Comportamento

O intenso mundo das pessoas que fantasiam em excesso

Acontece. Você está lá no meio do trânsito e, de repente, começa a imaginar que está de férias numa praia paradisíaca com sua família. Você está estudando e quando menos espera seu pensamento foi para outra realidade bem distante e você nem ao menos sabe por quanto tempo está ali “viajando”. Ou ainda, antes de dormir você começa a criar estórias na sua cabeça, com personagens, falas e cenário. Quem nunca?

Imaginar, sonhar acordado, inventar situações que você gostaria que acontecessem é absolutamente comum. Mais do que comum. É gostoso.

Nos sentimos roteiristas de filmes, autores de novelas, contadores de estórias… É um momento que a criatividade rola solta, que a liberdade para pensar é de fato exercida, que as amarras sociais são esquecidas. Afinal, você pode pensar o que quiser que ninguém nunca saberá se não quiser compartilhar.

Desta forma, fantasiamos com o que não temos e gostaríamos de ter, com o que não somos e gostaríamos de ser e até com situações que temos medo que aconteça – as fantasias também podem ser frustrantes, apesar de serem mais raras.

Um dos pontos positivos das pessoas que gostam de fantasiar é que esse movimento pode suprir certa lacuna da vida afetiva, social, profissional e, com isto, gerar uma motivação para alcançar os sonhos planejados.

Entretanto, existem as pessoas que parecem viver numa realidade à parte (e não estou me referindo aos portadores de transtornos mentais). São pessoas que realmente gostam de estar na companhia dos próprios pensamentos, só que o tempo todo.

Leia mais: Transformando sonhos em realidade!

A fantasia excessiva funciona como um mecanismo de defesa que proporciona uma satisfação ilusória. Por exemplo, ao entrar na puberdade é comum que os adolescentes comecem a imaginar sobre a experiência de ter um namorado, sobre como será a primeira relação sexual… Mas alguns levam as fantasias tão a sério, que se alimentam delas e se fecham para o mundo real. Começam a acreditar que elas são melhores do que encarar o futuro parceiro, pois têm o controle da estória que criam e não precisam sair da zona de conforto.

Ou seja, esses adolescentes passam a se satisfazerem apenas com as fantasias, o que dificulta a vivência dos relacionamentos reais.

O desenho “O fantástico mundo de Bob” que passava na década de 1990 fala disso. Um garoto de 4 anos de idade que fantasia sobre tudo e todos. Ele cria cenas mirabolantes na tentativa de interpretar o mundo que está conhecendo. Por sinal, é um desenho que vale a pena pela originalidade e criatividade.

Leia mais: Que tal pôr os pés no chão?

Para uma criança, as fantasias são muito saudáveis; ajudam na elaboração da vida em sociedade. Para os demais, é saudável só até certo ponto.

Se você acha que as suas constantes fantasias podem estar te atrapalhando em algum ponto, procure ajuda profissional. Nossos pensamentos são os ingredientes para criarmos nosso mundo. Que mundo você quer construir?

Rosa Abaliac

Psicóloga e mestre em Psicologia Social. É colunista do site Fãs da Psicanálise.

View Comments

  • Gosto de fantasiar quando vou criar alguma obra de ficção, mas quando fantasio com minha própria vida muitas vezes me causa grande frustração, fantasiar com coisas q vc nunca vai fazer e ser; e pessoas q nunca vai ter começam prazerosas e terminam dolorosas. xD

    • Também sou assim... Fantasio com coisas que sei que são impossíveis e quando caio na realidade me frusto muito... é muito ruim ?

    • É ruim quando voltamos desse mundo mágico que a fantasia, pro mundo real é doloroso é ruim e frustante mas mesmo a gente sabendo disso a gente sempre volta pro mundo mágico, mesmo sabendo que vai voltar pro real, pq vale muito pena a magia a fantasia.✌?

    • Olá, eu não te conheço...Mas acredito que o primeiro passo para alcançar alguma coisa é sonhar, você sonha vai atrás e depois conquista. Podemos sonhar, mas não podemos ficar parados. Não te conheço, mas acredito que você deveria acreditar mais em vocêe ir atrás dos seus sonhos, porque com muita determinação você realiza. É desafiador, mas você é capaz e é possivel. Espero que essa mensagem tenha te inspirado de alguma forma.

      Com amor, Danielle Olímpia.

  • Eu vivo assim, fantansiando, criando o tempo todo. Quando volto a realidade, a frustração é mto grande, a sensação de angústia e tristeza tomam conta de mim.

