns de intervenção.

Embora não possua categoria clínica própria, por se tratar de uma fobia específica, possui um certo peso, pois em muitos casos impede o sujeito de progredir em sua vida pessoal e profissional. Geralmente ocorre no início da vida, mas também pode afetar crianças.

Não se trata apenas de estudantes, mas também de candidatos a competições , atletas em vista de uma corrida, pessoas que se apresentam para o exame de habilitação, atores, profissionais que precisam dar palestras ou falar em uma conferência, etc.

Ou seja, pode afetar todos os que estão sujeitos à avaliação de alguém. Vamos explorar o tópico para saber como agir diante dessa fobia.

“O medo está sempre inclinado a ver mais coisas ruins do que elas” Tito Livio.

Sintomas de medo de exames
Um ataque de ansiedade ocorre antes ou durante a avaliação , que pode até se tornar grave. Portanto, os sintomas da testofobia são típicos de um colapso nervoso, o que leva a um ataque de pânico . E isso ocorre porque o sistema nervoso simpático é ativado, causando movimentos involuntários como reação.

As reações mais frequentes e típicas são: náusea, taquicardia, sudorese, sensação de asfixia, palpitações, aumento da pressão arterial, queixas gastrointestinais, mal-estar intenso que pode levar uma pessoa a pensar em sofrer um derrame ou ataque cardíaco , ou mesmo estar em prestes a morrer. Além disso, comportamentos úteis para evitar enfrentar o teste são implementados.

Esses sintomas não são desencadeados apenas por um exame, pois qualquer elemento que você se lembra pode levar à sua aparência. Pode ser o local onde o exame será realizado, o local onde você estuda, os participantes, o material a ser usado etc.

Causas da testofobia

Uma fobia é um medo intenso que surge em vista de um perigo , mesmo que este último seja improvável ou insignificante à primeira vista. Nesse caso, falhas ou falhas contínuas em situações de exame podem atuar como reforço do medo dos exames.

Também pode ser que o sujeito tenha medo do fracasso, ou melhor, pode ser que ele tema as altas expectativas de seu ambiente. Geralmente ocorre no início da vida adulta, mesmo se originado na infância, e alguns casos também podem ocorrer nesta fase.

“O medo nunca levou ninguém ao topo” Publilio Siro

Tratamento do medo de exames

Você pode curar uma fobia. O tratamento envolve diferentes tipos de estratégias que ajudam a pessoa a sentir menos medo, ansiedade e mal-estar diante dos gatilhos, sempre que precisar enfrentar a situação que os causa.

O método mais usado é a exposição: enfrentar o estímulo temido várias vezes – e monitorá-lo – até que a intensidade do medo diminua e a pessoa não seja capaz de domá-lo.

Teste de escolha múltipla

Geralmente essa exposição é gradual; tentamos quebrar as associações subjacentes ao medo . Um desses estímulos pode ser, por exemplo, a sala de aula na qual os exames são realizados ou as próprias folhas de exames, se tiverem características particulares.

Juntamente com o medo, a ansiedade também desempenha um papel importante nas fobias. Portanto, se aprendêssemos a relaxar, nos sentiríamos menos tensos. Consequentemente, a exposição se concentrará na exposição, mas será bom integrar ferramentas que possam ajudar a pessoa a trabalhar com elementos associados à própria fobia.

(Fonte: lamenteemeravigliosa)
(Imagem: Pixabay)

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here