"Blair Waldorf Must Pie" -- Pictured Leighton Meester as Blair in Gossip Girl on The CW. Photo Eric Liebowitz/ The CW © 2007 The CW Network, LLC. All Rights Reserved

Você conhece alguém que vive se gabando e passando por cima de tudo e de todos?
São pessoas que acham que já sabem de tudo, já viajaram para todos os lugares, são portadoras do “carimbo da verdade” e acreditam realmente que possuem todas as respostas do mundo, tudo delas é MAIOR ou MELHOR.

Quando alguém traz um assunto na roda o “sabe tudo” entra na conversa e insiste em dominar a atenção o tempo inteiro se tornando extremamente inconveniente ao dizer que já sabia disso e mais blá blá blá…

Quem nunca esteve num encontro de amigos onde o “sabe tudo” falou durante horas contorcendo até o canto da boca? A platéia começa a se calar e olhando uns para os outros é como se dissessem entre si: – esse cara não desconfia? E geralmente não desconfiam mesmo, monopolizam a conversa trazendo os holofotes para si próprios dizendo o quanto já fizeram e aconteceram. No final, esse chato só ganha o troféu de reprovado.

Aparentemente essas pessoas não percebem o quanto são insuportáveis, parecem candidatos em época de campanha política com suas falácias e provavelmente fazem isso para camuflar suas próprias inseguranças, afinal se tivessem realmente um grande potencial não precisariam se autopromover pois seriam reconhecidas por todos.

“Pessoas metidas a querer ser perfeitas em tudo, encobrem, na realidade, muita frustração.” – Mary Princess

São pobres exibicionistas que menosprezam a inteligência alheia querendo nos passar um “atestado de ignorância” e se auto avaliam dizendo: – Eu sou O BOM e faço isso melhor que o fulano! Se acham os MELHORES, acreditam tanto nisso e se autopromovem com tanta propriedade que conseguem às vezes até enganar e convencer alguns porque geralmente esses “sem noção” estão rodeados de pessoas.

Geralmente o “sabe tudo” não possui grandes méritos para divulgar, então, para ter assunto ele fica apontando os erros, falando de você para os outros e dos outros para você, falando mal do governo, do patrão ou do colega de trabalho dizendo o quanto ele faria tudo melhor que todos.

O sabe tudo precisa sempre de platéia para se auto afirmar, não se intimide com esses “sem noção” e nem perca seu tempo ouvindo-os, apenas ignore-os enquanto falam, faça cara de paisagem e quem sabe assim eles desconfiam e fecham a matraca.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Loide Simone de Oliveira
Coach idealizadora do treinamento Detoxdamente, Pratictioner em PNL, Consultora, Palestrante, Professora, Administradora, Especialista em Gestão de Pessoas. É colunista do Fãs da Psicanálise.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here