Se você nunca se deparou com uma pessoa manipuladora emocional, você nunca saberá do que estou falando, mas, se infelizmente você já encontrou um deles, leia atentamente essse texto.

Deixe-se levar por sua intuição, porque não haverá muitas coisas tangíveis para poder explicar a si mesmo e aos outros como esta pessoa está te atacando disfarçadamente.

Segundo Natthalia Paccola, psicanalista do site Fãs da Psicanálise, na maioria das vezes você se esforça para sair desse tipo de relacionamento mas acaba sempre sem forças por achar que é ingrato, que não está dando o devido valor para esta amizade, para este namoro ou casamento.

Acontece, diz a psicanalista, que os manipulares tem a capacidade de nos fazer acreditar que o problema é realmente conosco e se fazer tão convincente que acreditamos nisso.

“O que ocorre é do manipulador se desinteressar do manipulado e simplesmente trocar de objeto, ele alcança o objetivo de sugar toda a energia daquele que lhe servia, que sente necessidade de encontrar outra vítima, outro desafio, outra presa”, enfatiza Natthalia.

Abaixo enumeramos 10 características de pessoas manipuladoras, se você acredita que está sendo vítima de algo assim e não tem forças para sair desse relacionamento, busque a ajuda de um psicoterapeuta.

1. Você tem sorte: encontrou uma alma bondosa

Quando você encontra um manipulador emocional, em um primeiro momento ele aparenta ser uma pessoa que não tem medo de contar sobre suas experiências pessoais.

Adoráveis, parecem dividir momentos alegres e tristes, demonstram humanidade, tolerância e simpatia. Até aí tudo bem se não cobrassem muito pelo que aparentam ser e não pelo que realmente são.

2. Não tente ser honesto

Se você é sincero em algo e tem um assunto que está incomodando ou desapontando, não tente dizer-lhe a verdade, porque o manipulador irá julga-lo até que você tenha que se ajoelhar e pedir perdão.

Eles são especialistas em racionalizar e justificar tudo, são muito qualificados para mudar as histórias no momento em que precisam, mesmo que tenham que contradizer o que disseram ontem ou terem que mentir até o fim. “Como você pôde me dizer isso!”, “Eu nunca pensei que pudesse ouvir isso da sua boca!”, “Você não sabe o que eu estou passando, você não sabe!”, “Você é muito egoísta, você não percebe!” .

No final, se você é uma boa pessoa, estará chorando em casa.

3. Você é culpado

Em um conflito entre o chantagista emocional e você, não desperdice energia se justificando: você é o único culpado. Esqueça, eles vão ganhar até o dia em que você sair do caminho deles. Tarefa árdua.

4. Eles são vítimas que precisam de apoio contínuo

Manipuladores emocionais são vítimas constantes. Sua vida é um drama contínuo. Eles são derrotistas, negativos, extremos, chorosos, teatrais e desafortunados. Pobre coitado se tudo isso fosse mesmo verdade! O mundo é muito mal distribuído e todos os infortúnios recaem sobre eles.

Eles sempre funcionam bem, melhor que ninguém, não cometem erros, são educados e prudentes (sob a percepção deles, é claro!).

5. Você precisa levar um caderno na mão

O dia em que você precisar pegar um caderno para escrever tudo o que você diz e tudo o que o chantagista diz, porque quando o assunto aparece, os textos dele vão mudar e, claro, ele vai mudar os seus. Além de pedir que você dê todas as razões para ele, exemplos e exemplos, até você começar a duvidar de sua sanidade mental. Então, nesse momento, você está experimentando o ápice da manipulação emocional.

6. Eles mentem

Mentem mais do que respiram, porém exigem que você seja 100% sincero com eles. Eles fazem isso com tanta propriedade que podem até dizer que a estante que você vê é um burro voador e você acaba acreditando nisso. Eles argumentam de maneira tão persuasiva, que você começa a duvidar de seus sentidos. Isso te desgasta tanto, que você pode acabar precisando de ajuda profissional.

7. Eles jogam sujo

Eles amam muito você, sim, mas agem nas suas costas. Isso é amor? Eles podem até mesmo colocar um terceiro em uma situação para lhe dizer o que eles não têm coragem de dizer. Ele é o bom e o outro o mal.

Eles criam tensões entre amigos, fazem inimigos e fazem o que é necessário para mostrar que você está errando o tempo todo. Por exemplo, eles dirão que é ótimo que você jante com o “fulano”, mas 10 minutos antes de ir ao jantar, eles lhe enviarão uma série de mensagens

sobre um problema repentino, a crise de ansiedade ou o suicídio imediato… Finalmente, se você for, sinta que você foi a pior pessoa do mundo. E atente para o que te espera.

8. Se você tem gastrite, ele tem câncer de cólon

Tudo o que acontece com você já aconteceu com ele/ela, mas multiplicado por 100. É difícil que com o tempo você se sinta conectado a tal pessoa. No final, todas as conversas giram em torno deles. Cada vez mais reticente e desproporcional, eles são repetitivos.

Se você fizer com que perceba que já está se esgotando com seus dramas, ele ficará profundamente ofendido e dirá que você é egoísta . Esse é o argumento dele e você não pode provar que não é. Preguiça, preguiça.

9. Sua energia afeta o meio ambiente

Tem a capacidade de poluir o meio ambiente. Se o manipulador está triste, um microambiente de tristeza será criado. E isso acontece com muita frequência. Se você passar algum tempo com eles no final, ficará tão enredado em suas energias negativas quanto eles, e o que é pior, esquecerá suas necessidades e o direito de também satisfazê-las.

10. Eles não são responsáveis por suas ações

Eles não são responsáveis por seu comportamento. O filme poderia ser chamado: o que os outros fazem para mim. Um sinal para detectar uma pessoa manipuladora é que, depois de dez minutos de reunião, ela se abre profundamente para você, contando repetidamente seus dramas mais pessoais. Sua mensagem secreta é: auto piedade. Você vai acreditar que eles são hipersensíveis , que eles sofrem muito por tudo e, de fato, você vai sentir pena deles.

(Fonte Original: gutenberg.rocks)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here