  • Eu vivo fantasiando todo tempo, qndo eu ouço música então... aí eh q eu viajo msm e me fecho, qndo Caiu na realidade de q minha vida não é a Fantasia q eu penso tanto eu fico triste mas aí volto a pensar de novo para não ficar pior.

  • Viver no mundo da fantasia, ou aceitar a realidade?

    Embora na ficção a esperança seja a ultima que morre...
    Como o sofrimento emocional costuma ser a diferença entre os nossos sonhos e a realidade.
    Alguns, por serem psicologicamente fracos, ou ter um cérebro fantasioso, se agarram nas fantasias que ajudam superar a realidade da vida, e fazem isso de tal forma, que a mente do cidadão termina fabricando um mundo virtual.

    Apesar da vida ser uma “Escola”, e o sofrimento ser uma lição, um alerta de que algo está errado, e uma oportunidade para amadurecer.
    Pois psicologicamente falando, quem muito sofreu muito aprendeu...
    Alguns, por não conseguir discutir os problemas relacionados com o termino da vida, fabricam alguma realidade alternativa, onde eles fingem encontrar conforto...

    Como tudo o que você faz um dia retorna para você.
    E o presente é um reflexo do que fizemos no passado...
    Se existe algo no seu passado que o incomoda, não será possível mudar o passado, porem pode haver a possibilidade de mudar o futuro...

    Resumindo, como o cérebro do fundamentalista não tem capacidade de conviver com a realidade, mesmo perdendo o controle das forças que agem sobre ele, o individuo fabrica ilusões confortáveis, e se agarra no que finge acreditar...
    Corrija um individuo agnóstico, e ele ficará mais sábio, e agradecido.
    Corrija um religioso fundamentalista, e você não o convencerá, e ainda ganhará um inimigo.
    .

  • Vivo Criando fatasias,com meu dia a dia,Onde todos sao meus amigos,todos gostam de mim,mas quando volto pra realidade,da uma angustia e uma tristeza,que prefiro voltar pros meus pensamentos.

  • Eu faço muito isso e sinto que está me fazendo muito mal,pois quando olho para a realidade e vejo que nada do que imagino é real ,tento parar , mas até uma música serve de aspiração. As vezes acho que não vivo bem a realidade por causa disso, acredito que sonhar é bom, agora ficar obssecado em algo como eu fico só atrapalha a minha própria vida , não consigo as vezes suportar o real , é como uma droga, no início da prazer ,uma sensação muito boa,mais depois eu acordo pra realidade.

  • Gosto de criar varias fantasias de mundo diferentes. Pensando como seria viver em tempos ou realidades diferentes. Mas isso não me afeta negativamente. Nosso mundo e uma bosta, porem e o que temos por hoje. kkkkkkk

  • Desde pequena passei a fantasiar com outra vida, eu sempre fui muito presa então passei a usar minha imaginação para poder viver.
    E é isso que sinto que não me deixa ser completamente feliz, viver algo que não é meu, algo que nunca vou ter ou fazer porque começou ser extremamente irreal.
    Estou prestes a completar 28 anos e tenho medo que nunca seja completa ou viva buscando fantasiar coisas irreais pra fugir do meu cenário atual que é deprimente.
    ?

    • Nossa eu também estou com esse problema de viver parte imaginando. O meu caso é que também sempre fui muito presa. Preste a completar 19 anos .... creio que isso seja algum problema psicológico de escapismo. Pretendo me livrar disto, pois noto que isso é um empecilho para o meu crescimento

    • Sofro desse mesmo problema desde quando tinha meus 12 anos por aí, sempre fui muito privado de tudo, cresci meio com "medo" do futuro, por ter passado diversas situações na minha adolescência, então para aliviar tudo que passava eu acabava criando e essa "fantasia" na minha mente, e digo isso atrapalha muito, hoje é muito complicado para mim, mas me esforço o máximo para me livrar dessa situação, algo que não é muito fácil, você acaba sendo atraído pela aquela "fantasia" e tudo volta novamente.

  • Eu criei uma pessoa na minha cabeça quando eu tinha 16 anos. Hoje eu tenho 38 e ele continua comigo, nos meus pensamentos. Não me atrapalha, nem me impede de viver, mas com ele é difícil olhar para as pessoas da vida real. As vezes fico meses sem pensar nele, outras vezes fico com ele 24 horas no pensamento. Chego a sonhar com ele! Eu criei cada detalhe do corpo, rosto e personalidade dele. Acho que pensarei nele até morrer.

