Vestir roupas menos reveladoras e mais confortáveis faz com que outras pessoas sintam mais empatia para com você, de acordo com uma nova pesquisa.

No entanto, quando as mulheres no estudo usavam um vestido curto, saltos e maquiagem pesada, foi reduzida a quantidade de empatia que outros sentiram em relação à elas. O mesmo era verdade se era um homem ou uma mulher observando a outra mulher.

Quando vestindo calças confortáveis, jérsei, sapatilhas e maquiagem leve, outros sentiram mais empatia para com elas.

Os resultados são provavelmente explicados porque revelar mais pele tende a fazer as pessoas nos verem mais como um objeto sexual, em vez de como uma pessoa.

Drª. Giorgia Silani, que liderou o estudo, disse: “Os resultados sugerem que o mecanismo subjacente pode ser uma ativação reduzida da rede de empatia do cérebro.”

Objetificação sexual também rouba de uma pessoa sua aparente capacidade de planejar suas ações e de ter um senso moral aos olhos de quem vê.

Os resultados vêm de um estudo no qual 41 pessoas (metade mulheres) assistiram a um vídeo projetado para testar reações empáticas. As varreduras do cérebro mediram como elas reagiram ao alvo sexualizado e não-sexualizado.

Dr Silani concluiu: “Esta redução de sentimentos de empatia para com as mulheres sexualmente objetivadas foi acompanhada por redução da atividade em áreas do cérebro relacionadas com a empatia. Isto sugere que os observadores experimentaram uma capacidade reduzida para compartilhar emoções com as mulheres sexualizadas”.

(Fonte: psicoativo)

*Texto publicado  com a autorização da administração do site.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here