Como você dormiu hoje? Você se lembra do que sonhou? Você pode não ser uma daquelas pessoas que frequentemente se lembram do que sonharam, mas a situação excepcional que estamos enfrentando está fazendo com que você mude esse fato. A verdade é que o medo e a preocupação que vivemos atualmente estão levando muitos de nós a ter sonhos semelhantes com temas que também não são do nosso agrado.

Um deles pode ser sonhar com um ex-parceiro, alguém que pensávamos que já tínhamos esquecido,  e de repente está presente em nossa cabeça novamente. Provavelmente, você tem medo de pensar que pensou nessa pessoa novamente, porque tem certeza de que não voltaria com ela. Mas aí está. Novamente em seus pensamentos. E o pior é que está no inconsciente de quando sonhamos.


Livro

É normal sonhar com meu ex?

A verdade é que sim. Pode ser que seu rompimento seja relativamente curto e sua mente ainda não tenha mudado a rotina da vida que você fez com a outra pessoa, assim você continua sonhando com as coisas que fez juntos, como se sentiu, revivendo situações e até eventos que naquela época você não tinha dado importância e de repente eles voltaram à sua mente.

No caso em que mais tempo  já passou, também é normal. Já aconteceu com você, ao andar pela rua, sentir o cheiro de uma fragrância e lembrar de alguém? Bem, o mesmo acontece com ex-parceiros, passamos muito tempo com eles, compartilhamos intimidade e confiamos, o que significa que podemos ver um filme na televisão que você viu juntos e sua mente automaticamente lembra dessa pessoa. O mesmo com outras situações.

Oque quer dizer?

A primeira coisa que você deve fazer é não se assustar com o sonho que teve. Sonhos e pesadelos podem significar muitas coisas que o nosso subconsciente está escondendo ou até recapitulando como está o nosso dia. Às vezes, por exemplo, até vemos uma fotografia nas redes sociais de uma amiga grávida e depois sonhamos que estamos grávidas. Qualquer entrada que vemos antes de dormir pode estar relacionada ao que sonhamos depois, porque será a última imagem que vimos.

Os sonhos, em grande parte, mostram-nos medos ou fatos que podemos não ter percebido que estamos evitando e, para cada pessoa, eles são diferentes da interpretação. Talvez uma pessoa tenha medo de aranhas e, quando sonha com aranhas, tenha pesadelos na situação a que está exposta. Outra pessoa pode ser uma amante delas e, quando elas aparecem em seu sonho, elas não significam a mesma coisa que a pessoa anterior. As coisas com as quais sonhamos têm a ver com o valor e a interpretação que cada pessoa lhes dá, e não têm o mesmo significado para todos.

Portanto, os sonhos terão a ver com dois fatores: nossas experiências diárias e os eventos ou pessoas com uma carga emocional significativa por nós.

De onde vêm os sonhos?

Os sonhos vêm do conteúdo e das experiências vividas ao longo de nossa vida que estão sendo mantidas no inconsciente. Dependendo da situação em que nos encontramos, como atualmente o confinamento, onde seu estado de espírito pode estar mais baixo, isso os ativa e nos revive situações antigas. Representações que nossa mente nos faz viver para tentar nos dizer que estamos ansiosos, estressados ​​ou em qualquer estado de espírito que não estamos lidando adequadamente.

(Fonte: mundopsicologos)
(Imagem: Andrea Piacquadio)

Você sabia que o Fãs da Psicanálise também está no Instagram e no Facebook? Que tal fazer uma visitinha para nós por lá?

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here