Além de não sair de casa, existem outras coisas que não são recomendáveis durante a quarentena. Ficar isolado em casa nesse período pode gerar problemas como ansiedade e estresse, e para que isso seja evitado, algumas atividades devem ser controladas ou suspensas. Veja algumas dicas do que se deve evitar durante o período.

O QUE NÃO SE DEVE FAZER DURANTE A QUARENTENA?

1. Limpar a casa todo o dia

Aquela limpeza normal do dia a dia é diferente de gastar 24h limpando o chão e os detalhes mais minuciosos da sua casa, certo? Fazer limpezas intensivas na casa pode acabar te deixando próximo da neurose toda vez que ver uma sujeirinha ou algo fora do lugar. Relaxe e limpe sua casa apenas com a frequência que já costumava fazer. Caso queira arrumar algo em específico, dedique apenas um dia à isso e não torne a atividade rotineira.

2. Consumir informação em excesso

Desligue um pouco a TV dos telejornais que repetem demais as mesmas manchetes. Sabemos como está o mundo lá fora, você já está se isolando, não fará diferença você ficar o tempo inteiro em cima das notícias. Foque em um determinado noticiário que possa te atualizar de maneira focada, sem que você perca horas do seu dia. Consumir essas informações em demasia pode lhe deixar mais ansioso e nervoso.

3. Passar o tempo todo no celular

Sabemos que quando não há muito o que fazer o telefone é um bom aliado. Mas junto dele vem toda a enxurrada de informações de fora e te afasta das pessoas que estão perto de você. Vá conversar e conviver com as pessoas ao seu redor.


Livro

4. Pedir comida de fora o tempo inteiro

Não temos vontade de cozinhar, então pedimos uma tele-entrega não é? Tudo bem fazer isso de vez em quando, mas se acostumar a pedir comida em vez de cozinhar faz com que você gaste dinheiro sem precisar, e se exponha aos vírus que as embalagens podem trazer com bem mais frequência. Além disso, pode afetar negativamente seus hábitos alimentares. Cuide-se!

5. Dormir o dia inteiro

Você pode (e deve!) relaxar. Mas não deixe de passar um tempo com a sua família, ou cultivar algum hábito saudável – como a leitura, prática de exercícios e meditação, etc. Dormir demais desacelera seu metabolismo e pode gerar doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo.

6. Tentar seguir uma rotina mesmo quando você não está afim

Tentar estabelecer uma rotina na quarentena é importante por diversos fatores. No entanto, não se apegue à rotina. Lembre-se que tudo pode ser ajustado, principalmente neste momento. Se você não está com vontade de fazer algo que colocou na sua lista de tarefas, simplesmente não faça – a não ser que seja uma obrigação, como em Home Office. Aproveite a quarentena para tentar fazer tudo com mais calma e de maneira mais relaxada. Permita-se escolher.

7. Abrir exceções pra visitas

Sabemos o quão difícil é ficar longe de família e amigos. E, às vezes, nos pegamos pensando na possibilidade de trazê-los para perto, só por um momentinho. Mas cuidado: o isolamento deve ser mantido e exceções não são recomendadas.

8. Jogar seu estresse nas pessoas do seu convívio

O isolamento social é difícil para todos, lembre-se disso quando estiver prestes a descontar seu estresse e ansiedade em quem está ao seu lado. Procure outras maneiras de aliviar esses sentimentos e tente ser compreensível com os demais.

9. Falar para os outros que isso tudo irá demorar pra passar

Você pode conviver bem com essa informação, mas há quem fique mais nervoso. Nem sempre nos damos conta que espalhamos negatividade, então tente não ser impulsivo nas palavras nesse momento.

10. Espalhar notícias sem reconhecer a fonte

Lembre-se que você, mesmo em casa, é responsável por toda informação que passa para outras pessoas. Num momento delicado, você deve tomar muito cuidado com o que compartilha. Confira as fontes das notícias que acha importante repassar.

Procure relaxar neste momento! É hora de refletirmos sobre nossos hábitos, nossa rotina, nossas relações… aproveite esse momento para conhecer melhor a si mesmo. E lembre-se: tudo irá passar.

Fonte: Ana Paula Almeida em sabedoriapura

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here