O mundo vive tempos de exceção por causa da pandemia global do novo coronavírus e por isso mesmo muitas são as áreas que se tiveram de adaptar. O caso da música é um deles. Com as salas fechadas e os eventos proibidos, por uma questão de saúde pública, os festivais convencionais tornaram-se impossíveis. Felizmente, temos a Internet.

A estratégia de divulgação em massa, como quase todas inovações na música popular, foi empregada pela primeira vez pelos Beatles, com a transmissão mundial, em 25 de junho de 1967, pelos Beatles, direto de um estúdio da EMI, em Abbey Road, com participações especiais de integrantes do The Show, The Rolling Stones e Small Faces. Foi a primeira grande transmissão via satélite, levando All You Need Is Love para 25 países, para um projeto chamado Our World, o primeiro programa transmitido para o mundo (com as devidas limitações dos satélites da época).

44 anos depois foi criado o site stegeit. que vem transmitindo concertos por streaming, de artistas famosos ou pouco conhecidos, uma forma de se aproximar do publico e ganhar admiradores. Sua oferta está aumentando. O site é por assinatura paga. Mas os shows só são transmitidos uma vez e não sejam arquivados. Com o pandêmico corona vírus, artistas renomados, impedidos de realizar concertos solos, ou participar de festivais, a fim de não se afastar do seu séquito de admiradores aderiram ao show ao vivo por streaming.

Nessa quarta-feira estrela Miley Cyrus apresenta virtualmente um show, a partir de 14h30, em sua conta no Instagram. Ela cantaria na Austrália, mas teve o concerto cancelado por causa do Corona Vírus. O Luck Reunion, festival que reúne Willie Nelson e filhos, mais convidados, não no terreno do sítio de Nelson, mas de vários locais. O Luck Reunion vai das 19h e meia-noite. Artistas da linha country, nomes bem conhecidos na área, feito Margo Price & Jeremy Ivey and Randy Houser. Parte deles vai estar num estúdio em Austin, Texas. O evento pode ser conferidos no site Luck Reunion’s, Twitch e pelo Facebook.

Quem se utilizou deste artifício, em 17 de março, Dia de São Patrício (padroeiro da Irlanda), foi Bono, vocalista do U2, que estreou, ao vivo, uma nova canção, diretamente de sua casa em Dublin. Antes anunciou: “Uma musiquinha que fiz aqui, mais ou menos uma horas atrás. Acho que se chama Let Your Love Be Known – vamos ver o que vocês acham.”. A canção foi composta inspirada nas vicissitudes das consequências do corona vírus, especialmente para o que acontece na Itália, cujos habitantes enfrentam um regime severo de quarentena: “Para os italianos que a inspiraram, para os irlandeses, para todo mundo que neste Dia de São Patrício está abrigado em algum local e continua cantando. Para os médicos, enfermeiras, cuidadores na linha de frente. È pra vocês que a gente tá cantando”. Esta é a primeira canção inédita que Bono mostra em público desde 2017.

SXSW NA BBC

O festival South by Southwest, ou SXSW, um dos maiores festivais dos EUA, realizado em Austin, Texas, foi cancelado pela primeirão vez em34 anos, mas a BBC de Londres está dando uma força a artistas que estavam escalados para o evento em parceria com a British Music Embassy, nessa quarta-feira acontecem alguns shows, transmitidos de vários locais, Béla Fleck, o virtuoso do banjo, por exemplo, toca a música irlandesas tradicional Molly Malone direto de sua casa em Nashville, no Tennessee.

Os americanos têm um ditado: “A necessidade é mãe da invenção”. Em Los Angeles os músicos Celia Hollander, Booker Stardrum, Jeremiah Chiu and Ben Babbitt apresentaram-se num drive-in. A Plateia protegida em seus automóveis, o show transmitido por uma emissora de rádio local. Os músicos, para driblar o corona vírus, estão descobrindo que o streaming pode ser tão lucrativo quanto os shows no palco diante do público. O colombiano Juanes e o espanhol Alejandro Sanz apresentaram, nessa segunda, 16 de março, um concerto virtual assistido por cinco milhões de pessoas. Iniciaram a turnê por streaming intitulada La Gira Se Queda Em Casa Para Todos ou, grosso modo, a Turnê Chega em Casa Para Todos.

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here