A pandemia que estamos enfrentando atualmente está mudando toda a nossa vida, como a conhecemos.

Mais de um quarto da população mundial está agora amplamente confinada em suas casas, à medida que os governos restringem o movimento de pessoas e há distanciamento social na tentativa de conter o vírus.

Em muitas partes do mundo, as fronteiras estão fechadas, aeroportos, hotéis e empresas estão fechados, e também não há escolas.

Essas medidas sem precedentes estão causando um colapso social em

algumas sociedades e perturbando muitas economias, resultando em enormes perdas de empregos e aumentando o espectro da fome generalizada.

Tudo permanece incerto, mas analistas dizem que a pandemia e as medidas que estão tomando para nos salvar podem mudar permanentemente a maneira como vivemos, trabalhamos, queremos e nos divertimos no futuro.

Mas algo estranho está acontecendo, um fenômeno que está afetando milhões de pessoas.

Sonhos estranhos


Livro

Se você pensou que era o único que teve sonhos estranhos ou extremamente vívidos durante a pandemia de coronavírus, certamente não é.

Chris Cuomo, apresentador de televisão do canal de notícias da CNN, que testou positivo para o “bug” na semana passada, explicou sobre sonhos perturbadores com seu irmão mais velho, o governador de Nova York, Andrew Cuomo.

Durante uma entrevista em 2 de abril, os irmãos Cuomo praticamente entraram em contato e discutiram como estão lidando com o confinamento.

“Você veio a mim em um sonho”, disse Chris ao governador.

“Você tinha uma roupa de balé muito interessante e estava dançando no sonho, agitando uma varinha e dizendo:

‘Gostaria de poder balançar minha varinha e fazer isso desaparecer.

‘ E então você se virou e foi embora dançando.

Mas Chris Cuomo não é o único a experimentar sonhos estranhos.

Muitas outras pessoas estão tendo sonhos intensamente vívidos durante a pandemia de coronavírus, estejam ou não doentes.

Miriam, uma mulher que vive em Nova York, diz que seus sonhos começaram normalmente, mas no final dos sonhos ela se torna consciente no mundo dos sonhos e se sente fora de controle.

“Por exemplo, em um sonho, estou organizando uma festa na casa dos meus pais (onde desejo desesperadamente estar), seleciono bolos e sobremesas, combinando-os com a fruta certa, decorando a casa, encomendando”, explica Miriam ao portal Refinaria de Notícias

“As pessoas estão chegando, as sobremesas estão prontas, e então eu olho em volta para ver que toda a sala está cheia, as pessoas estão muito próximas umas das outras e então o pânico se inicia. O que fiz?

Todas essas pessoas precisam sair imediatamente.

“Eles estão muito perto, eu provavelmente já os sentenciei à morte enquanto eles pegam bolo e conversam um com o outro.

Antes que eu tenha a chance de gritar, de gritar para que essas pessoas saiam, eu acordo. ”

O que está acontecendo, de acordo com a ciência?

Em uma entrevista à página The Cut, o Dr. Deirdre Barrett, psicólogo da

Harvard Medical School, disse que o aumento dos sonhos vividos em muitas pessoas tem a ver com o fato de que o ritmo de vida das pessoas foi reduzido. desacelerou, pelo menos para trabalhadores não essenciais e pessoas que ficaram em casa.

“Mudar drasticamente a rotina de alguém leva a mais memórias dos sonhos”, explica o Dr. Barrett.

“Eu ouço mais pessoas que, tanto por suas atividades de workaholic são interrompidas quanto por suas festas, estão dormindo mais.

Eu acho que esse é provavelmente o fator mais importante. ”

O Dr. também explicou que algo chamado ressalto REM também poderia estar afetando.

Quando alguém recupera o sono perdido, pode experimentar um aumento no movimento rápido dos olhos, que é a fase durante a qual o sono ocorre.

Para investigar, o Dr. Barrett coletou dados sobre os sonhos das pessoas durante a pandemia de “bugs” por meio de uma pesquisa on-line.

“A maioria dos sonhos tem a ansiedade como principal emoção”, diz ele sobre o que pôde observar nos resultados de seu estudo.

Os sonhos que ele coletou de pessoas variam de pesadelos aterrorizantes a ameaças mais metafóricas, como gafanhotos violentos ou enxames mortais.

Por sua parte, Nylah, uma escritora americana, diz que, embora seus sonhos não sejam diretamente sobre o “inseto”, seu subconsciente ainda voltou a eventos dolorosos e traumáticos que ocorrem em lugares apocalípticos.

“Acho que o que liga os locais é que eles são vazios ou estéreis”, diz Nylah. “Muitos campos secos e bairros e cidades vazios.”

“Eu acho que é porque tenho refletido sobre todas as maneiras pelas quais a vida mudará quando sairmos da quarentena … quão vazios são os lugares que eu costumava ir agora.

E como quero escapar desse trauma e construir uma vida diferente para mim quando sair da quarentena. ”

De acordo com certas teorias psicológicas, os sonhos dos seres humanos evoluíram para serem o que são, a fim de nos permitir lidar com os eventos

de nossos dias e processar o medo ou a ansiedade que vive profundamente em nossos cérebros. em um ambiente de baixo risco.

Por fim, os sonhos devem nos ajudar a nos preparar para lidar com o estresse e os cenários estranhos em nossas vidas cotidianas.

Sob circunstâncias mais normais, com trauma psíquico e preocupação menos massivos do que a maioria das pessoas está experimentando agora, os sonhos seriam muito menos vívidos e intensos.

No entanto, durante períodos de estresse como essa crise global, faz sentido que os sonhos de todos sejam mais perturbadores.

Existe outra explicação?

Além da teoria científica, alguns ofereceram outras explicações.

Eles dizem que esses tipos de sonhos vívidos e intensos estão relacionados a eventos que estão prestes a ocorrer.

Como aconteceu dias antes dos ataques de 11 de setembro de 2001, milhares de pessoas tiveram sonhos muito intensos e pesadelos aterrorizantes.

Então, agora nos encontraríamos às portas de uma catástrofe iminente, muito maior do que os mortos pelo “inseto”.

Agora, as possibilidades para esse suposto evento são amplas, como o impacto de um asteróide.

Quem sabe, só o tempo dirá se esses tipos de sonhos são causados ​​por estresse ou por algum tipo de premonição.

E você, você está tendo sonhos estranhos durante o confinamento?

(Fonte: alugueldecomputadores)

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here