    • Nossa achei surpreendente e assustador ao mesmo tempo!
      Porque ao ler a pesquisa eu me identifiquem muito em tudo o que foi dito na pesquisa.
      Eu estava pensando que eu fosse louca em pesquisar sobre isso, porque pensem não que havia algo assim, mas ao ver os comentários eu pude perceber que muitas outras pessoas também passam por esse mesmo problema!
      Obrigada por nos esclarecer sobre isso o que estamos passando, mas como fazemos para conseguir parar?

    • Meu Deus eu também, comecei isso com uns 12/13 anos eu acho, estou quase completando 19...
      Eu criei uma pessoa na minha mente e eu sei tudo sobre ela, aparência física, incluindo altura e peso. Também sei cada detalhe desta vida que criei, como relacionamentos, vivências e tudo mais. Além disso, eu crio até parentes e crio todo um histórico familiar, muito estranho quando penso.
      Enfim, até meus 16 anos eu só tinha uma outra vida imaginária, que é uma menina da minha idade e com o mesmo nome que o meu (mas com sobrenome diferente), só que americana e com alguns traços diferentes do meu. Mas com 16 anos criei outra, uma mulher de 21 anos (atualmente), coreana e totalmente diferente de quem eu sou (incluindo nome, aparência...).
      Quando penso nisso fico muito triste, eu realmente não queria mais pensar nelas, queria me livrar e viver minha vida, mas TODO dia eu penso em alguma delas, ou nas duas. Isso acontece só quando estou sozinha, ou calada, pq se interajo com outras pessoas ou estou com outras pessoas, eu me desligo totalmente delas.
      Pelo que vejo, isso não está atrapalhando a minha vida social (sempre fui tímida, mas não extremamente, ainda vou para baladas, trabalho e converso com pessoas diferentes normalmente), mas infelizmente, eu percebi que isso atrapalha meus afazeres, pois, pensar nelas me faz procrastinar demaisss, e eu realmente não queria...
      Ano passado eu estava no terceiro ano do EM, e estudava integralmente, então não pensava nelas muito, mas este ano, que eu optei por não entrar na faculdade, consequentemente eu estou com mais tempo livre e penso muito mais nelas. Então, espero que quando eu começar a faculdade ano que vem, eu possa parar de pensar nelas gradativamente, até não pensar mais.

      • Nosso chego até me assustar a ler alguns comentários.porrem eu também tenho esse problema crio muitas coisas na minha cabeça já criei pessoas e me imagino passando a noite com elas tem horas que dou risadas como se realmente fosse real agora eu Tánbe persebo que isso e sustado

    • eu criei um namorado ruivo e ele tem cabelos longo e olhos bem azul e ele tem um irmao gemeos e irmao dele tem cabelo ruivo e custo e olhos bem azul o nome do meu namorado e natan o irmao dele chama natan tambem eu tenho cada fantasia com os dois e as minha fantasia sao maravilhosas do mundo e depois eu sofro muito e vem com muita forca em mim e eu choro muito por isso e porque os dois nao sao real de verdade da minha vida real e eu crei os dois no ano 2010 e eu tinha 26 anos de vida e agora nois estamos 2023 e eu tenho 38 anos de vida e dois esta comigo 2010 e 2023 anos sao 14 anos e eu quero tira os dois da minha mente e eles nao deixa em paz e eu vou ficar com dois ate eu morrer so assim eu vou tirar dois da minha mente e eu vou por ceus e numca mais eu vou ver os dois e ana ribeiro fique com deus e ate outros dias e ser deus quiser ele vai tirar a nossa fantasia da nossa mente e deus e o pai nosso e amem

Share
Published by
Rosa Abaliac
Tags: Rosa Abaliac

Recent Posts

🍿 Como os cassinos estão se associando a Hollywood para criar experiências inesquecíveis

A relação entre os cassinos e a indústria cinematográfica é uma história de promoção e…

1 semana ago

Ouvir pessoas que sempre reclamam tira sua energia

O dia a dia está cheio de dificuldades e problemas difíceis de resolver para algumas…

1 semana ago

Como perder o medo de ficar sozinho

A sociedade moderna mostra o crescimento de lares com apenas um indivíduo. São pessoas que…

1 semana ago

Por incrível que pareça, pessoas sensíveis são muito fortes

Pessoas sensíveis fortalecem-se porque não escondem o que sentem, o que são, por isso mesmo…

1 semana ago

Não faça drama, faça brigadeiros

É verdade que a vida às vezes exagera nos tombos que dá, fazendo-nos cair dolorosamente,…

1 semana ago

As mulheres que gostam de cozinhar têm as almas mais bonitas e puras

Desde os tempos antigos, a imagem das mulheres tem sido associada a atividades domésticas, como…

1 semana ago